REFLEXÕES:


Ser reconhecido Maçom não é tarefa difícil, a nossa preocupação deve ser: Que qualidade de Maçom sou reconhecido?
Um Maçom de ouro ou um Maçom apenas dourado (ou nem isso...)? Maçons existem que se acomodam, julgando que, atingindo o grau de Mestre estão na plenitude maçônica.
Na verdade, considerando a Maçonaria Simbólica é o último grau. Porém, não se pode dizer com isso seja 'justos e perfeitos', vez que o desbaste da pedra bruta somente termina com a nossa ida para o Oriente Eterno.
Assim sendo, triste do Maçom que aposenta seu Maço e seu Cinzel.
Porque a construção de nosso Templo interior só termina com o final de nossa vida material.
E não é suficiente somente esquadrejarmos a Pedra Bruta. Necessário se faz também deixá-la bem polida.
Fomos criados à imagem do G:.A:.D:.U:. porém a semelhança precisa ser conquistada.
O desbaste da nossa pedra bruta poderá resultar numa 'obra de arte' ou num 'monstrengo'. Se o monstrengo for o resultado final, o Criador nos irá nos perguntar: “É isto que me apresenta no final de sua caminhada”?!
Nossa caminhada vai além do nosso interesse.
Precisamos ajudar os Irmãos na caminhada, não só com nosso bom exemplo, como alertando os acomodados para um melhor desempenho maçônico.
Não basta ser reconhecido Maçom. É preciso também ser reconhecido como autêntico CONSTRUTOR SOCIAL.
Assim, não devemos faltar às reuniões da nossa Loja. Até como desculpa, alguns dizem que já fazem maçonaria, fora do templo. Ótimo. Isso é um dever de todo bom maçom. Mas não o isenta do comparecimento às Reuniões.
Alguns dizem que não vai à Loja, porque as reuniões são da mesmice. Ora, se a Loja entrou numa mesmice a culpa é de todos e de cada um. Use-se então o Saco de Propostas e Informações, não para criticar, mas para sugerir melhoras.
O bom Maçom participa de tudo de sua Loja, de suas decisões, de seus projetos. O bom Maçom não se distancia de seus Irmãos; a prática da fraternidade se faz com o bom convívio (S. 133).
Quando falo aos Aprendizes costumo perguntar 'quem é o responsável pela Loja' e a maioria deles dizem ser o Venerável Mestre.
Apontando para ele afirmo: O responsável é você. Somos todos nós. Talvez muitos Mestres não digam que a responsabilidade da Loja seja do Venerável, mas pensam e agem como se assim o fossem.
Por isso não acham grave faltar às Reuniões, motivo porque algumas Lojas têm até abatido colunas. Seria bom cada um contemplasse o 'OLHO QUE TUDO VÊ', a onisciência divina, e refletisse: Como me vê o G:.A:.D:.U:.?
Um maçom responsável, presente, participativo, fraterno, preocupado com o bom desempenho da Maçonaria?
O progresso na maçonaria também se consegue pelo estudo, pela pesquisa, pela apresentação de Peças de Arquitetura.
Quem assim faz aprende sempre mais e enriquecem também os outros com seus conhecimentos partilhados.
A luz que tu levas para alguém vai te iluminar também.
Não faz sentido Mestre que não ensina.

Edson Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...