Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

quinta-feira, 22 de março de 2012

O QUE É CONSIDERADA POTÊNCIA REGULAR



Um dos artigos que, depois de publicado, vem gerando mais polêmica nesse blog, está vinculado as Potências Maçônicas consideradas regulares.

Para início de conversa, gostaríamos de salientar que no Brasil, são consideradas Potências Regulares: O Grande Oriente do Brasil, fundado em  17 de junho de 1822 por José Bonifácio de Andrada e Silva, As Grandes Lojas Estaduais Fundadas em 20 de junho de 1927 e o Oriente Independente (COMAB), fundado em 4 de agosto de 1973.

Essas três Potências mantêm Tratados de Amizade entre si.

O que significa isso: É livre a visitação entre seus membros. As filiações e regularizações ocorrem entre elas. O que não acontece entre irmãos vindos de outras Potências, nesse caso o ingresso só ocorre mediante uma nova Iniciação.

Não tenho nenhuma dúvida que não existe Maçom melhor ou pior, porque pertence à Potência A ou B. O que me preocupa é a criação de novas Potências a cada briga de Irmãos. Isso acaba por enfraquecer a nossa Maçonaria.

Hoje em dia tem até “maçom” virtual, Iniciações Maçônicas são oferecidas pela internet, o pior é que tem gente que acredita!

Preocupo-me ao ver a quantidade de Potências Maçônicas que existem em nosso país. Até parece que a Maçonaria está virando essas igrejas derivadas da Assembléia de Deus, de nomes algumas vezes esdrúxulos, como por exemplo- Igreja do Cuspe Divino.  

As Potências tidas como regulares em nosso país congregam a aproximadamente 90% dos Maçons brasileiros.

O importante é lutar por um mundo melhor!

Paulo Edgar Melo
Membro da ARLS Cedros do Líbano – GOB-RJ 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O texto (infra) é de responsabilidade do edito do blogger:
    "Para início de conversa, gostaríamos de salientar que no Brasil, são consideradas Potências Regulares: O Grande Oriente do Brasil, fundado em 17 de junho de 1822 por José Bonifácio de Andrada e Silva, As Grandes Lojas Estaduais Fundadas em 20 de junho de 1927 e o Oriente Independente (COMAB), fundado em 4 de agosto de 1973.
    Essas três Potências mantêm Tratados de Amizade entre si."
    Primeiro, não são três potências. São dezenas de potências. Essas dezenas de potências fazem parte do GOB 9Grande OrientE do Brasil e de duas Confederações, a sbare; Confederação da Maçonaria Simbolica do Brasil (CMSB), a qual englaoba as 27 Grandes Lojas Estaduais e a Confederação Maçõnica do Brasil que engloba cerca de vinte Grandes Orientes Estaduais.
    Segudo. Essas "TRÊS POTÊNCIAS" não mentêm tratado de amizade entre si. O que há entre algums é uma tolerância.
    F&S
    Sergio Roberto

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares