O NÚMERO TRÊS, COINCIDÊNCIAS OU SIMBOLISMO?


Meus Irmãos, nesta minha ainda tão curta vida de aprendizado em maçonaria, e apesar da valorosa presença e disposição incondicional dos meus irmãos a me explicarem quando solicitados sobre meus questionamentos de recém-maçom, apesar dos fraternos ensinamentos que oportunamente vivenciei nas reuniões que tive a graça de participar, confesso que ainda estou perplexo com a tão vasta simbologia da ordem.

Essa presente nos paramentos, nos adornos do templo, na ritualística e por que não dizer no convívio entre os irmãos. Então gostaria compartilhar com os Irmãos que talvez instigado pelo hábito do meu ofício quando na vida profana, percebo a incessante presença do número três nos adornos e na ritualística do meu grau de aprendiz maçom.
Ora,
  • São 3 os princípios (Liberdade, Igualdade e Fraternidade),
  • 3 batidas de malhete,
  • 3 é a idade do aprendiz maçom,
  • 3 vezes pela aclamação,
  • 3 vezes pela bateria,
  • são 3 as joias móveis,
  • 3 também são as Luzes de loja,
  • 3 são os degraus do Oriente,
  • 3 são os pontos na assinatura de um maçom representando três qualidades a serem cultivadas,
  • 3 também são os lados do Delta Sagrado,
  • 3 são os passos da macha do aprendiz,
  • Naquele dia sublime de iniciação, fiz 3 viagens,
  • Naquele mesmo dia aconteceram 3 purificações (Ar, Água, e fogo),
  • Três são os deveres do aprendiz maçom (pg. 118 do ritual de aprendiz),
  • Se dividirmos o comprimento do templo em três partes, uma delas será o Oriente e as outras duas formarão o ocidente e no centro deste, está o altar dos juramentos,
  • Três são os elementos presentes no altar dos juramentos (Livro da Lei, O esquadro e o compasso),
  • 3 são os malhetes existentes em loja,
  • 3 são os toques na falange,
  • Numa loja, 3 a governa,
  • 3 são os graus da loja simbólica (Aprendiz, Companheiro e mestre),
  • São 3 os bastões (1º Diácono, 2º Diácono e Mestre de Cerimônias) que se unem para a abertura do Livro da Lei.
  • São necessários pelo menos 3 mestres maçons para a abertura dos trabalhos em loja,
  • No Oriente, estão 3 símbolos (Sol, Olho e a Lua),
  • 3 são as colunas (Jônica, Dórica e Coríntia),
  • Na divisória que existe entre o Oriente e Ocidente, existem 3 colunas de cada lado,
  • 3 estrelas formam a constelação de Órion,
  • 3 são os pontos que coloco em minha assinatura,
  • Reconhecemos um Irmão maçom de três formas (Palavras, sinais e toques),
  • Por 3 vezes: Saúde, Sabedoria e Segurança na cadeia de união.
Então meu Irmão imagina que não seja coincidência a tão forte presença deste número três. Daí, buscamos investigar como esse número se comporta e qual seu significado em outras ciências, rituais e no mundo profano.

Na Matemática
  • O três é o Primeiro numero impar e primo;
  • É o único numero que é igual à soma dos seus antecessores;
  • Do ponto de vista geométrico é o primeiro número existente, pois se necessitam de pelo menos três pontos para formar o triângulo, que é a primeira figura geométrica;
  • Para Pitágoras o três era um número puro e significa liderança, força e ambição, também transmite confiança no amor e na vida, além de ser tido como a causa de toda a matéria, pois toda ela possui três dimensões.
 Para os Povos
No Egito, na Índia e em Israel esse número foi considerado como um número sagrado. Para os religiosos hindus, o número três representa a trindade de Brahma, Vishnú e Shiva. 

Para os hebreus o número três era chamado Ghimel, que é aproximadamente a nossa G e é tido como um número neutro.

Para os gregos, o três é o Gamma (Terceira letra de seu alfabeto), é também o número de sorte para os nascidos sob o signo do zodíaco de virgem e também para eles, o três, representa a origem do conhecimento.

Nos primórdios, o reino do Egito estava dividido em três partes: 1) o Alto Egito; 2) o Egito Médio; 3) Baixo Egito e reconheciam três corpos no Ser Humano:
1) Dyet, o corpo físico;
2) Ka, o corpo fluído ou astral;
3) Ba, o espírito.

Na Cabala
A Cabala consta de três variedades, nela três são os atributos da divindade, e  ainda nela estão  Keter (Coroa), Hockma (Sabedoria) e Binah (Inteligência).

No Budismo
Já no budismo tem se Buda (Iluminado), Darma (Lei) e Sanga (Assembleia dos fiéis).

