O QUE É CONSIDERADA POTÊNCIA REGULAR



Um dos artigos que, depois de publicado, vem gerando mais polêmica nesse blog, está vinculado as Potências Maçônicas consideradas regulares.

Para início de conversa, gostaríamos de salientar que no Brasil, são consideradas Potências Regulares: O Grande Oriente do Brasil, fundado em  17 de junho de 1822 por José Bonifácio de Andrada e Silva, As Grandes Lojas Estaduais Fundadas em 20 de junho de 1927 e o Oriente Independente (COMAB), fundado em 4 de agosto de 1973.

Essas três Potências mantêm Tratados de Amizade entre si.

O que significa isso: É livre a visitação entre seus membros. As filiações e regularizações ocorrem entre elas. O que não acontece entre irmãos vindos de outras Potências, nesse caso o ingresso só ocorre mediante uma nova Iniciação.

Não tenho nenhuma dúvida que não existe Maçom melhor ou pior, porque pertence à Potência A ou B. O que me preocupa é a criação de novas Potências a cada briga de Irmãos. Isso acaba por enfraquecer a nossa Maçonaria.

Hoje em dia tem até “maçom” virtual, Iniciações Maçônicas são oferecidas pela internet, o pior é que tem gente que acredita!

Preocupo-me ao ver a quantidade de Potências Maçônicas que existem em nosso país. Até parece que a Maçonaria está virando essas igrejas derivadas da Assembléia de Deus, de nomes algumas vezes esdrúxulos, como por exemplo- Igreja do Cuspe Divino.  

As Potências tidas como regulares em nosso país congregam a aproximadamente 90% dos Maçons brasileiros.

O importante é lutar por um mundo melhor!

Paulo Edgar Melo
Membro da ARLS Cedros do Líbano – GOB-RJ 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O texto (infra) é de responsabilidade do edito do blogger:
    "Para início de conversa, gostaríamos de salientar que no Brasil, são consideradas Potências Regulares: O Grande Oriente do Brasil, fundado em 17 de junho de 1822 por José Bonifácio de Andrada e Silva, As Grandes Lojas Estaduais Fundadas em 20 de junho de 1927 e o Oriente Independente (COMAB), fundado em 4 de agosto de 1973.
    Essas três Potências mantêm Tratados de Amizade entre si."
    Primeiro, não são três potências. São dezenas de potências. Essas dezenas de potências fazem parte do GOB 9Grande OrientE do Brasil e de duas Confederações, a sbare; Confederação da Maçonaria Simbolica do Brasil (CMSB), a qual englaoba as 27 Grandes Lojas Estaduais e a Confederação Maçõnica do Brasil que engloba cerca de vinte Grandes Orientes Estaduais.
    Segudo. Essas "TRÊS POTÊNCIAS" não mentêm tratado de amizade entre si. O que há entre algums é uma tolerância.
    F&S
    Sergio Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito a todos os irmãos de qualquer oriente e potencia. Iniciei em uma potencia considerada não regular; no Rito Escocês antigo e aceito. Estudei o que pude e tive acesso a Maçonaria por 5 anos antes de iniciar. Tinha informações que seriam consideradas uma salada de frutas; entretanto quando fui exaltado pude juntar as peças do grande quebra cabeças que leva ao Real Segredo. E pude concluir que a maioria dos Maçons mesmo que alcançam o ultimo degrau da escada de Jacó não são capazes de decifrar o mistério dos mistérios; não por incapacidade, mas porque a ciência acadêmica nos impede de chegar no ponto onde esta o braço fixo do compasso ou seja o ponto central. não condeno a forma dos rituais porque não devemos entregar a "noiva" despida de seus 7 véus. Cheguei ao grau 3, entretanto desvelei o ultimo véu do mistério; e ele e imensamente grande. A maçonaria nos dá a chave para isto mas poucos ousam tentar abri-lo, não sei por receio ou medo de descobrir onde o GADU colocou a "planta de seus pés". Sem querer ser pretensioso ou soberbo, desafio qualquer Grão Mestre de qualquer oriente a não eu mesmo provar que estou certo, mas ele(s) provarem que estou errado. Não me sinto agora menor que qualquer maçon de grau superior ao meu que habita sobre a superfície deste planeta. Entretanto mesmo depois de decifrar onde se encontra a "Pedra Oculta" me sinto um eterno aprendiz, pois atras dos "sete Veus" começa um mistério insondável para nos humanos.

      Excluir
  3. O que define uma potência ser regular ou não? O reconhecimento ou os ensinamentos que são passados dentro dos templos? Fui iniciado em uma potência que ainda não é reconhecida, porém foi criada por 03 lojas que pertenciam ao GOB devido a dissidência de vários irmãos. As 03 lojas são do 33 grau do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...