A RITUALÍSTICA, UMA TRADIÇÃO A SER CULTIVADA COM ORGULHO



Toda instituição que possua um trabalho ritualístico, cultivando com esmero e fidelidade, certamente haverá de perpetuar seus ensinamentos. A própria história da Ordem Maçônica nos mostra esta realidade.

O trabalho ritualístico não é somente uma bela e dramática forma de atuação, é, também, uma parte eficiente e importante da marca e do estilo da Ordem Maçônica.

Uma ritualística pobre tende ofuscar o brilho da reunião!

Quando a parte ritualística é feita corretamente, com amor e dedicação, faz com que uma reunião – que muitas vezes não apresente riqueza maior de programação – se torne uma grande arte. O significado de cada gesto, de cada passo, de cada movimento, aumenta a beleza de uma reunião, quando bem executados.

Como qualquer drama respeitável, nosso trabalho ritualístico mostra não só a beleza de nossa história e tradição, mas também a verdade inconteste dos ensinamentos legados pelo Criador.

Mais ainda, quando nosso trabalho ritualístico é apresentado da forma mais correta possível, até memorizado ou, ainda, lido corretamente. Torna-se parte integrante de cada um de nós. Cada sílaba fica gravada em nossa memória e cada gesto e lição impressos em nosso espírito.

Quando transmitimos este conhecimento a um novo irmão da melhor forma, fazemos com que ele sinta em cada palavra e movimento, o desejo de cultivar com carinho as lições aprendidas e a ânsia de aprender cada vez mais.

Quando nós dissermos a um neófito o quanto o amor Fraternal pode significar, o quanto nossos ensinamentos são importantes na edição do caráter humano, a perpetuidade dessa verdade não se perderá. A beleza de um trabalho ritualístico dá a idéia de unidade que é, com efeito, a essência de nossas vidas.

Quando entramos no Templo Maçônico não estamos meramente preenchendo espaços vazios; juntos formamos um fluxo de unidade, de confiança mútua e nos sentimos devotados reciprocamente, todos voltados aos ensinamentos de uma Verdade Perene. Nossa passagem de forma respeitosa através dos espaços cria uma linha ordenada de significado, uma demonstração de vontade uníssona de bons propósitos.

Encaremos sempre o nosso trabalho ritualístico com seriedade e tornaremos cada reunião maravilhosa.

Já se disse que a mais refinada espécie de orgulho é aquela que faz com que o elemento humano dê o melhor de si, juntamente quando ninguém o está observando. Flui divinamente.

Devemos agir de forma rigorosa e natural para que possamos sentir este orgulho.
Nós somos Maçons, escolhidos dentre muitos.

Podemos criar e perpetuar Beleza e Amor Fraternal!

Que Deus nos dê sempre esta disposição de espírito para que possamos preparar o caminho para aqueles que virão depois de nós. Caminhado firmes e resolutos fortaleceremos nossa Loja, assim nossa união se fortalecerá cada dia, mais e mais.

Devemos nos orgulhar desta condição, porque somos Obreiros da Paz, Homens Livres e de Bons Costumes.

Postado por Paulo Edgar Melo






2 comentários:

  1. LIVRO DA MAÇONARIA

    PROMOÇÃO
    Livro Trilha para os Jovens (do ex-Inspetor Litúrgico RS, Arcy Souza Costa, Grau 33).
    De R$ 19,90 por R$ 9,95. Só essa semana.
    Confira: http://www.agecomunicacao.com/lista_categoria.asp?tipo=Livro

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...