SIGNIFICADO DA LETRA G



God, GADU, Grande Geômetra, Ghimel, Gama, Geração, Gênio, Gnose, Gomel, Glória, Gibur, Gibaltrar, são inúmeras as citações encontradas sobre o possível significado da letra G na maçonaria.

No ritual de Companheiro maçom encontrei: Geometria, Geração, Gravidade, Gênio e Gnose.

Em minhas pesquisas históricas encontrei alguns relatos interessantes;

Segundo, Oswald Wirth não se fala da Estrela Flamejante ou da letra G em nenhum ritual anterior a 1737, época aproximada na qual esse emblema foi adotado pelas Lojas Francesas, apaixonadíssimas pela filosofia hermética.

Além do mais, os Maçons do século XVIII professaram imediatamente uma espécie de culto pela letra G, e ainda, segundo os termos dos mais antigos catecismos franceses, eles declaravam terem feito receber como Companheiros pela letra G. Quanto ao significado dessa letra, seria preciso buscá-lo nas palavras: Glória, Grandeza, Geometria (Glória para Deus, Grandeza para o Mestre da Loja, Geometria para os IIr.´.).

Alguns autores sugerem que as letras correspondentes a G tem o valor de 3. Mas, em inglês, G é a sétima letra. Assim, ele representa tanto a força tripla quanto as sete etapas de sua sublimação.

Por isso, corresponde tanto aos dígitos de 7 e 3, significando chokmah, sabedoria desenvolvida a partir da semente da chasah, confiança, e constituindo gawmal, a recompensa, que é o salário do mestre para aqueles que viajam para o Oriente no camelo (Gimel) do esforço sério, como à única letra em Inglês que pode representar tanto 3 quanto 7, e que combina em si os dois números significativos cuja soma é 10, o valor do yod hebraico. O G é o equivalente em inglês da letra hebraica, Gimel e, em hebraico rabínico, Gimel é a inicial de uma palavra que é uma adaptação hebraica do substantivo gregogeometria.

Assim, a letra G é realmente a inicial de geometria nas três línguas mais importantes para a Maçonaria.

Entrou no simbolismo sob a influência dos rosacruzes e cabalistas que se juntaram à Ordem durante a última metade do século 17, ou se foi introduzida em algum momento posterior a 1717, quando a primeira Grande Loja foi estabelecida na Apple-Tree Tavern, em Londres, parece impossível determinar.

O G é o equivalente em inglês da letra hebraica, Gimel e, em hebraico rabínico, Gimel é a inicial de uma palavra que é uma adaptação hebraica do substantivo gregogeometria.

Conclusão

Para um Comp.´. M.´. a letra G constitui, simbolicamente, Geometria, porque o maçom tem que ocupar um lugar polido no edifício social; Geração, porque ela faz a obra da vida; Gravidade porque a uma força irresistível que une os irmãos; Gênio, porque o maçom pesquisa a verdade e Gnose porque inquire as Verdades Eternas, que devem se iniciar sob a orientação de G.´.A.´.D.´.U.´. ou Grande Geômetra.

ARLS Cedros do Líbano N° 1688 – Oriente de Miguel Pereira/RJ
Companheiro: Fernando Britto Barboza



Bibliografia

Ritual Segundo Grau - GOB

Simbolismo do Segundo Grau de Rizzardo da Camino
A simbólica Maçônica de Jules Boucher
Breviário Maçônico de Rizzardo da Camino
Grau do Companheiro e seus Mistérios de Jorge Adoum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...