PARA MAÇONS REGULARES
GRUPOS MAÇÔNICOS NÃO RECONHECIDOS NO BRASIL
Relação
incompleta de grupos maçônicos no Brasil não reconhecidos pelo Grande Oriente
do Brasil - GOB, pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB
(Grandes Lojas) e pela Confederação Maçônica do Brasil - COMAB (Grandes
Orientes estaduais):
MARCOS FISZER
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
AS ORIGENS DAS SOCIEDADES SECRETAS: MAÇONARIA E INFLUÊNCIAS ANTIGAS
O documento “As Origens das Ordens Secretas” explora o surgimento e a evolução das sociedades secretas, com foco especial na Maçonaria e na ...
-
O homem no primeiro grau deixa o mundo profano pelo maçônico ou, simbolicamente falando, deixa as trevas pela luz. Se for dócil aos ...
-
Um dos mais antigos símbolos da Maçonaria é o Painel da Loja ou Quadro. Como relatam vários Trabalhos, a explicação da existênci...
-
Como qualquer criança recém-nascida, o Aprendiz é tomado por uma intensa curiosidade por tudo que está a sua volta, o significado dos s...
O objetivo principal da Maçônica e o aperfeiçoamento e a evolução humana.
ResponderExcluirMas infelizmente alguns teimam em permanecer num estado arcaico de involução.
As Potência não reconhecidas, chamadas erradamente de espúrias, dão um grande exemplo a alguns Maçons radicais das tais reconhecidas, quando alem de reconhecerem a todos como Irmãos, não ficam atacando ninguém gratuitamente, isto sim e um grande exemplo.
Pergunto: Qual seria a intenção do autor em fazer estes comentários, citando algumas das não reconhecidas?
Sera que o Autor e um bom Maçom?
O exposto deixa claro que não é.
Lamentamos que exista tantos "Maçons" deste naipe.
São estas atitudes, que acabam incentivando a criação de Novas Potências.
Em vez de se preocupar com as Novas Potências, deveria se preocupar com as Potências "arapucas", criadas por profanos apenas para faturar uns trocados, a custa da ingenuidade de alguns.
kim (kimcostar@hotmail.com)
Lamento profundamente, pois é perceptivel seu dicernimento e conhecimento, porém faz uso deste para dissimular os Sagrados Landmark's maçônicos, como qualquer outra sociedade (incluse de estado), é regida por leis (no caso de estado a constituição), na maçonaria nossos paramêtros são formados pelos Landamark's. Neste caso vc manifesta repúdia contra o autor pois este defende a Instituição a qual pertence, ele apenas esta preservando a Maçonaria, caso vc não concorde com essas leis, e seja a favor das transformações do regimento,vc pode criar sua sociedade com as regras que achar conveniente, porém não poderá denomina-la de Maçonaria (use sua criatividade evolucionista), mais não espere que seja reconhecida universalmente, pois a energia que nos une parte do pressuposto da igualdade ritualistica e esta parte do cumprimento do ritual e consequentemento dos Landamark's. Eduardo Reis ( dud_itj@hotmail.com )
ExcluirComo Maçom, concordo plenamente com o exposto pelo Irmão Eduardo Reis.
ExcluirDurante os meus quase 25 anos de Ordem, tenho observado alguns "Irmãos" que insistem em fazer a Maçonaria ao seu modo, criticando os Rituais e as nossas Leis.
Seres imbuídos do espírito da nefasta vaidade, muitas vezes, por não encontrar apoio em nosso meio, resolvem fundar novas "Potências".
O pior que chamam a isso de "Maçonaria".
Parabéns, meu Irmão!
Paulo Edgar Melo
Caro Trabalhos Maçônicos.
ExcluirO Irmão esta generalizando, muitas destas novas Potências estão imbuídas de boas intenções, infelizmente dentre elas existe algumas que foram criadas por oportunistas, visando se locupletarem com a boa fé doa incautos, também somos contra eles, mas nem por isto generalizando todos por uns.
Fui iniciado no GOERJ, hoje GOB-RJ (existe um motivo para esta mudança)onde permaneci por 25 anos,sai limpo e puro, depois fui para a GLMERJ, onde infelizmente conheci o lado negro da Maçonaria, no que diz respeito a alta administração daquela potência.
Me retirei, juntei-me a um grupo de dissidentes do GOB e da GL e fundamos o Grande Oriente Ortodoxo do Brasil GORB ( goortodoxodobrasilbr@hotmail.com ), não foi por oportunismo não, nem estamos criticando os Rituais de nenhuma Potência,pois os Rituais e o que menos importa, criamos este novo Oriente com a intenção de praticar uma filosofia Maçônica verdadeira, decente e honesta, onde procuraremos evitar a todo custo os escândalos tão frequentes que ocorrem nas duas citadas.
E lógico que muitos maçons, e ate bons Maçons nos chamam erradamente de Espúrios, mas não ha como evitar, pois a evolução não e para todos.
Estamos de pé e a Ordem para esclarecer aos Maçons qualquer dúvida a respeito.
Um TFA aos membros desta Comunidade.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirSendo assim um maçom para ser reconhecido maçom, deve pertencer a uma loja regular que responde a qual potencia ?
ExcluirPois ficou claro que preconceitos existem e sempre vão existir já que, o preconceito é parte do homem, no meu ponto de vista pode até ser considerado um vício.
O maçom é reconhecido mundialmente por: SINAIS, TOQUES E PALAVRAS e não por POTÊNCIAS
ExcluirParabéns seu comentário foi perfeito.
ExcluirSer livre e de bons costumes.
ExcluirLivre: de preconceitos, vícios entre outros.
Se há vicios não é livre e se não é livre não há maçon.
Vamos praticar oque pregamos defendemos e acreditamos. L.'.I.'.F.'.
Lembrem-se que aqui também chove.
Um T.:F.:A.:
De qual reconhecimento os Irmãos estão falando?
ExcluirDo Reconhecimento da Grande Loja da Inglaterra que é quem deveria zelar pelos Landmarks da Ordem mas ao invés disso, com a clara intenção de se adaptar aos "novos tempos" por interesses políticos (progressistas) , orienta que transgeneros sejam aceitos na ordem?
Ora pois qual o sexo dos transgêneros? precisamos definir até mesmo para que não incorramos em macular nosso juramento de respeitar e cumprir os landmarks. Juramos cumprir os landmarks e justamente o 18° diz que uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na fraternidade. Quanto ao termo aleijado entenda-se um aleijado moral, um escravo entenda-se do vício mas uma mulher define bem o sexo do candidato . Ou seja , um transgênero por sua energia é homem ou é mulher? Pode um transgênero fazer parte da corrente de um rito masculino sem interferir em sua energia?
Pode um transgênero participar de uma ordem que prega a moral e cujos costumes são contrários aos apregoados pela ordem ? Pode um transgênero participar da ordem quando todos os iniciados nas maioria das Lojas do Brasil juram sobre a Bíblia, a mesma Bíblia que condena a sodomia?
Portanto se a Grande Loja da Inglaterra orienta neste sentido indo ao contrário do que o landmark prega, iniciados juram sobre o livro da lei (Biblia) que condena o ato de sodomia para que reconhecimento? Os maçons juram cumprir as leis do país , da Ordem, da Potência, da Loja, os landmarks, etc...Mas a GL da Inglaterra a seu bel prezer orienta motivada por motivos políticos. Não lemos ou ouvimos uma palavra sobre este fato. Alguns poucos que se dispuseram a falar sobre o assunto foi para apoiar os novos tempos. A maçonaria só existe até hoje por causa dos landmarks e viola-los é ser perjuro. Portanto o reconhecimento da GL da Inglaterra só serve hoje para status e para desagregar.
Enquanto os ditos "regulares" ficam debatendo sobre seu ego "Regular" tem muita Loja e Potência fazendo acontecer.
Está na hora de acabar com as confrarias e jantas que só servem para encher as panças gordas e voltar ao objetivo principal que é nos transformarmos e tentar melhorar a sociedade. Regularidade é seguir os landmarks o resto é balela!
