NORMAS DE CONDUTA DO MAÇOM




 O cidadão, ao ter-se iniciado na Maçonaria assumiu um compromisso sério e solene perante os seus irmãos de ter um procedimento correto e só praticar atos que o distingam pela moral.

      NO LAR:
                             A começar do lar, se solteiro, deve o maçom seguir uma conduta de homem de bem, não se imiscuído em procedimentos que venham macular o nome respeitado de nossa instituição.
                             Não deve o maçom, mesmo solteiro, freqüentar bares ou casas semelhantes em companhia de pessoas de má reputação ou procedimento condenável.
                             Não pode ou não deve o maçom embebedar-se ou fazer uso incorreto de bebidas alcoólicas.
                             Lembre-se que a pessoa quando passa do limite tolerável na bebida, se expõe às críticas da sociedade e de seus irmãos.
                             Se casado, o maçom deve ter uma maneira de proceder que sirva de modelo. Respeitando a sua esposa, sendo-lhe sempre fiel. A agressão física é abominável: “Na mulher não se bate nem com uma rosa“, diz o ditado.
                             Seja o modelo para seus filhos, lembre-se que eles vêm em você, um super-herói, um superdotado. Dê exemplo para que eles sigam as suas pegadas pela estrada da vida.
                             Quando estiverem adolescentes, não se esqueça que precisam mais do que nunca do diálogo. Não cometa o absurdo de pedir-lhes que aguardem uma próxima oportunidade para conversar. Não ponha o trabalho, os compromissos sociais ou até mesmo as obrigações maçônicas acima da família.       
    
      NA SOCIEDADE:
                             Nós, meus irmãos, conduzimos em nossos ombros um fardo pesado que só os fortes não esmorecem. Esse fardo chama-se: “Ser Maçom”. Não é fácil, a um cidadão ter de se conduzir na sociedade de hoje de maneira impecável. Mas, esta mesma sociedade não perdoa a um maçom, qualquer ato indigno ou até mesmo censurável. “O que em um profano seria uma qualidade rara, em um maçom não passa do cumprimento de um dever“.
                             Aprendemos, com que foi contado por nossos ancestrais, que o cidadão daquela época, quando dava a sua “palavra de honra” ele cumpria com sacrifício de sua própria vida. Diziam até que usavam dar como documento, um fio de sua barba. E o compromisso era cumprido, Do contrário, ele estaria com seu nome execrado.
                             Devemos, meus irmãos, ter sempre conosco estas palavras que jamais poderemos delas nos divorciar:
         1-          Honestidade
         2-          Pontualidade
         3-          Humildade
         4-          Tolerância
         5-          Jamais distorcer a verdade
         6-          Justiça
         7-          Ajudar sempre
         8-          Respeitar o próximo
         9-          Fidelidade
        10-  Sinceridade
        11-  Lealdade

      JUNTO AOS IRMÃOS:
                             Pelos nossos próprios compromissos devemos ter na pessoa do irmão, a nossa própria imagem.
                             Na maçonaria não se permite falar mal de um irmão. Chame-o em particular e mostre o erro que cometera ou o caminho errado que está seguindo.
                             Não traia a ninguém, principalmente a um irmão. Através da lealdade você mostra a sua moral.
                             Seja franco e sincero. Ele deve ser uma pessoa merecedora do seu respeito.
                             Auxilie-o sempre, nunca o despreze.
                             Se você ocupa algum cargo de projeção, não o menospreze, trata-o bem.
                             Não se esqueça que pela escada que você está subindo irá encontrá-lo, novamente, quando estiver descendo.  A vida é um constante oscilar: sobe e desce.
                             Não se envergonhe de seu irmão mais humilde pela sua posição social. Deve-se envergonhar daqueles que feriu a moral e desrespeitando, assim, as nossas normas e os nossos ensinamentos.
                             Aprenda a amar o seu irmão, e jamais tenha por ele rancor ou ódio.
                             Ao visitar uma Loja, seja cortês e amável para todos. Respeite os usos e costumes da Oficina que visitar. Não critique, nunca, qualquer falha porventura encontrada, mas elogie o que de bom verificar. Lembre-se que na visita você se torna o embaixador de sua Loja junto à visitada.        
                    
