VIRTUDES MAÇÔNICAS



A correta formação moral é a base em que se assentam as possibilidades iniciáticas de cada homem empenhado em desbastar-se a si mesmo como se fora pedra bruta para encontrar no intimo do seu ser aquela preciosidade divina que muitos chamam de espírito, embora outras denominações lhe sejam conferidas.

Assim é, que a Maçonaria, instituição iniciática por natureza, dedica-se a erguer templos à virtude, essa disposição da alma que nos induz a praticar o bem e que nos levará à construção do nosso templo interior, evidente tentativa de transformar a humanidade, definitivamente, levando-a a um patamar superior de consciência.

Entre as qualidades morais cultivadas pela Sublime Ordem, a lealdade é ponto de destaque na construção de um caráter sólido, capaz de dispor, com sabedoria, de valores mais elevados do que os comumente à disposição do profano, e assim isento do perigo de mau uso dos poderosos instrumentos a seu serviço.

“A lealdade é o procedimento conforme as leis da honra e do dever. Envolve dedicação, zelo, escrúpulo e disciplina. Ela revela uma atitude de solidariedade e exação com o grupo, de que fazemos parte, é a fidelidade às obrigações assumidas. A lealdade traduz consciência limpa e inteireza de caráter”. É o que ensina importante documento maçônico em voga.

O Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, servidor maior de todos os leais Obreiros da Nobre Instituição, eleva súplicas ao Supremo Arquiteto do Universo para que ilumine o caminho íngreme, mas gratificante de todas as mentes que procuram a perfeição.”

Brasília, 2.7.2009

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral – GOB-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...