Excluir"Prezados irmãos e participantes deste debate, é fundamental reconhecer a pluralidade da Maçonaria. Enfatizamos que a Maçonaria verdadeira é praticada dentro do templo, não virtualmente, respeitando suas tradições e ritos. Importante também é lembrar que a Maçonaria não é centralizada, não pertence a uma única entidade. O Grande Oriente da França, apesar de julgado por alguns como irregular, teve um papel significativo na Maçonaria brasileira. Em uma era de inclusão, é essencial adotarmos uma abordagem mais aberta e menos rígida, promovendo o respeito mútuo entre diferentes vertentes, para assegurar que a Maçonaria permaneça relevante e atrativa para as gerações futuras, que valorizam cada vez mais a diversidade e inclusão."
Primeiramente boa noite a todos os Maçons da superfície da terra, gostaria de salientar a todos que a nossa fraternidade não tem dono, onde uma Potência, Grande Loja ou Oficia cumprir a Constituição de Anderson e as Leis dos Landmarks é Regular, reconhecimento é o fato que pessoas acham que a Maçonaria tem dono ou que eu sei e que existe desde dos tempos remotos no seculo XVI, ninguém é dono, mas infelizmente a Grande Loja da Inglaterra - GLUI se acha dona e os Orientes e Grandes Lojas espalhadas pela superficie da terra.
ResponderExcluirNunca podemos esquecer pela Constituição de Anderson e as Leis dos Landmarks, se um Oriente ou Grande Loja cumprir estas regras e leis seus integrantes ser]ão maçons regulares, vamos esquecer reconhecimento, ninguem é dono.
Agradeço a atenção e oportunidade;
TFA
RONALDO.'.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCaro anônimo. (pena que o irmão não se identificou)
ExcluirCorroboro suas palavras.
Permaneci 20 anos no GOB e mais 05 anos na GL. (de onde sai limpo e puro)e percebo que estes irmão são os que menos entendem de Maçonaria, pois costumam ficar atrelados a sua vaidade e prepotência, não quero com isto dizer que são todos assim, pois nestas duas maiores potências Brasileiras existe sim grandes Maçons, justos e verdadeiros, mas pelo visto são a minoria.
kim (kimcostar@hotmail.com)
A maçonaria não pode ser centralizada . Não e esse o propósito da mesma .
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNós aceitamos as críticas de maneira democrática.
ExcluirO artigo está devidamente assinado e serve como ilustração.
A nossa Constituição Federal garante o direito da livre expressão, mas veda o anonimato, nesse ponto estamos um pouco adiante.
Lamentamos que o anônimo visitante se referiu a falta de moral moral. De quem cara-pálida?
A questão não é a liberdade de se praticar a maçonaria, mas sim a forma que se pratica. Existe sim a VERDADEIRA e ORIGINAL maçonaria, que praticamos há centenas de anos.
ResponderExcluirMas, a criatividade do ser humano não tem limites. Várias pessoas irresponsáveis ficam criando potências e supremos conselhos por aí de forma absolutamente irresponsável, enganando muitos cidadãos de bem e muitas vezes lhes roubando.
Nunca existiu nem existirá maçonaria virtual. E regular é aquela loja que pratica os antigos costumes, mas a maioria dessas que estão na lista pratica as leis que eles mesmos criaram e modificam os textos dos landmarks para enganar os incautos.
Maçonaria é tradição. Podem chamar essas outras práticas de qualquer coisa menos de maçonaria.
GOB, CMSB E COMAB são as únicas grandes potências que preservam os antigos costumes da verdadeira maçonaria universal. O resto é enganação e só serve para quem nada conheçe de maçonaria.
E tenho dito.
Caro Sergio.
ExcluirEm parte seu exposto e verdadeiro, mas apenas em parte.
Na tal lista existe ate uma Potência, que tudo leva a crer que o Grão Mestre nem maçom seja.
Nos do GORB, também somos totalmente contra este descalabro.
A Maçonaria tem como maior das filosofias respeitar as próprias Leis principalmente as Leis Profanas, e ao afirmar isto o Irmão as esta desrespeitando, portanto desrespeitando a própria filosofia Maçônica.
Os Land Marks, não são de uso obrigatório, tanto e que nenhuma Potência Brasileira os poe em suas Constituições.
Inclusive, com exceção de alguns, foram criados por Machistas e Radicais, e os tais Land-Marks desrespeitaram o Land-Mark maior daquela época que era os Manuscritos Régios.
São tantos os Land-Marks, que podemos escolher a vontade, sem dúvida o mais perfeito de todos seja o de Albert Pike, curiosamente os Brasileiros que gostam de copiar tudo dos Americanos, porque não usam então este Land-Mark????
Não existe no Brasil Potência irregular tampouco Espúria, o que existe e Potência reconhecida e as não reconhecidas, ambas são perfeitamente legais perante as Leis Brasileiras que são o nosso Land-Mark maior.
Um forte abraço.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
Caro Kim
ExcluirDo pouco que conheço de maçonaria temos que observar algumas coisas: Porque uma loja é regular?
A Maçonaria tem regras que partiram da GL de Londres há vários anos e nenhuma delas concedeu o direito de fundar lojas a revelia do GM. Se um maçom é limpo e puro esse deve lutar para melhorar a ordem, falando e ouvindo, ouvindo mais. Se cada um que não concordar com o governo e declarar sua independência teremos alguns milhões de países dentro do Brasil. Isso é um absurdo.
Falando de Albert Pike dê uma lida no 4° e 7° postulado, verá o absurdo que ocorre.
Maçonaria é realmente uma só, mas como definir quem não tem o documento do GM. Maçom muitos são sem ter sido iniciado, mas para pertencer a maçonaria deve sim ser iniciado em uma loja regular.
Caro Kim
Do pouco que conheço de maçonaria temos que observar algumas coisas: Porque uma loja é regular?
A Maçonaria tem regras que partiram da GL de Londres há vários anos e nenhuma delas concedeu o direito de fundar lojas a revelia do GM. Se um maçom é limpo e puro esse deve lutar para melhorar a ordem, falando e ouvindo, ouvindo mais. Se cada um que não concordar com o governo e declarar sua independência teremos alguns milhões de países dentro do Brasil. Isso é um absurdo.
Falando de Albert Pike dê uma lida no 4° e 7° postulado, verá o absurdo que ocorre.
Maçonaria é realmente uma só mas como definir quem não tem o documento do GM. Maçom muitos são sem frequentar loja, mas para pertencer a maçonaria deve sim ser iniciado em uma loja regular.
Wagner (wlofilho@yahoo.com.br)
Prezado Sérgio,
ExcluirPara colaborar com esse todo conhecimento que possui, é bom que saiba que CMSB E COMAB não são grandes potências, mas sim confederações. Vai aí uma grande diferença.
Na CMSB, três potências são reconhecidas e consideradas regulares, as outras 24, irregulares e espúrias. Na COMAB, todas são consideradas irregulares e espúrias.
É isso!
Caro Kim, Sou membro da GLOMAM (Grande Loja do Amazonas) e se uma Loja e potencia... seja la o que for inventado por ai nao obedece as Leis dos Landmarks sao considerados espurias! Nossos regimentos sao esses e quem quer que seja que nao aceita nossos sublimes principios dos Landmarks nao e macom regular. Para ser Macom tem que ser iniciado em uma Loja perfeitamente reconhecida. E pronto e acabou!!!!
ExcluirSe acha que deve ser diferente crie uma nova ordem com seus principios e doutrinas e nao misture a Maconaria com seu achismo. O macom respeita nossa carta magna que sao as Leis dos Landmarks
Senhores Digníssimos Maçons, tenho o desejo de pertencer a fraternalidade.
ExcluirComo saber se após minha iniciação serei considerado maçom ou não, haja vista que existe este não reconhecimento de algumas loja. uma vez que fui a um templo, pedir minha filiação, que esta em analise. A maçonaria me encanta, Mas não pretendo pertencer a uma farsa. Se for possível responda-me. Julio de Jesus
"Irmãos, ao aprofundarmos nossa reflexão sobre a Maçonaria contemporânea, é crucial reconhecer sua diversidade e a influência histórica do Grande Oriente da França, principalmente na Maçonaria brasileira. A primeira loja maçônica no Brasil, influenciada por esta vertente francesa, exemplifica a riqueza dessa herança. Esta perspectiva nos desafia a repensar a rigidez de algumas interpretações maçônicas, promovendo uma visão mais inclusiva e menos centralizada. A Maçonaria deve ser um espaço de respeito mútuo, reconhecendo a validade e seriedade de várias potências, que, apesar de julgadas por alguns como irregulares, possuem reconhecimento e tratados internacionais. Esta abordagem mais aberta e inclusiva é vital para manter a relevância da Maçonaria diante das novas gerações, que valorizam a diversidade e inclusão."