      EM SUA LOJA:
                             É bom lembrar que você se comprometeu em dar um dia da semana para a instituição. Isto quer dizer que em todas as sessões deve estar presente. Lembre-se que você é muito importante para sua Loja e sua ausência será uma lacuna que só você pode preenche-la. O fato de à Constituição exigir que compareça a PELO MENOS uma sessão a cada três meses, não quer dizer que será o suficiente.
                             Você, meu irmão, deve colaborar com a administração da sua Loja. Sugira algo para motivar as sessões e não deixá-las ficar enfadonhas e cansativas. Mostre que está presente. Fale sem criticar, sem ofender. Colabore, incentive e participe.
                             Se você comparece, mas fica calado, ausente em pensamentos, a sua presença não está completa.
                             Outra coisa, se você não vai a sua Loja, não poderá reclamar do que lá for decidido.
                             Esteja sempre em dia com a tesouraria. Lembre-se que o irmão Tesoureiro não ganha nada pelo o seu cargo. Colabore com ele procurando-o.
                             As incumbências que receber, cumpra-as criteriosamente. Uma visita que você deixar de fazer ao irmão, estando com esse compromisso, o deixará decepcionado e magoado. A sua família poderá até pensar que ele não tem nenhum prestígio junto à sua Loja. Daí para o desestímulo é um passo.
                            O SEGREDO que juramos guardar sobre o que ocorre nas sessões é um preceito que jamais podemos omitir. Temos que cumpri-lo à risca. E é previsto em nossas leis morais e penais
                             Finalizando, podemos comparar o maçom a uma vela acesa “consome-se iluminando”.

Condensado do Jornal O SEMEADOR – maio/97
           
     Colaboração: IrPaulo Edgar Melo – ARLS Cedros do Líbano n° 1688

                             

5 comentários:

  1. bacana a marçonaria to sempre tentando entender ela e a estudando de diverssas formas exeste algumas coisas que me atrai e acho legal porque estao focadas em ajudar ao proximo e potque seguem a risca como verdadeiros irmao algumas coisas consigo ter uma idéia sobre o paragma de vida da marçonaria mas ainda mas ainda existe mistério que atrai só resumindo acho bonito a questao da irmandade o compromiço uns coms os outros e em si todo paragma de vida a final juntos somos mais fortes bem apesar de ter escrito nao sei se vo ser respondido mas a conclusao que acho que a marçonaria é forte devida a uniao 100 pessoa pensam melhor que uma tipo custos mais barato e etc.... rsrsr boa noite nao entenda o comentario como critica apenos pratico a PNL (progamaçao neuro linguistica) e parabens mesmo pela a união fator exencial para o sucesso

    ResponderExcluir
  2. Toda união promove uma força ,seja ela material, moral, espiritual ou até mesmo de ideias.
    " Uma vara sozinha, é fácil de se dobrar ou até mesmo quebra-la, mas um conjunto delas unidas, existira a rigidez."
    Conheço um pouco da maçonaria, porém não conheço todos os maçons, o mistérios que acerca não me atrai, o que mais me chama atenção é a união fraterna
    que é coisa mais difícil, de se obter, pois estamos lidando com seres humanos, e todo ser humano, é variável, ou até mesmo falho.
    O bem comum é a solução para uma perfeita união, sem dissabores de qualquer parte,
    Estou apenas no inicio, caminhando para ser um frater, rosacruz, quem sabe um dia, estarei junto a vocês.
    Entendam não estou me lançando a um possível encontro, pois já tive oportunidades, mas quero sentir mais um pouco da sociedade maçônica.
    PP.'.

    ResponderExcluir
  3. É tão difícil quando você sabe que é uma coluna e que pessoas dependem de você para serem felizes, solteiro ou casado, a união é o que predomina a força dos grandes homens.
    Isso não é covardia, mas para os problemas sociais vejo aqui fora vários homens que poderiam servir muto bem uns aos outros, mas se limitam pela falta de união, são apenas réliz mortais aguardando seus finais, apenas contribuindo com esforços e não com pensamentos.
    Aos que usufruem do convite, que possam valorizar afinal, mesmo que queira ser uma pessoa de princípios e de respeito, é complicado quando nem todos tem a tal curiosidade de não pertencer mais ao erro do engano e se fazem presentes a sua volta.

    Viva a união !

    Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

    Um dia

    Ir.'.Natan.'.Irremotus.'.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho só 15 anos mas... gostaria mê de servir e ser um grande maçon... servir as regras as leis e etc....

    ResponderExcluir
  5. Um membro da maçonaria pode ter amante, sendo casado, frequentar bares se passando por político.isso é apenas prá tirar dúvidas da conduta de um maçom.inetemariadesouzasouza@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...