O ALTAR DOS PERFUMES E O INCENSO


O uso de incensos era comum nos povos da Antiguidade, como forma de culto às divindades.

Em Êxodo 30:1-10 Deus ordena a Moisés a confecção de um Altar para nele queimar incenso, especificando que deveria ser feito de madeira de cetim e coberto de ouro, além de instruções sobre seu formato, dimensões, etc.

Esse Altar dos Incensos ou Altar dos Perfumes se fez presente no Tabernáculo e depois no Templo de Salomão.

Em magia, o incenso é geralmente empregado para afastar as entidades malignas, que preferem os maus odores.

Nos primórdios do cristianismo não se usava incenso, por associá-lo às religiões pagãs, mas acabou sendo adotado por seu significado religioso.

Segundo o Irm.’. Nicola Aslan in Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, “O incenso e sua fumaça têm, indubitavelmente, uma ação anti-séptica, mas exercem também uma ação psíquica, visto proporcionarem um estado de alma propício à elevação espiritual. Por isso é também usado na Maçonaria, sobretudo nas cerimônias de iniciação e na consagração de Templos”.

Na Maçonaria, o Altar dos Perfumes fica situado no lado direito (de quem entra) do Oriente e, segundo o Irm.’. Elvandro de Azevedo Burity, meu colega Acadêmico na Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro em A Dinâmica dos Trabalhos em Loja Simbólica, deverá “ser composto de uma mistura de olíbano, rosa, mirra e benjoim, produtos puros da natureza, de importância mística, ficando o uso de outro incenso a critério da Loja”.

A mistura proposta pelo Irm.’. Burity, segundo consta, apresenta as seguintes propriedades místicas: Olíbano: proteção do ambiente, purificação, aconchego, meditação e devoção; Rosa: paz, calma, equilíbrio e amor; Mirra: limpeza energética, espiritualidade, meditação, alegria, felicidade; Benjoim: limpeza energética, proteção do ambiente.


Simbologia Maçônica dos Painéis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...