ExcluirCOM SABEDORIA SE EDIFICA A CASA E COM ENTENDIMENTO ELE SE ESTABELECE
ResponderExcluirDias terríveis não são aqueles de tempestade, mas aqueles em que alguém perde o brilho nos olhos e é explorado, por dentro, pelas emoções estranhas, tornando-se, por inércia, prisioneiro de maya.
Perder alguém, seja por circunstâncias de vida ou de morte, faz parte do jogo sensorial da vida e das provas e aprendizado de cada um. Porém, perder a paz de espírito e a dignidade em si mesmo não é questão de prova, mas de se permitir ser envolvido pelo cipoal emocional que enreda a lucidez e o coração, aprisionando a consciência.
Ninguém perde nada, pois tudo pertence ao ABSOLUTO! É só a ilusão de ter que se perde, jamais o Ser! Se é para achar que perdeu, então, que se perca a ilusão da dor da perda. Que se perca o ego, com suas lamúrias e dores descabidas. E que se compreenda a eternidade do espírito! Que se medite na grandeza universal e no brilho das estrelas. Que se admire o poder Criador que engendrou infindáveis sóis no firmamento. No infinito da existência, infinitas possibilidades... No potencial do próprio espírito, infinitas capacidades... No centro do coração espiritual, infinitos amores...
Em tempo algum, jamais um espírito nasceu ou morreu! Ele apenas entra e sai dos invólucros carnais. Como poderia o Eterno nascer ou morrer? Como poderia o infinito ter início ou fim?
Quem medita nessa grandeza do próprio espírito, jamais será iludido pelo ego da perda. Dentro de si mesmo, na casa do coração, perceberá miríades de estrelas brilhando na tapeçaria sideral do infinito de dentro, tão vasto quanto o infinito de fora...
Quem se julgará poderoso o suficiente para prender o ABSOLUTO dentro da gaiola de seus pequenos credos? Que templo finito, criado pelos homens da Terra, poderá conter o Supremo em suas paredes?
Que língua, que não a do amor incondicional, será sagrada? Que povo será o escolhido divino, se todos os seres são divinos? Quem é branco, negro, amarelo ou vermelho, em espírito? Qual é a raça do Criador de todas as raças?
No oceano da existência, na consciência cósmica de Brahman , navegam todos os seres. Ao sabor de suas ondas evolutivas, a vida acontece, em todos os planos e dimensões.
Sabendo que é infinito e eterno, por que o espírito chora a partida de um espírito? Não, essa não é perda, é só o movimento natural de entrar e sair. É só viagem do espírito!
O Deus dos homens é pequeno, como a idéia dos homens sobre Deus. O Deus glorificado em espírito pelos sábios, só é sentido, jamais explicado. Não é grande ou pequeno, e só Ele é que sabe o que é! Os sábios não teorizam sobre Deus, só sentem o ABSOLUTO que nome algum pode definir.
O que O SUPREMO AMOR acender no céu, assim será no coração do homem... O amor não tem fronteiras nem se limita... É um oceano pulsante...
Que sangue derramado em sacrifício poderá diluir o ego da ignorância de alguém? É só a imolação do ego que liberta!
um T:.F:.A
"(...) Contudo, sou muito solidário a esta grande exortação.
ExcluirTodavia busco ficar em sintonia com O EU SOU, O ENTE QUE FOI, QUE É E QUE SERÁ: 'O VERBO'(...)
Vibrei ao ler tanta sabedoria, tanta espiritualidade neste texto, que o Amor se reflita em Amor, pois ao Grande Arquiteto pertencem todas as coisas, e a maçonaria muito antes de ter dono, ou direitos, é um fato da natureza, e pela vida encontramos e encontraremos inúmeros maçons sem avental, praticando com excelência a virtude... que toda vaidade e arrogância seja enterrada como se faz com os vícios. Fraternal Abraço.
ExcluirMeus Respeitos aos verdadeiros ditos maços e verdadeiras potencias...
ResponderExcluirQuantas potencias voces declararam,que nao fazem parte da Grande Loja ou Grande Oriente do Brasil vcs dizem que sao espurias bem nao vamos entrar no merito.
Porem gostaria de esplanar uma unica coisa,nao seria a maçonaria Universal e Fraternal,porque nao unir em vez de se degladiarem uns contra o ooutro por que nao fazer valer a maxima entao das leis e estatutos gerais e universais da ordem bem eu nao sou ninguem para voceis sou iniciado em uma Loja Independete creio eu que respito as leis do meu Pais sou pai de tres filhos e cump´ro cm minhas obrigaçoes e deveres...
Bem Meu nome e Odiran Soares de Oliveira apenas deixo aqui o meu protesto que estamos todos sobre uma unica abobada celestial cuja o unico mestre do universo que devemos reverencia e obediencia e o Grande Arquiteto do Universo.
Pensso assim e que um dia alguem dos altos escaloes da maçonaria Brasileira ou Universal possa rever todo este conceito de reconhecimento embora pensso o que falta e a penas boa vontade mais bem quem sou eu para questionar isto os soberanos Grao mestres e os Graos mestres estaduais estao muito ocupados para rever estes conceitos e uma pena tudo isto pois achei que a maçonaria era unida e bem da verdade seria tao bom verdes os irmaos unidos...
Quem sabe um dia ne nesta ou na outra vida que pena que nao temos maçons deverdade e de carater e de real valor e de coragem para mudar tudo isto e o que posso lamentar e que a maçonaria esta cheia de vaidade e de preconceituosos e de pessoas avarentas e fracas...]
para o maior esclarecimento meu nome e email e odiransoares@hotmail.com M.:M.: de uma loja perfeita e justa onde preitamos a uniao e a verdade mesma que doa..
S.:S.:S.:
Parabenizamos ao ilustre Irmão Odiran Soares de Oliveira.
ExcluirPelo visto o Mano evoluiu com a filosofia da Ordem, enquanto que alguns, teimam em se manter atrelados a prepotência e a vaidade exacerbada.
Um TFA para o IRMÂO.
kim (kimcostar@hotmail.com)
saudações a todos. reconhecer, não reconhecer. oque importa na verdade é que vc não entra na maçonaria, mas sim a maçonaria que entra em você. desde o momento que as ditas lojas "regulares" postam um proibido um alerta tipo aviso de preocura-se vivo ou morto, esta indo contra as verdadeiras raizes maçonicas( liberda acima de tudo) ou estão preocupados em dividir as cifras?. bom, reflitam. não adianta dar murro em ponta de faca. nem todos pensam da mesma maneira e isso nao é de agora e sim de seculos. por esses tipos de comportamentos, na verdade GRANDES LOJAS DITAS REGULARES ESTAO CADA VEZ MAIS VAZIAS. ONDE ESTA O PROBLEMA AFINAL. OQUE LEVA GRANDES MESTRES DE GRAUS ELEVADOS A SE FILIAREM AS POTENCIAS DITAS "IRREGULARES" SERA QUE NÃO ESTA EXISTINDO UMA CERTA DITADURA? TENHA VISTO QUE NEM MESMO A GOB E A GRANDE LOJA NÃO SE RECONHECEM. TENHO IRMÃO DE AMBAS E SEI OQUE ESTOU FALANDO. MAS CADA UM COM SEU CADA UM E VIVA A DEMOCRACIA. PAULO ROBERTO.T.:F.:A.:
ResponderExcluirE verdade Anônimo!!
ExcluirOs tais prepotentes destas duas maiores Potências Brasileiras se acham os únicos com direito a praticar a Filosofia Maçônica, mas estão totalmente errados.
Se esquecem das próprias Origens.
O GOB foi criado por apenas uma única Loja, a Comércio e Artes, seu 1º GM o José Bonifácio nem Maçom era.
A GL pior ainda, foi criada por perjuros, portanto irregulares que abandonaram o GOB.
Pela visão legal e moral nenhuma das duas poderia sequer ser reconhecida pela GLUI, e ainda vem falando em irregulares?
