MAÇONARIA BRASILEIRA É RECONHECIDA NOS EUA


Como todos sabem, a Maçonaria brasileira pode ser dividida em três modelos administrativos distintos: os Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB, as Grandes Lojas confederadas à CMSB, e os Grandes Orientes Independentes confederados à COMAB. Somadas, essas Obediências correspondem ao que podemos chamar de Maçonaria Regular Brasileira.

 (Lembre-se que os conceitos "regular" e "reconhecida" são distintos. Prova disso é que nenhuma dessas Obediências possui o reconhecimento de todas as Obediências Regulares do mundo).

Com a chegada do "List of Lodges 2011", publicação anual das Lojas das Obediências Regulares do mundo que possuem reconhecimento de Grandes Lojas Americanas, tem-se o número mais atualizado do tamanho da Maçonaria Brasileira:

O GOB possui 73.355 membros ativos, filiados a 2.496 Lojas.
As Grandes Lojas possuem 106.112 membros ativos, filiados a 2.723 Lojas.

Os 21 Grandes Orientes Independentes confederados à COMAB possuem aproximadamente 31.982 membros, filiados em suas 1.383 lojas.

Alguns Grandes Orientes Estaduais filiados à COMAB que não constavam em 2011 da "List of Lodges" agora em 2013 passaram constar o GOP (Grande Oriente Paulista), o GORS (Grande Oriente do Rio G. do SUL) e o GOMS (Grande Oriente de Mato G. do Sul). Foram reconhecidos pela Grande Loja Americana- Washington no ano passado.

Ultimamente tem-se prevalecido a convivência e os tratados de amizades no Brasil, fazendo esquecer as rugas das cisões anteriores.

As três GOB- FEDERAÇÃO, COMAB-CONFEDERAÇÃO E CMSB-CONFEDERAÇÃO SÃO SIGNATARIAS DA CONFEDERAÇION MASONICA INTERAMENRICANA- CMI

maconariaunidasp



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...