No Cristianismo
·         Três  é o número da Santíssima Trindade;
·         Três foi os Reis Magos que foram a Belém guiados pela estrela “mágica”;
·         três foram os presentes levados ao menino Jesus;
·         Três foram os evangelistas sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas);
·           De acordo com as escrituras, Pedro negou três vezes a cristo antes que o galo cantasse;
·         Três foram os filhos de Noé que repovoaram a terra após o dilúvio;
·         Abraão viu três homens, que seriam três anjos;
·         Moisés trouxe três dias de trevas sobre o Egito;
·         Daniel orava três vezes por dia;
    O templo de Salomão estava dividido em três partes: átrio, lugar santo e santos dos santos;
·                Jesus ressuscitou no terceiro dia após sua morte;
·         Na Maçonaria
·         Portanto meus Irmãos percebe se nesse breve estudo, o quanto o número três esteve, está e sempre estará presente em nossas vidas. Dessa forma, em busca de maiores esclarecimentos lançamos mão de nossa literatura maçônica. Lá encontramos citações sobre um culto, um segredo, A maçonaria (3), da forma que nos reconhecemos (por S.·., T.·. e P.·.) (3), diz se também  que o aprendiz foi recebido numa loja Justa, perfeita e regular (3),  afirma se que para a loja estar justa e perfeita, necessita se que Três a governem, cinco a componham e sete a completem. 

·         Aprendemos que as três Pancadas dadas pelo Orad.·.. Significam Batei e sereis atendido, Pedi e recebereis, Procurarei e encontrareis(3).

·         Que quando entre CCol.·., os aprendizes fizeram três viagens para lembrarem se das dificuldades e das atribulações da vida, bem como foram purificados pelos elementos água, ar e fogo(3).

·         Afirma se que as três viagens simbolizam a conquista de novos conhecimentos. Explicita que o número Três indica os centros da Pérsia, Fenícia e Egito, lugares onde primitivamente foram cultivadas as ciências.

·         Nossa literatura esclarece ainda sobre o esquadro, o nível e o prumo (3):

·         O esquadro suspenso no colar do Vem.·. M.·. significa que o chefe deve ter unicamente um sentimento – o dos estatutos da ordem – e que deve agir de forma única, com retidão;

·         O nível que decora o 1º Vig.·.  Simboliza a igualdade social que é a base do direito natural;

·         Já o prumo trazido pelo 2º Vil.·. Significa que o maçom deve ser reto no julgamento sem se deixar dominar pelo interesse nem pela afeição.

Nossa literatura traduz que a idade do aprendiz é de três anos porque, na antiguidade, esse era o tempo necessário ao seu preparo.

Garante que a diferença, o desequilíbrio e o antagonismo (3) existem no número dois, mas que cessam rapidamente, quando se lhe ajusta uma terceira unidade.
Assegura que o número três é a unidade da vida, que existe por si próprio, do que é perfeito.

Explica que o triângulo, entre as superfícies, é a forma que corresponde ao numero três, e tem a mesma significação deste.

Que o triângulo é o símbolo da existência da divindade, bem como da sua “potência produtiva” ou da evolução e que o três é o número da Luz (Fogo, Chama e Calor).

Os três são os pontos que o neófito deve se orgulhar de apor ao seu nome lembra na verdade, que esses três pontos como o delta sagrado, são um dos nossos emblemas mais respeitáveis, pois eles representam todos os ternários conhecidos e especialmente as três qualidades indispensáveis ao maçom:
·         Vontade
·         Amor ou Sabedoria
·            Inteligência

Afirma que estas qualidades são absolutamente inseparáveis uma das outras e que devem existir em equilíbrio perfeito no candidato à iniciação para que sua iniciação seja de fato real vivida e não emblemática.

Lembra ainda que esses três pontos que se apõe ao nome de um maçom são quais as três estrelas que brilham ao Oriente da Loja.

Esclarece que em toda parte existe o número três, pois o ternário, do qual o Delta Sagrado é o mais luminoso e, talvez o mais puro emblema e, nas Lojas Maçônicas, ainda é simbolizado pelos três grandes pilares:
Sabedoria
Força
   Beleza

Que representam as Três Grandes Luzes colocadas sobre o Painel da Loja, a primeira no Oriente, a segunda no Ocidente e a terceira no Sul de acordo com a orientação das “Três Portas” do Templo de Salomão.

Assim meus Irmãos, percebemos a importância e parte do significado desse número no grau de aprendiz maçom. Certamente com o nosso amadurecimento perceberemos em luz o seu valoroso sentido na sua totalidade. Imaginamos que nos graus que almejamos alcançar também teremos a oportunidade de estudar esse símbolo.

 “A unidade é a lei de Deus (Ou seja, do Primeiro, o principio, A causa Imanente), A dualidade é o número da lei do universo, já a Evolução, a Lei da Natureza é o Ternário”.
(Pitágoras)

Marcos Fabiano Oliveira Mangueira – Professor de matemática e Obreiro da loja simbólica 05 de JULHO – Grande Oriente – Oriente de Conceição – PB.

Referência
Ritual de Aprendiz, Rito Escocês Antigo e Aceito – Grande Loja maçônica do Estado da Paraíba.



2 comentários:

  1. Bom dia carrissimo Irmão

    Que o G A D U ilumine vossos caminhos vossa alma e vosso espirito nos trabalhos de arquitetura maçônicos. Dando Luz aos irmãos que estão a espera de serem chamados a bater as três batidas a porta do Templo.

    TFA
    Sergio Pires M M . br290km513@gmail.com
    Memphis Misraim

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amados IIr.'. Me chamo Rodrigo Koch, Ap.'. M.'. do Oriente de BH, MG, gosto muito dos trabalhos aqui apresentados, na elaboração dos meus em Loja, sempre dou uma avaliada no que consta por aqui e a riqueza dos detalhes sempre é bem satisfatória. Gostaria um dia de poder expor algum trabalho meu por aqui.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...