O BRASIL NO MUNDO



A realização, no Brasil, da próxima XXII Gran Asamblea Masónica Interamericana está destinada a proporcionar nova dimensão aos sentimentos de fraternidade e de solidariedade entre os maçons desta parte do mundo e de alguns outros países. Entre nós, certamente progredirão as relações entre lojas e potências regulares, as obediências ligadas ao GOB por tratados, as lojas e Grandes Orientes subordinados ao Grande Oriente do Brasil; a própria amizade entre os Irmãos, dedicada, mutuamente, no dia-a-dia da atividade maçônica, poderá ser fortificada.

O grande encontro maçônico deste ano coincide com a passagem do aniversário de 190 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, em 17 de junho de 1822, meses antes da independência da colônia, efetivada no Sete de Setembro, pela espada do jovem príncipe português e Mestre Maçom do Grande Oriente do Brasil, Dom Pedro D’Alcântara, o qual, inspirado na Maçonaria, preferiu ficar conosco e fundar o Império do Brasil, assumindo a glória de ser seu primeiro Imperador, a herdar o trono lusitano.

Mais tarde, Grão-Mestre da Ordem, percebendo a rejeição do País que criou, retirou-se, nobremente, de cena, regressando à Europa e deixando com os brasileiros a responsabilidade pelo futuro da florescente Nação que hoje é a sexta economia do mundo, à frente de velhas potências colonialistas e a caminho de novos patamares no plano internacional.

O entusiasmo dos maçons brasileiros pela Nobre Arte possibilitará que, aos irmãos visitantes da CMI, seja mostrada a maneira como praticamos, aqui, a Maçonaria, e de que forma atuamos no ambiente político, em momento decisivo da nacionalidade.

O ano de 2.012 abre aos maçons brasileiros, orientados pelos Grandes Orientes, a chance de grandes celebrações cívicas, marcando a nossa hospitalidade para com os visitantes, que tanto nos honrarão, e exaltando os nossos feitos, os feitos maçônicos, pelo engrandecimento da Pátria, tornando-nos hoje capazes de podermos oferecer a nossa experiência de povo pacífico e solidário à solução dos grandes problemas financeiros e econômicos em que se debate a parte mais rica da sociedade humana.

Que a Luz do Altíssimo ilumine sempre a jornada dos povos latino-americanos, guiados pela Maçonaria, em seu glorioso destino no futuro da humanidade.

27 de janeiro de 2011
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral-GOB-BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...