TFA
kim ( kimcostar@hotmail.com )
Eu creio na perfeição da obra do Grande Arquiteto, inclusive acredito que existam obediências espurias sim, aquelas que oferecem "vantagem" material em detrimento da espiritual, a maçonaria que traz mais clientes, que protege o comércio e faz politicagem com trocas de favores entre Irmãos, e estou certo, que FRUTA PODRE CAI SOZINHA, não é função de quem quer que seja atribuir regularidade a essa ou aquela obediência, conforme nos mostrou o Grande Mestre Jesus Cristo, "pelos seus frutos os reconhecereis". Fraternal Abraço
Excluiressa lista tem verdade, porém pode causar injustiça ou tem meias verdades. Tenho procurado criar uma terceira via na discussão sobre maçonaria Regular e 'espúria'. As três instituições que o post coloca como sendo a referência; com a qual as demais não tem relação,(o blog utiliza exatamente esse termo e não outro)tem muito coisa e não dá para tratar todos do mesmo jeito.
ResponderExcluirTem novos grupos maçônico para todos os gostos e tipos. Uns, não tão novos,(Droit Humain) tem longa história. Outros são frutos da fantasia de um maluco sedento pelo poder; outras por visionários.
Enfim, é complexo falar das listas de "maçonaria".
Caro AMF, não há nenhuma complexidade na definição d"o que é maçonaria" e d"o que é uma reunião de pessoas que se apropriaram indebitamente da ritualística maçônica". A MAÇONARIA segue à risca TODOS OS LANDMARKS ORIGINAIS, sem deturpações tendenciosas e sem modificações interesseiras. Já a "reunião de pessoas que se apropriaram indebitamente da ritualística maçônica" não seguem à risca TODOS OS LANDMARKS ORIGINAIS, modificando-os ao seu bel prazer e de acordo com seus interesses regionais. Portanto, eu até mesmo me recuso de chamá-las de "maçonaria espúria", simplesmente porque não é maçonaria, é uma reunião de pessoas, independente se seguem os preceitos do Senhor Deus, se praticam caridade, se participam da premissa S F U... inclusive tenho a convicção que muitos são pessoas de bem, que deveriam ser maçons, mas não são porque não foram iniciados na ORDEM.
ExcluirCaro Pavel.
ExcluirSeu exposto realmente não e de um Maçom, se o é não e dos bons.
Me nego a classifica-lo, e perda de tempo.
Pelo menos se identifique, dizendo a sua Potência e deixando seu E-Mail.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirE o ex-Gov. de Brasília, CASSADO josé roberto ARRUDA,era do GOB, no qual pediu seu quite placet para não ser expulso e ainda não foi, Porque? Não seria essa a maior potência, mais forte, mais isso, mais aquilo?E a regularidade onde fica?seria expúria? Gostaria que o artista que publicou tal asneira me respondesse!
ResponderExcluirO trabalho publicado pelo blog reflete as Potências que não tem Tratados de Amizade entre si. O Irmão que escreveu o referido trabalho, apenas buscou informar aquelas que não os possuem.
ExcluirQuanto a presença de Irmãos FDP, existem em todos os lugares e, inclusive, devem ter, em bom número, na sua.
Vamos aprender a respeitar a opinião dos outros e tratá-los com mais educação e, sobretudo, com fraternidade.
Apenas para esclarecer:
Excluir""O Trabalho publicado pelo blog refrete as Potências que não tem tratados de Amizade entre si..""
Deve estar havendo algum engano, tais Potências tem sim inúmeros tratados de amizade, algumas entre si outras com outras Potências, e dai?? qual a diferença??
"" O Irmão que escreveu o referido trabalho, apenas buscou informar aquelas que não o possuem""
Mais um lamentável engano, a intenção do autor com o referido trabalho, por sinal postado em inúmeras outras páginas da Internet, visa apenas discernir a desarmonia nada mais, trabalho típico de um Vaidoso Demagogo e prepotente, esta matéria deveria ser eliminada deste Blog.
Quanto a presença de Irmãos FDP, te dou ampla e total razão, existe sim!! E como existem!!!
Vamos aprender a respeitar a opinião dos outros e trata-los com mais educação, e sobretudo, com fraternidade (2)
Um TFA a todos os verdadeiros Maçons, apenas aos verdadeiros.
kim (kimcostar@hotmail.com)
não reconhecida por quem???????????
ResponderExcluirServe "não reconhecida pelas lojas maçônicas"? Pois, para que um membro de uma loja filiada a determinada potência possa visitar outra loja de outra potência, que é um dos preceitos básicos ensinados na ritualística do Aprendiz, a loja maçônica que CUMPRE TODOS OS LANDMARKS ORIGINAIS tem que reconhecer a loja do visitante. Isso é o reconhecimento mútuo. Então, não me venham com esse papo de "que ninguém é dono da maçonaria", porque vocês sabem exatamente do que se trata, não se façam de bestas.
ExcluirCaro Pavel.
ExcluirO que me consta, aqui não tem ninguém se fazendo de Besta como você anunciou.
Te aconselho a se informar melhor sobre o assunto, para evitar tais comentários.
Um Irmão de uma Loja pode visitar outra loja de outra Potência, desde que tenham acordo de amizade, e entre as Independentes este tipo de visita e franqueado.
Cada Potência tem seu próprio Ritual, portanto com seus próprios ensinamentos, curiosamente o Land-Mark de Mackey cita: "Art.XIV - O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em qualquer Loja é um inquestionável Landmark da Ordem. É o consagrado "Direito de Visitas", reconhecido e votado universalmente a todos os Irmãos que viajam pelo orbe terrestre. É a conseqüência do modo de encarar as Lojas como meras divisões da família maçônica."
O que normalmente não e respeitado, exatamente por aquelas que eram para dar o exemplo, o GOB e as GLs.
Quando fizeres este tipo de observação, procure antes conhecer as origens de sua própria Potência.
Um TFA a todos.
kim (kimcostar@hotmail.com)
Faz sentido mesmo...se o GOB não reconhece a GL e a GL não quer nem ver o GOB pintado de rosa..então..esse artigo fica em vão...enfim...fica como nosso Brasil...cheio de contradições.
ResponderExcluirNós Maçons de Lojas Mistas recebemos todos os irmãos e irmãs desde que sejam reconhecidos da forma tradicional, e como as P.'. e T.'. são universais,consideramos todos Maçons Livres e Aceitos, no entanto,quem que diz não nos reconhecer..apenas deixamos a Tolerância.
TFA.'.
www.lojamistatucurui.blogspot.com
lojamistatucurui@hotmail.com
Caro "Anônimo", membro de "Loja Mista", como você e sua porência explica o 9o. Landmark? Afinal, os Landmarks são a compilação sublime da definição da maçonaria, para ser maçonaria tem que estar de acordo com TODOS os landmarks, senão não é maçonaria. Então defina para nós o 9o. Landmark.
ExcluirE lembrando, o GOB reconhece sim as GLs, e vive-versa, desde que estas estejam de acordo com OS LANDMARKS. Caso determinada potência não seja reconhecida, basta comprovar, através de escrutínio, envio de representantes a visitas às lojas filiadas e outras formas de verificação do cumprimento dos LANDMARKS, e se a potência em questão liderar lojas de acordo com os LANDMARKS, certamente será reconhecida, saindo da espuriedade. Mas enquanto os LANDMARKS, que formam a CARTA MAGNA MAÇôNICA, não for cumprida, não haverá reconhecimento, simplesmente porque não há o que reconhecer, não é maçonaria, é uma reunião de pessoas, que até podem ter bons motivos para se reunirem, não é isso que está em discussão, mas que não são MAÇONS, na raiz da palavra.
Quais landmarks? Os compilados por Pike ou Mackey?
ExcluirInfelizmente pertencer a uma Loja não reconhecida faz com que esses supostos "irmãos" desconheçam ou ignorem a verdade.
ExcluirLojas do GOB, COMAB e GL'S, possuem tratados de amizade, se reconhecem e é livre a visitação de Irmãos.
Mesmo só orbitando em único meio deveriam estudar mais, isso faria com que eles não ficassem por ai falando bobagens.
É fácil falar besteiras escondido atrás do anonimato.
Paulo Edgar Melo
QUAIS VERDADES???
ExcluirA COMAB e uma federação que foi criada, exatamente para congregar as Potências não reconhecidas pela GLUI.
Aqui reconhecida pela GLUI são apenas o GOB e as GLs de S.P., M.G. do Sul, R.J. e a do E. Santo, portanto pela visão errada e radical usada por uns, as demais são consideradas ESPÚRIAS, inclusive a COMAB.
E digo mais, se for observado os critérios como deveriam ser, e não por questões políticas, nem o GOB tampouco as Gls, estariam enquadradas nos quesitos para serem reconhecidas pela GLUI.
