Páginas


“SÓ PUBLICAMOS TRABALHOS RELACIONADOS COM A ORDEM MAÇÔNICA”

ACEITAMOS A OPINIÃO DE TODOS, DESDE QUE O COMENTÁRIO SEJA ACOMPANHADO DE IDENTIFICAÇÃO E UM E-MAIL PARA CONTATO.


“NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS”

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O PRAZER DE SER MAÇOM



Irmãos, quão prazeroso é poder compartilhar convosco mais um dia de estudos e reflexões. O prazer de adentrar no Templo e sair do mundo profano é simplesmente indescritível. Devemos agradecer ao G.·. A.·. D.·. U.·. por nos ter concedido mais um dia de vida e pelo privilégio de termos sido indicados para fazer parte desta família maçônica. 

Às vezes, não nos damos conta, mas já pararam para pensar que o mundo possui bilhões de habitantes, que, desses bilhões de habitantes, a grande maioria gostaria de ser maçom, e que, dessa maioria, somos a minoria escolhida? Há de se pensar nisso, não estamos aqui por acaso: se alguém nos confiou sua indicação, é porque sabia que possuíamos algum valor. Ao iniciarmos essa longa caminhada, fomos concebidos como neófitos, começando assim a desbastar a Pedra Bruta, para que, após muito estudo, progredíssemos e transformássemo-nos em Pedra Polida.

Continuando os estudos, o salário vai aumentando, as portas vão se abrindo, os mistérios vão sendo descobertos e as luzes da sabedoria vão se intensificando. Já pararam para pensar que o nome de nossa Loja não existe por acaso? Pensem mais um pouco... Reflitam um pouco sobre o “por que” de cada coisa. É por demais importantes que os Landmarks da Maçonaria sejam conhecidos, que seus augustos mistérios, simbolismos, alegorias, significados e etc. Sejam estudados. 

Porém, a Fraternidade e a Igualdade devem estar fortes e presentes, pois, desde o princípio mais remoto até os dias de hoje, tanto entre maçons quanto profanos, é sabido que a maçonaria é forte e tem sobrevivido pela força conjunta de todos os Irmãos. Irmãos, o avental é de suma importância, isso é inquestionável, mas mais importante ainda é quem o usa, o meu Irmão! 

Os aventais desbotam, descoloram, são repostos, são lavados, enfim, compramos novos. O valor do Venerável de minha Loja, dos Mestres Instalados, dos Vigilantes, dos demais Mestres e dos Irmãos de várias incumbências não está em seus aventais, e sim no valor humano que possuem, no seu bom caráter, nos bons costumes, na retidão e no conhecimento, qualidades que possibilitaram a esses Irmãos o uso dos aventais que os fazerem serem o que são: Homens de bem, de bons costumes. 

Ao entrarem na Sala dos Passos Perdidos ou adentrarem no Copo D’água, vocês continuam a preservar e aplicar todos os ensinamentos que adquiriram no Templo? Costumam pôr em prática a Igualdade e a Fraternidade, que são algumas de nossas principais qualidades?

Vocês se lembram de quando estavam na Sala dos Passos Perdidos e lhe perguntaram se eram Sinceros ou Dissimulados?

Estavam-se dispostos a vencer suas paixões e submeter suas vontades?
Quando foram interrogados pelos Irmãos, no início de sua proposta de admissão, vocês se lembram de que juraram defender as ideias de seu Irmão?

Que ele poderia contar com vocês para tudo que estivesse ao seu alcance? Provavelmente não se lembram... Já faz algum tempo... 

Hoje, vocês estão olhando adiante, para o futuro, para o progresso. O passado já passou, mas tenham a certeza de que, apesar de antigos, os princípios da Fraternidade e Igualdade ainda existem! Lembrem-se de que a seu lado, ou atrás, ou na frente, haverá sempre um Irmão.

Olhem para ele, mostrem-lhe que vocês sabem sorrir, se não se lembram do nome dele, perguntem. É muito ruim não ser notado por um Irmão. Os Irmãos devem ter ouvido falar sobre exclusão social: é horrível, não?

Já pensaram em como ficaria um Irmão que se sentisse excluído de sua família? Só se imaginando órfão para saber.

Agradeçam ao G.·. A.·. D.·. U.·. por não estarem nessa situação e reflitam intimamente sobre esses detalhes para que não deixem nenhum Irmão vir a se sentir assim.


Que o G.·. A.·. D.·. U.·. a todos ilumine e guarde, fraternalmente.

Ir.·. VALDIR ALVES – A.·. M.·. – Publicação Nova Era Maçônica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagens populares