CURSOS DE MAÇONARIA PARA NÃO INICIADOS



Tenho recebido inúmeras mensagens “in box” de Simpatizantes interessados em ingressar na Maçonaria, sobre um Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas, que oferece cursos de Maçonaria para iniciados e não iniciados pela Internet, cobrando uma mensalidade para receber “Pergaminhos” preparados por “Mestres Maçons, estudiosos da Maçonaria, verdadeiros maçonólogos”.

Não posso garantir se é uma instituição séria ou não, pois não a conheço. Todavia, em princípio, causa-me estranheza o uso do termo “Pergaminhos”, parecendo querer induzir o entendimento de que seriam “documentos antigos”, quando na verdade certamente são textos impressos em papel comum, pois o pergaminho é um material obtido de peles de animais e que veio a substituir o papiro no passado.

Depois, cita que os textos foram “preparados por Mestres Maçons ...” sem citar seus nomes, Lojas, Potências e se têm livros publicados. Mas o mais estranho de tudo é o seguinte texto, que dispensa comentários: “envie um e-mail manifestando sua vontade de ser Iniciado em Loja, pois, como já dito anteriormente, aquele Afiliado que se demonstra afinco aos estudos, o I.'. P.'. E.'. P.'. poderá indicá-lo em alguma Potência (Instituição) Maçônica de seu Estado ou País, para que possa ser Iniciado em Loja ...”.

O Instituto está ligado à Editora Maçônica Brasileira Ltda ME, situada em Indaiatuba (SP), que diz dar suporte a Lojas de São Paulo e não cita que tenha editado algum livro, maçônico ou não. Pelo menos em 2001 (portanto são dados de mais de 14 anos), não havia nenhuma Loja Maçônica do GOB, GGLL.’. ou GGOOII.’. em Indaiatuba. 

Meus caros amigos Simpatizantes: Se Jesus Cristo vier à Terra e disser que vai iniciá-lo na Maçonaria, NÃO ACREDITE! Ele não era Maçom e, portanto, não pode convidá-lo.

Só se entra para a Maçonaria convidada por um Maçom.


Simbologia Maçônica Dos Painéis

Um comentário:

  1. Cheguei a comprar esse curso em 2006. Para mim, era algum braço da Maçonaria. Porém, de fato, apesar de manifestar o interesse, não cheguei a receber nenhum convite por bons anos. Caso queira, posso enviar fotos para verem como eles tratam da temática, porém sem qualquer autoria ou fonte.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...