Quanto as besteiras,realmente Paulo, existe muita gente falando besteiras, via de regra são os tolos radicais que infestam a Ordem.
Um TFA.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
maçonaria feminina ??? maçonaria mista ??? que absurdo, estão desvirtuando os verdadeiros propósitos da ordem !!!
ResponderExcluirPois é, caro André. E o pior é que muitos que participam destes grupos são enganados, pensando que estão iniciados na ORDEM, e até mesmo defendem o ponto de vista desvirtuado de seu grão-mestrado, ignorando completamente o preceito "MAÇONARIA = LANDMARKS ORIGINAIS".
ExcluirAbsurdo e falarem sem ter conhecimento!!
ExcluirA Mulher já participava da Maçonaria bem antes da criação da GLUI, aqui mesmo no Brasil, o GOB a maior Potência Brasileira, onde me orgulho de ter sido iniciado e permanecido por 20 anos, havia inúmeras Lojas femininas, por perto de umas 14.
Será que naquela época o GRANDE ORIENTE DO BRASIL-GOB, desrespeitava o preceito " MAÇONARIA LANDMARKS ORIGINAIS, como o Mano acabou de afirmar????
O GORB e uma Potência Masculina, mas reconhece a todas as demais, como Maçonaria legitima, sejam elas Femininas ou ate Mistas, só exigimos que sejam administradas por Maçons Honestos, oque pelo visto, não e muito exigido pelo GOB e algumas GLs, porque senão não haveria dentre elas mesmos tantos escândalos como acontecem, são exatamente estes fatos, que levam a criação das Potências Independentes.
Um TFA.
kim (kimcostar@hotmail.com)
INFELIZMENTE ESTA PREOCUPAÇÃO COM TRATADO E NÃO TER TRATADO DE AMIZADE NÃO LEVA EM NADA POIS TANTO O GOB, CMSB, COMAB, E AS OUTRAS POTÊNCIAS DO BRASIL ESTÃO ESQUECENDO DO PRINCIPAL QUE É PRATICAR MAÇONARIA, COMO POR EXEMPLO UNIR EM FAVOR AO BRASIL PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO, FOME, MISÉRIAS E TENTAR PROMOVER O BEM ESTAR DA HUMANIDADE MAS INFELIZMENTE HOJE EM TODAS COM TRATADO E SEM TRATADO OS AS PAIXÕES HUMANAS ESTÃO SOBREPONDO O ESPIRITO A VAIDADE DE ASSUMIR CARGOS PASSAM POR CIMA DE QUALQUER OUTRA SITUAÇÃO NÃO É DEVER DOS IRMÃOS FICAREM PREOCUPADOS COM REGULARIDADE E IRREGULARIDADE POIS A REGULARIDADE ESTA EM A INSTITUIÇÃO CUMPRA SEUS DEVERES COM A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL NA SUA CRIAÇÃO. TRATADOS PARA QUE SE QUE O PRINCIPAL JA FOI ESQUECIDO A MUITO TEMPO PROMOVER O BEM ESTAR DA HUMANIDADE SEM EGOISMO, INDIVIDUALISMO POIS O NOSSO BRASIL ESTA DESTA MANEIRA POR IRMÃOS QUE ESTÃO NO PODER E ADMINISTRAM POR INTERESSE PRÓPRIOS VAMOS REFLETIR.
ResponderExcluirTFA
IR.'. João Herrera - M.'.I.'.
Or.'. de Campo Grande - MS
Endosso as palavras do Ir.'. João Herrera a quem o G.'.A.'.D.'.U.'. deu Luz e Serenidade aos seus pensamentos.
ExcluirS.'.S.'.S.'. a todos os IIrm.'.
Ir.'. Sylvio Galvão
Or.'. de Sorocaba (SP)
Assim como o ilustre Irmão Sylvio Galvão.
ExcluirTambém corroboramos as palavras do Irmão JOÃO HERRERA.
Ainda bem que existe na Ordem, Irmãos deste Naipe!!!
E isto que nos incentiva a continuar a luta.
kim (kimcostar@hotmail.com)
"...Não posso deixar de expressar conformidade com as palavras do Ir.'. João Herrera, pois consta que Ordem e Progresso é o que almejamos no Brasil"
ExcluirFraternalmente.
Tomo a liberdade para reproduzir a aqui o texto que escrevi em outro blogue:
ResponderExcluirA quem possa interessar!
Essa discussão sem fim sobre Regularidade e Reconhecimento mostra-se totalmente sem propósito.
Aqueles que querem defender a Maçonaria façam o que a Arte Real prega, ou seja, TOLERÂNCIA.
Todos sabemos que existem boas e más pessoas em todas as instituições e que o fato de ser reconhecido por esta ou aquela instituição é uma questão de foro íntimo, sendo assim, não cabe a qualquer um obrigar, por atos ou palavras, que todos o aceitem como às suas idéias. Seja MAÇOM, pratique a TOLERÂNCIA, execute suas OBRAS, busque o APERFEIÇOAMENTO, e além de tudo seja JUSTO E PERFEITO, obedecendo aos poderes constituídos, promovendo o conhecimento, respeitando as leis e promovendo o respeito à elas.
Outro fato é que Todos são iguais perante a Lei, ou seja, a Lei regula como se estabelece a igualdade e parafraseando o grande constitucionalista Celso Ribeiro Bastos que conceitua muito bem esse princípio "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam". Pois existem peculiaridades pessoais que impedem tratar a todos da mesma forma.
Isto posto, comunico que se um determinado grupo deseja ser reconhecido pela GLUI, e este grupo estabelece regras para isso, todos os que ingressam nessa associação devem respeitar suas convenções. Como se outro grupo não faz questão deste reconhecimento também siga as convenções de sua organização. Contudo todos, como CIDADÃOS devem repeitar os demais, incluindo-se o respeito às Leis e Regulamentos. Se TODOS fizerem isso já serão ÓTIMOS MAÇONS, com ou sem avental.
Enfim, caso alguém queira deliberar sobre esse assunto estarei a disposição
SANTANA
PARABÉNS ILUSTRE IRMÃO SANTANA.
ExcluirPELO EXCELENTE EXPOSTO.
e EXATAMENTE ISTO QUE DEVE SER FEITO, CADA QUAL SE UNE AO GRUPO QUE DESEJAR, MAS NÃO DEVE DISCRIMINAR AOS DEMAIS, COMO INFELIZMENTE OCORRE.
VEJO QUE O MANO E DO GRUPO DOS VERDADEIROS MAÇONS!!!!!
UM FORTE ABRAÇO A MODA DA CASA.
KIM (kimcostar@hotmail.com)
"É preciso seguir o caminho da igualdade, liberdade e fraternidade, principalmente a partir das nossas divergências...
ExcluirParabenizo a Irmã Santana.
Fraternalmente.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirÉ profundamente lamentável que uma Ordem que nasceu a milênios, fez a historia do mundo, custando, em muitos casos, vida de muitos de seus filhos para o bem da humanidade, deixando seus feitos para ser escrito na historia do mundo e hoje vimos, crescer e proliferar no seio da Ordem, a VEIDADE, o ESPÍRITO PREPOTENTE, a total carência de Discernimento sobre a Real Historia que remonta a Maçonaria Operativa, a Maçonaria Especulativa e por fim a Maçonaria Simbólica. Segundo está escrito em nossos Antigos Landmarks, para ser ingresso, " Iniciado", na Maçonaria o homem deve possuir algusn valores, tais como Noral e Bons Costumes, possuir Moral ilidada, despojado do espírito de vaidades, lutar pela aplicação dos princípios da Liberdade, da Igualdade, da Fraternidade. Respeitar as Leis da maçonaria e as Lais de seu País. Antes de pronunciar qualquer comentário, avaliar se é realmente conhecedor de suas palavras, ou escritas. O que é REGULALIDADE? qual a ligação citada em qualquer documento da Ordem que afirma uma Potência para ser "Reconhacida como reglar esta necessita de ser RECONHECIDA por uma outra Potência? REGULARIDADE E RECONHECIMENTO são pontos totalmente contrários e nada tem a ver com os Antigos Landmarks... Em Amó 7, Cap. 7, se lê. E vo o Senhor sobre um muro levantado a "Prumo", disse-me o Senhor, o que vês Amós? Um Prumo Senhor, e dise o Senhor a Amós: Colocarei o Prumo em meu povo Israel e jamais passarei sobre ele... Também está escrito na Bíblia.. Não sejas como es Hipócritas das Sinagógas que ficam nas esquinas "Gritando" seus feitos. O que a mão esquerda faz, a direita não deve saber... Estude melhor os Antigos Landmarks, mas qual deles?... Leia sobre os "8 REGRAS DE RECONHECIMENTO UNIVERSAL DA REGULARIDADE INSTITUCIONAL DAS OBEDIÊNCIAS MAÇÔNICAS - (Impostamente definidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra)".
