INSTRUÇÃO DE APRENDIZ PARTE 3


Nos trabalhos anteriores demos ênfase aos IInstr.'. de Trab.'. do Apr.'. Maç.'. e seus significados material e simbólico para o Maç.'., neste trabalho referente a 3ª Intr.'. daremos continuidade ao nosso Trab.'. descrevendo a Origem, os Ornamentos, os Paramentos e as Jóias de nossa Subli.'. Ord.'..

A Maçonaria tem origem nas antigas fraternidades iniciáticas, das quais recebeu a tradição de guardar intacta, os seus ensinamentos, para poder transmiti-los aos seus Iniciados, ocultando a verdade do mundo profano em Símbolos, só as revelando àqueles que ingressam em seus TTempl.'..

Como Apr.'. Maç.'. compreendi que o alicerce da filosofia simbólica de moral maçônica e aperfeiçoamento humano, compreende o trab.'. de desbastar a Pedr.'. Brut.'., me dispor dos defeitos e paixões do mundo profano, para melhor adequar-me à construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da Maçonaria, quando alcançar o objetivo de polir a Pedr.'. Brut.'. transformando-a em Pedr.'. Pol.'., poderei descansar o Maç.'. e o Cinz.'., para utilizar outros utensílios, subindo a escada da hierarquia maçônica, daí o motivo do estudo das instr.'. que no grau de Apr.'. totalizam seis.

A forma do Templ.'. é a de um quadrilongo; seu comprimento é do Or.'. ao Oc.'.; sua largura, do Nort.'. ao S.'.; sua profundidade, da superfície da terra; e sua altura, da Terra ao Céu, orientando-se do Or.'. ao Oc.'.(Leste a Oeste), como os lugares dos cultos divinos e Templ.'. antigos, porque vieram do Or.'. para o Oc.'., assim como o sol faz sua trajetória, a origem das civilizações e ciências, as leis que nos regem, etc. Simbolizando a universalidade de nossa instituição e mostrando que a caridade do Maç.'. não tem limites, a não ser os ditados pela prudência.

Sustentam nossa Loj.'. três CCol.'., denominadas SABEDORIA, FORÇA e BELEZA, baseadas nas edificações do Templ.'. do Rei Salomão, um dos primeiros locais de Culto Divino que se tem conhecimento, erguido sob os auspícios de HIRAM-ABI, rei de Tiro, profundo conhecedor da tríade: SABEDORIA, FORÇA e BELEZA, sendo esse Templ.'. fundado com base no Tabernáculo, erguido por Moisés, para receber a Arca da Aliança e as Tábuas da Lei. As colunas denominadas: Jônica, representando a Sabedoria; Dórica, significando a Força e a Coríntia, simbolizando a Beleza, são os sustentáculos de toda Loj.'. Maç.'..

Todo Maç.'. deve ter essas qualidades Sabedoria, que orienta, Força, que executa e Beleza, que embeleza as ações, para que possa realizar com exatidão os seus trabalhos de fraternidade, caridade para com a sociedade.

O teto das LLoj.'. MMaç.'. representam a Abóbada Celeste, de cores variadas, o caminho que o Maç.'. deve percorrer para alcançar o Infinito, ou seja o Céu é denominado Esc.'. Jac.'., nome esse preservados pelas tradições maçônicas. A Esc.'. Jac.'. repousa, no Painel, dito alegórico, sobre o Livro das Sagradas Escrituras, tendo três, ou sete degraus, sobre os quais repousam os símbolos das três virtudes teologais: a Cruz, simbolizando a Fé, a Âncora, simbolizando a Esperança e o Cálice, ou Graal, simbolizando a Caridade. No topo da Esc.'. Jac.'.encontra-se a Estr.'. Flam.'. representando a principal luz da Loj.'., o sol, a Glória do Criador, para simbolizar a mais importante das virtudes que um Maç.'. venha a adquirir que é a Caridade.

O Piso ou Pav.'. Mos.'. formado de quadrados brancos e pretos nos mostra que em tudo reside a mais perfeita harmonia, não devendo o Maç.'. fazer restrições de raça, religião, cultura, etc, pregando que a humanidade deve viver em harmonia fraternal.

A Orl.'. Dent.'., simboliza o amor, reforça a importância da fraternidade no seio da Loj.'. com os Maç.'. reunidos, cujo ensinamento e moral aprendem, para espalhá-los pelo mundo.

Os paramentos da Loj.'. são constituídos pelo Livr.'. L.'., Comp.'. e Esq.'.: O Livr.'. L.'.representa o Código de Moral, a fé e a filosofia que todos nós deve respeitar e seguir. O Comp.'. e Esq.'., que só se mostram unidos em Loj.'., representam a medida justa que deve presidir todas as nossas ações, as quais não podem se afastar da justiça nem da retidão, que regem todos os atos de um verdadeiro Maç.'.. As pontas do Comp.'. ocultas sob o Esq.'., significam que o Apr.'. ainda não está apto a trabalhar com este instrumento, sendo que o Comp.'.representa o Espírito e o Esq.'. representa a Matéria, o Apr.'. deve primeiro dominar a Matéria para que possa trabalhar a parte espiritual.

As Jóias da Loj.'.são três móveis e três fixas. As móveis são o Esq.'., o Nív.'. e o Prum.'. são moveis porque representam o Ven.'. e os VVig.'., que são eleitos a cada dois anos.

As fixas são a Pranch.'.Loj.'., a Pedr.'. Brut.'. e a Pedr.'. Pol.'.. A Prach.'. Loj.'.serve para que o Mestr.'. trace os ensinamentos que serão passados aos AApr.'. para prosseguirem com seus aperfeiçoamentos. A Pedr.'. Brut.'. é o principal instrumento de trabalho do Apr.'. que irá poli-la até que o Mestr.'.Loj.'. julgue necessário, cabendo ao Apr.'. retirar desse processo às qualidades necessárias para que possa se postar de maneira civilizada. A Pedr.'. Pol.'.representa a sabedoria do homem no decorrer das experiências adquiridas. São fixas porque ficam imóveis em Loj.'.abertas a compreensão de todos os MMaç.'..

Para que o Maç.'.possa atingir o topo da Esc.'. Jac.'., é necessário desbastar as asperezas de seu eu, representadas pela ambição, orgulho, egoísmo e demais paixões que torturam os que habitam o mundo profano. As Loj.'. Maç.'. ostentam em seu altar os paramentos: Livr.'. L.'., Comp.'. e Esq.'.que suporta a Esc.'.Jac.'., cujo cimo toca o Céu, o Maç.'. que prosseguir o seu caminho dentro desse círculo, cuja ornamentação representam a sabedoria de Moisés e do rei Salomão, jamais poderá errar.
Portanto, as características que regem a vida de um bom Maç.'.são: Virtude, Honra e Bondade, embora em desuso na sociedade, devem, sempre, ser encontradas no coração dos verdadeiros MMaç.'., assim manda os ensinamentos baseados na Sabedoria do G.'.A.'.D.'.U.'., que nos comportemos.


Eduardo Silva Mineiro, A.'. M.'.
ARLS Acácia Castelense, nº 4 - Castelo do Piauí - Piauí - Brasil

Um comentário:

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...