ANIVERSÁRIO LOJA 25 DE MARÇO N° 14 (GLMERJ-REAA)



 Nesta sexta feira quando terminamos nosso trabalho na cidade do Carmo, centro norte do Estado do Rio, viajamos para a cidade de Três Rios, centro Sul do nosso Estado, para a sempre linda festa da Augusta Fidelíssima e Grande Benemérita Loja 25 de Março N°14 naquele Oriente. Tão importante Loja que a Rua que tem seu templo no número 268 chama-se Rua da Maçonaria há mais de 100 anos.

            Fundada em 25 de março de 1897 fez este ano seus 115 de existência e além de fundadora de nossa Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, também é fundadora de várias Lojas, no Estado do Rio e no Estado de Minas Gerais e geralmente todas comparecem ao seu aniversário com suas comitivas, Como Sete Lagos e Ewbank da Câmera em Minas Gerais, que já fundaram outras portanto ela tem netas, e Paraíba do Sul, Areal, Sapucaia e na própria Três Rios no Estado do Rio de Janeiro.

            Hoje com a presidência do Ir. Paulo Roberto Faria Lemos, seu Venerável, teve e tem em suas fileiras Irmãos da qualidade do Ir. Canto, Ir. Manoel e o nosso atual Grão Mestre Adjunto, nosso querido Irmão José Ricardo Salgueiro de Castro que é vice prefeito da cidade de Três Rios na vida profana.


A festividade teve o comparecimento de tantos Irmãos que para poder serem acomodados, os Aprendizes e Companheiros, ficaram na Sala dos Passos Perdidos, pois não havia lugar para todos, o templo só poderia receber 170 Irmãos.

            Compareceram Irmãos de 4 Obediências do Estado do Rio, GLMERJ, GOB-RJ, GOIRJ e Supremo Conselho do Grau 33, com grandes comitivas, nossa Grande Loja com o G.M. Adjunto comandando, o Goirj pelo seu próprio G.M. Ir. Rafael e o GOB-RJ pelo Presidente da Assembleia Estadual Ir. Ronaldo Borges e o Supremo Conselho do G33 pelos Ir. Tenório e Ir. Francisco.

            O Ten. Cel  Sr. Quinhones, fez palestra apresentando os resultados do Batalhão local como o melhor da PM no Estado nos últimos meses, demonstrando a eficácia da PM no seu trabalho na cidade e região.


Falaram vários Irmãos, apresentaram-se tantos Veneráveis e mostraram presença de tantas Lojas, mais de duas dezenas que me perdi e não vou citar para escapar alguma.

            Todos usaram da palavra que estavam em torno do Trono do nosso G.M. Adjunto, até eu por benesse do próprio, que com pensamento no recentemente falecido Ir. Manoel, que não consigo desligar-me, Irmão que compareci na sua Iniciação, vi ser elevado a Companheiro, vi ser exaltado a Mestre, vi ser Instalado e compareci nas suas Pompas fúnebres, que não me lembro bem as palavras que pronunciei, mas foram com intuito de transmitir o que eu sentia e estou sentindo ao escrever novamente essas palavras, representando, por não poder comparecer os meus Past. Grão Mestres Luiz Zveiter e Claudio Moreira de Sousa, já que nosso Grão Mestre WALDEMAR ZVEITER estava presente na pessoa e nas palavras de nosso Grão mestre Adjunto José Ricardo.

Fernando Paiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...