ResponderExcluir(Londres 04 de Setembro de 1929)
Quem sabe poderemos trazer com a máxima dos valores a que se tem DIREITO aAÇONARIA UNIVERSAL, e estes montes de besteiras sejam tirados da Internet... SOIS?...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAS REGRAS DA GLUI, SÃO APENAS PARA AQUELES QUE SÃO OU QUEREM SER RECONHECIDOS POR ELES.
ExcluirCADA POTÊNCIA CRIA SUAS PRÓPRIAS REGRAS, E QUEM QUER RECONHECE-LAS QUE RECONHEÇA, QUEM NÃO QUER, QUE NÃO RECONHEÇA!!!
KIM (kimcostar@hotmail.com)
Leonel.M.".M.".
ResponderExcluirMeus irmãos minha pergunta vai neste sentido quem é maçom verdadeiro.
É aquele que é iniciado dentro de uma loja justa e perfeita que seja filiada a uma potência que seja ligada a G.L.U.I.
É aquele que é iniciado dentro de uma loja justa e perfeita, e que não é ligada a G.L.U.I mas cumpre com os deveres de um maçom.Respeitando todos os princípios da maçonaria.
Caso o verdadeiro maçom seja somente aquele que pertença a uma loja que pertença a uma potência que seja ligada a G.L.U.I.
Faço outra pergunta. Antes da união das lojas que formaram a G.L.U.I. já existiam maçons pelo mundo inteiro esses maçons como devo considera-los? todos irregulares? todos eles deixaram de ser maçons após a criação da G.L.U.I.
Se não estou enganado aprendi que um maçom é feito primeiramente dentro do seu coração, e Se ele é feito nesse lugar entendo que jamais deixara de ser maçom este é meu entendimento.
Gostaria de ler de alguém alguma resposta que me convença que estou equivocado.
fui convidado via internet para ser maçon, loja Benfeitores da Humanidade, acabei de pesquisar e vi que a mesma e filaida a GLOB, não reconhecido, algum problema de ritos etc?
ResponderExcluirSe você não fizer questão de pertencer a nenhuma outra loja, tudo bem.
ResponderExcluirEssa "Potência" não é reconhecida pelas principais no Brasil, ou seja Grande Oriente do Brasil, Oriente Independente e Grandes Lojas Estaduais. Essas três com tratados de reconhecimento entre si.
O importante na Maçonaria é a livre visitação. Iniciado nessa "potência", você ficará restrito a ela.
Para seu governo: Maçonaria pela internet é arapuca. não é Maçonaria! Maçonaria é templária, seus ensinamentos só são passados em um Templo.
Quem acha que está se tornando um Maçom por isso, está sendo enganado.
Sai dessa meu amigo. Procure um Maçom regular e verdadeiro e não entre nessa armadilha.
Quando um barco afunda faz glog, glog, glob!!!!!
Abs
A GLOB e uma Potência regular e legitima como outra qualquer!!!
ExcluirSe eles estão fazendo maçonaria pela Internet, isto e totalmente irregular visto pelo aspecto moral e tradicional, apenas isto, se eles são uma arapuca, cabe a quem os acusa as provas da acusação!!
Não corroboro com este tipo de atitude da GLOB. (se e que eles o fazem)
Se bem que no começo muitas "irregularidade são cometidas" isto ocorreu na criação do GOB, GLMERJ, GOIRJ e tantas outras, se não ocorreu desta maneira ocorreu de outras maneiras, mas as irregularidades aconteceram, portanto ficar ridicularizando a GLOB por este fato imoral, não e muito justo.
Já diz o ditado popular: Macaco olha o teu rabo
kim (kimcostar@hotmail.com)
Meus queridos IR.’.
ResponderExcluirSou A.´.M.´. de uma destas potencias citadas acima e até mesmo na piadinha rsrsrs gostei bem criativa.
Voltando ao assunto , antes de ajudar a humanidade em sua evolução, tenho de me melhorar como homem.
Despertei o desejo de ser maçom desde minha pré adolescência.
Me dediquei a buscar informações e trocando ideias com alguns amigos acabou que eles também se sentirão despertados pela ilustre instituição. Enquanto outros garotos de nossa idade estavam mais preocupados em usar drogas alguns, outros em viajar e a muitos outros em roubar, outros a estudar.
Me dediquei a uma profissão e me especializei. E hoje ela me sustenta e a minha família.
Entrei para uma irmandade iniciatica onde estou até este momento nossa ja fazem 20 anos.
Quando fiz 21 anos peguei o endereço de uma loja da GOB na lista telefônica e enviei uma carta , o secretario da loja me ligou e ficou de marcar uma entrevista comigo... to esperando até hoje. rsrsrsrs ele podia pelo menos avisar né o mínimo.
Já com 3X de idade um amigo me convidou para entrar na glesp me explicou tudo mas não aceitei pois não estava legal emocionalmente pois tinha me separado naquela semana.
Depois de algum tempo entrei no site da GLOB e ali fiz minha inscrição, fui chamado para fazer uma entrevista, depois de algum tempo após a sindicância fui informado que avia sido aceito.
Meus amigos e IR.´. foi o dia mais feliz da minha vida só comparado com o nascimento da minha filha, eu chorei sorri fiquei ansioso foi um turbilhão de emoções.
Hoje tenho novos e maravilhosos amigos que ficam felizes em me ver, num ambiente de paz, onde as boas graças nos banham.
Não sei o que pedi mas sei o que ganhei.
Só vim escrever aqui minha experiência que esta apenas começando não por vaidade ou para me defender mas por gratidão um dos sentimentos que fortalecem a cada dia o meu desejo de mais fazer de mais saber.
Abraços.
P.P.
ass. S.I.
Caro SI.
ExcluirLamento a atitude desse secretário. Ele deveria lhe informar que em uma Loja do GOB, para ser Iniciado o candidato tem que ser indicado por 2 Irmãos em dia com suas obrigações maçônicas.
Passa por um processo rigoroso de investigação de sua vida, aprovado é Iniciado.
Um Maçom do GOB é reconhecido mundialmente e, poderá frequentar qualquer Loja regular no Brasil e no mundo.
Quanto essas lojas lojas tidas como mistas ou vinculadas a internet, seus componentes não terão acesso, pois não serão reconhecidos como Maçom.
Caso um dia queiram entrar em uma Loja reconhecida, só poderão fazê-lo um processo de Iniciação.
Lembre-se meu amigo: Maçonaria não é dessas igrejas evangélicas que ficam catando gente para engrossar sues quadros.
Você parece-me pertencer a R+C por isso, me dei o trabalho de responder.
Fique em Paz.
Querido irmão. “não posso ir na sua loja mas posso chama-lo assim né, visto que é uma verdade”.
ResponderExcluirPeço desculpas, pois me esqueci de deixar o e-mail no ultimo post.
Mas deixarei neste.
Como eu disse não estou aqui para nomear ou comparar principalmente aquilo que não conheço, prefiro ficar com o pote vazio a enche-lo de pré-conceitos seja deste ou daquela instituição.
Única coisa que posso dizer que gosto das coisas lentas, pois só assim posso aproveitar cada instante, instantes como este ou como aquele.
Aprendi a estar sempre vigilante comigo mesmo, em todas as situações como esta ou aquela.
Quanto a visitação, é uma pena não poder visitar os meus Muitosss amigos de outras potencias em loja, mas não tem problema eu faço um churrasco em casa e eles poderão vir sem problemas , não só eles mas os amigos deles também serão recebidos como irmãos pois assim o são sejam eles das ditas igrejas evangélicas do candomblé da sinagoga do espaço de outra dimensão da eubiose thelema etc, etc.
Só sinto uma dificuldade pois sou Panteísta e estar num mundo Deista é complicado.
Mas sei que a única certeza é a evolução.
Em falar nisto ja posso ir nas lojas da Espanha as reconhecidas pela G.L.U.I mais duas potencias vou poder ir na sua loja.;)
Ouvi em um lugar uma frase assim.
Os laços que nos unem são mais fortes do que aqueles que nos afastariam.
abraços.
P.P
Rodson Cruz.
R.C.
hordieest@gmail.com
Desculpe-me, mas a Grande Loja Unida da Inglaterra só reconhece no nosso país o Grande Oriente do Brasil. Lhe passaram uma informação errada.
ResponderExcluirLojas virtuais não são aceitas em lugar nenhum.
Abs
Caro TRABALHOS MAÇÔNICOS.
ExcluirMe permita acrescentar a sua resposta o seguinte:
No Brasil são reconhecidas pela GlUI apenas o GOB e as GLs, de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e a do Espírito Santo.
Trabalhos Maçônicos:
ExcluirComo identifico em São Paulo quais lojas são pertencentes ao GOSP?
Não tenho nada com isto mas então pelo que você me diz a G.L.U.I. não leva os land marks ao pé da letra.
ResponderExcluirE novamente me lembro não posso falar daquilo que não conheço, mas posso perguntar.;)
Meu amigo entrei aqui só para pesquisar sobre a moral maçônica mas a cada pesquisa mais véus aparecem a minha vista, agora já não sei se é para mentir e fazer um trabalho com uma oratória legal ou falar a verdade e sair um trabalho bem espinhoso, já sei posso divagar sobre teorias e usar as praticas do passado, ai fecho o trabalho usando o ontem, o hoje só a teoria e o amanhã ? Já sei o amanhã a Deus pertence é isto né.
Legal agradeço ao irmão por disponibilizar tantas e tantas matérias, que muito estão me ajudando em meus estudos. Agradeço a GOB por disponibilizar no scrib tantos e tantos materiais de uso pessoal e intrasferível para que todos posam ler e se familiarizar.;)
Lembro de uma passagem de algo que li a pouco sobre um personagem chamado de Samael ele pensava ter destruído e tomado posse de algo que nunca foi dele. Algumas coisas não teem Dono, Rei ou seja lá qual for o pronome dado ao tirano.
Paz Profunda.
Esse negócio de maçonaria preconceituosa não esta com nada nos dias de hoje . Sei que existe os princípios de regularidade e também acho que devem ser seguidos. Mas as coisas evoluem sé continuarem pensando assim iram
ExcluirFicar sozinhos . Também não acredito em maconaria virtual mais muitas das potências sitiadas são sérias e tem reconhecimento pela soglia e Grande Oriente da França.
Que a princípio foi uma das percursoras e com muita influência na nos primórdios da maçonaria Brasileira.
Esperou poder ver essa evolução da
Maçonaria inclusiva e de homens livres .
Em nenhum dos documentos históricos da maçonaria há registros sobre qualquer acordo entre lojas ou potências, informando que uma determinada potência possa ter autoridade para reconhecer outra.
ResponderExcluirNão sabe com certeza quantos e quais são os verdadeiros Landmarks, ficando, por conseguinte, muito difícil adotá-los como referência para se estabelecer critérios de Reconhecimento e Regularidade.
A maçonaria não é propriedade de ninguém, não pode, portanto, ser controlada por um poder central mundial.
Uma vez que nem a GLUI e nem qualquer outra potência tem autoridade para exercer o Reconhecimento, o fato de ser ou não ser reconhecido por ela ou por qualquer outra potência do planeta não é significante. O que importa é que cada loja ou potência esteja ciente de sua idoneidade e espírito maçônico, de forma a poder reconhecer a si mesma como membro da Maçonaria Universal. O restante vem por acréscimo.
QQr.'. e AAm.'. IIr.'.,
ResponderExcluirReconheço meus verdadeiros irmãos pelas atidutes, pela forma de agir na sociedade e comportamento. Jamais reconhecerei alguém por Potência. Clareamos nossos pensamentos À.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. e esqueçamos essas bizarrices de poder.
Aceitem meu desejo de S.'.S.'.S.'. à todos verdadeiros IIr.'..
Ir.'.M.'.M.'. Andre Rafael Curtarelli, Or.'. de Chapecó - SC.
Parabenizo ao Poderoso Irmão Andre Curtarelli.
ExcluirSão estas as palavras, que devem ser pronunciadas por um verdadeiro maçom.
Meus Parabéns.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
Ilustre Irmãos.
ResponderExcluirCom o intuito, de apenas esclarecer melhor a celeuma que se criou com o tal tópico.
Na Inglaterra apenas foi criada a 1ª Potência Maçônica, e mesmo assim alguns não satisfeitos criaram sua própria Potência, ficando desde aquela época considerados os Espúrios, muitas décadas depois, as duas Potências se juntaram e formaram o que e hoje a GLUI.
Bem antes de 1718 já existiam inúmeras Lojas espalhadas pelo mundo, na Alemanha, tem registro desde 1200, na escócia a loja Mary Chapman tem registro desde 1501, portanto já existia a Maçonaria no Mundo, a GLUI não e dona da Maçonaria nem se intitula como tal, ela inclusive reconhece que existem outras potências Maçônicas que não tem tratado com eles.
Os Brasileiros se fossem um Povo mais esclarecido viria o mal que a Inglaterra nos causou, e isto já seria motivo mais que suficiente para adotar-mos a filosofia Francesa em vez da deles.
"O Povo medíocre que não tem sua própria Realeza, costuma bajular a realeza dos outros."
Ficar discutindo este assunto, e perda de tempo, só serve para disseminar a desarmonia entre Irmãos.
EM VEZ DE FICAR DISCUTINDO O SEXO DOS ANJOS, DEVEMOS NOS UNIR CONTRA AS ARAPUCAS QUE ESTÃO SENDO ARMADAS POR ESPERTALHÕES COM A INTENÇÃO DE SE LOCUPLETAREM AS CUSTAS DA BOA FÉ DOS INCAUTOS.
Curiosamente contra estas falsas Potências não fazem nada, absolutamente nada.
NÃO ESTOU ME REFERINDO A TAL LISTA APRESENTADA, POIS A MAIORIA DAS POTÊNCIA ALI DECLARADAS, SÃO LEGITIMAS E PERFEITAMENTE LEGAIS PERANTE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.
Me refiro apenas as Arapucas que devem ser combatidas.
DEVEMOS NOS UNIR POR UMA MAÇONARIA BRASILEIRA MAIS UNIDA, NÃO PODEMOS NOS ESQUECER, QUE JÁ SOMOS A 3ª MAIOR POTÊNCIA MAÇÔNICA MUNDIAL.
Um forte abraço em todos, (ate nos radicais)
kim (kimcostar@hotmail.com)
Vamos tentar dar um ponto final nesse assunto por demais desgastante.
ResponderExcluirAs maiores Potências Maçônicas Brasileiras, são as citadas anteriormente.
Cabe as novas, ao contrário que ficar se autodefendendo, buscar o reconhecimento das demais. Só assim estará assegurado o direito universal de visitação.
Gostaria de afirmar que nunca houve lojas mistas ou femininas dentro ou apoiada pelo GOB.
Essas lojas estariam fora de qualquer Tratado, pois ferem os LANDMARK'S.
OK, vamos encerrar esse assunto.
Caro TRABALHOS MAÇÔNICOS.
ResponderExcluirCorroboro vosso pedido, porem tal tópico nem deveria ser postado aqui, pois o objetivo foi apenas "atacar" aqueles erradamente considerados "espúrios".
Pelo que vi as "Novas" apenas se defendem, dos ataques insanos e infundados daqueles que eram para dar o exemplo, reclamar da defesa das "Novas" e no minimo insano.
Mais insano ainda e permitir tais Tópicos, e não permitir o direito de defesa dos ofendidos.
Quanto ao reconhecimento, isto vem com o tempo e pelo trabalho apresentado, porem não faz das "Novas" menos ou mais regulares que as demais.
Quanto as lojas femininas do GOB existiram sim, quando o GOB debandou para o lado da GLUI, covardemente as eliminou.
Realmente estas lojas ferem os Landmarks criados posterior ao Landmark maior que e os manuscritos Régios, por sinal estes Landmarks não tem nenhum valor legal, são apenas tradicionais, cada Ordem usa os que quiser, ou cria seus próprios.
Curiosamente os land-Marks de Jaime Anderson e o de Mackey, na época já foram criados errados, pois deveriam seguir o Land-Mark maior, o manuscrito Régio, onde esta registrado a presença da mulher.
Nossa Potência e Masculina, porem reconhecemos e defendemos o direito de todos, era isto que as demais deveriam fazer.
Grato pela oportunidade.
kim ( kimcostar@hotmail.com )
PENSO QUE UM BOM CIDADÃO, AQUELE QUE SE CONHECE E AGE DE ACORDO COM OS DITAMES DA MORAL, É MELHOR QUE MUITO INDIVIDUO QUE SE DIZ UM BOM CIDADÃO SEJA ELE MAÇOM OU NÃO. TRABALHAR POR UMA SOCIEDADE MELHOR É DEVER DE TODOS, É TRABALHAR COM INCLUSÃO, REALIZAR MUDANÇAS PARA MELHORAR OS QUE ESTÃO AO SEU LADO, PROPICIAR OPORTUNDADES E ESPERANÇA PARA OS QUE NÃO TEM, A PALAVRA SEGUNDO DIVERSOS AUTORES QUE NÃO LEMBRO O NOME É CARIDADE E AMOR, ASSIM SE CONSTROE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E PROSPERA.QUE OS NOVOS TRABALHOS SEJAM VOLTADOS A CARIDADE E AMOR, JUSTIÇA E LIBERDADE!
ResponderExcluirboa tarde, fui convidado pra participar da sindicancia, da loja regulus, (glada) aqui em curitiba, o sr que entrou en contato comigo se chama celso rogério, alguém o conhece?este convite veio após eu estar pesquisando e aprendendo um pouco sobre a maçonaria, creio que tenho e sigo muitos principios de que já é maçom, estou muito interessado neste convite, vca poderiam me ar alguma informação e ajuda a respeito, desde já agradeço, um grande abraço a todos.ps: também recebi um convite de uma loja do grande oriente do paraná, pelo que eu li aqui este é reconhecido, porém estou muito interessado no covite da glada, li sobre a seus principios e preceito e achei muito interessantes, claro que também li sobre o grande oriente, más teve alguns pontos que não consegui concordar,talvez por falta de conhecimento por exemplo da não aceitarem mulheres em suas lojas, sou um cidadão que gosta de seguir a lei e não consigo entender pq esta grande ordem não segue alguns pontos da nossa constuição federal, por gentileza peço a ajuda dos amigos que tem mais conhecimento. att; anderson.
ResponderExcluirSolicitamos o envio de e-mail para resposta privada.
ResponderExcluirInformamos que ninguém está autorizado a dar respostas por esse blog.
Meus Irmãos (independente de Potência)bom dia
ResponderExcluirApenas penso que este artigo não acrescenta nada a Maçonaria Brasileira, visto que provoca mais divisões e fragmentações, surgindo do mais profundo inconsciente paixões e vaidades (vicios que deveriam estar em masmorras certo?)
Não sou dono da verdade apenas um eterno aprendiz em busca dela. Sei que existem Potências que nem deveriam ser associadas a Maçonaria, mas precisamos ser justos, não podemos fazer simplesmente uma lista com nomes de potências IRREGULARES (não sei quem regulariza quem)sem levar em conta sua história e trajetória. Pelo que conheço de Maçonaria uma Loja é Justa e Perfeita quando.......(lembram do ritual de aprendiz né?) e regular quando são filiadas a uma Potência Maçônica Regular ou seja esta deve seguir os Landmarks, as Constituições de Anderson.... portanto REGULARIDADE, não é simplesmente estabelecida com tratados de amizade e mútuo reconhecimento, sei que o assunto é polêmico e extenso mais gostaria que nós verdadeiros Maçons nos uníssemos e desenvolvêssemos a VERDADEIRA MAÇONARIA, devemos sim ficar distantes destas ditas potências que nada tem a ver com maçonaria, mas nunca deixar ser levado por vaidades de uns poucos que gostam de rotular como espúrias aquelas Potências que simplesmente um dia disseram, com liberdade de pensamento, por serem formadas por homens livres e de bons costumes,NÃO.
Até agora continuamos a não entender a razão de tamanha polêmica.
ResponderExcluirO presente artigo, em questão, foi elaborado pelo autor, apenas no sentido de alertar aos membros das três potências que têm tratados de mútuo reconhecimento. São aquelas que congregam 90% do Maçons no Brasil.
Não é segredo para ninguém que não devemos permitir a entrada, em nossos Templos, de irmãos oriundos de Lojas que não façam parte do tratado em sessões ritualísticas.
Foi só isso! Tenho certeza que o autor não procurou ofender ou denegrir ninguém.
Estou certo que artigo foi para impedir que irmãos sejam punidos por descumprir essas determinações.
Recentemente uma Loja no Rio de Janeiro, inadivertidamente, filiou um ex-membro dessas potências tidas como não reconhecida. Já viram a confusão que deu!
É chegada a hora de se dar um basta nessa discussão.
Ninguém está interessado em saber quem é mais Maçom de que o outro.
SE NÃO ESTIVESSEM INTERESSADOS EM "SE MOSTRAR" MAIS MAÇONS QUE OS DEMAIS NÃO FARIAM TAL ARTIGO COM MUITA DISCRIMINAÇÃO, PARABÉNS ATITUDES ASSIM MOSTRAM QUE VOCÊS SÃO MAÇONS DE VERDADE!!! HASSANSUKUR@LIVE.COM
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGLOSMAB é GOLPE!
ResponderExcluirO Grão-Mestre da GLOSMAB não tem nem 3 anos de Ordem.
Comprou o diploma do Grau 33, iniciou, elevou, exaltou e instalou o próprio pai em um unico dia!
Não podemos confundir os irmãos que foram iniciados por pilantras com próprios pilantras.
ResponderExcluirIndependente de potência, somos todos irmãos, cabe aos maçons alertarem aos irmãos que fazem parte de potências picaretas que eles estão em um barco furado.
Meu nome é Antonio Paulo
ResponderExcluirSou maçom pertencente ao GOMG/COMAB, na realidade a maçonaria brasileira hoje sofre uma grande crise de identidade. tenho visto que entre as 3 chamadas grandes potências a fraternidade acabou, tudo resume-se a ágapes ao fim das reuniões e depois cada um vai pra sua casa até a próxima semana e pronto. O tempo de estudos é usado pra LER matérias tiradas da internet e depois o leitor é parabenizado pelo "brilhante trabalho". Presenciei comentário de um Grão mestre dizendo ao seu assessor para fechar loja que não estavam dando resultado. Ouvi outro Grão Mestre dizendo a um VM para não iniciar qualquer pé rapado que não pudesse pagar mensalidade de R$ 100,00. Também tenho presenciado conversas de irmão falando mal de outro, tenho presenciado conversas do que ocorreu em loja para irmãos ausentes. Que maçonaria regular é essa?
Confesso que estou pensando seriamente em seu um espúrio, pois percebo que entre eles parece haver o que nos falta a FRATERNIDADE e eles também demonstram um desejo imenso de fazer maçonaria de verdade embora os chamemos de espúrios. A bem da verdade espúrios não são mais, pois todos sabemos que pelo mundo afora eles tem tratado de amizade, ou seja tratados internacionais e estão se unindo aqui no Brasil também. É hora de todos nós das ditas regulares ou revermos nossos conceitos ou organizar nossa potências. TFA aos regulares e aos supostos irregulares, tenho todos como irmãos, pois uma vez maçom, sempre maçom.
Fraternos irmãos, gostaria de postar um pensamento, que, talvês possa colaborar com algumas dúvidas de todos:
ResponderExcluirQuando se fala de Potência Maçônica, de início se tem um Aspecto de Independência e Conglomerados de Lojas, por sí só são organizadas e subordinadas a um poder Central. Sendo elas dentro de uma nação, (País) e que seja reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Este situação, sujeita as Leis e Garantes de Amizade, são estabelecidos e assinados pelos Soberanos Grãos Mestres de tais Potências. São chamados de Grandes Orientes ou Grandes Lojas, sendo aqui no Brasil o GOB, uma Potencia MaçÔnica reconhecida no mundo todo, atravês da GLUI (Inglaterra).
No entanto, existem no Brasil e no Mundo, Grandes Lojas, Grandes Orientes, que por sua vez, não fazem parte deste Garante de Amizade, assinado e reconhecido pela GLUI. Por isso, sabemos que existem as Leis Maçônicas, que são; A Constituição, RGF e outros, que regem as normas de conduta de cada Maçom a elas pertencentes.
Entendo que todos nós Maçons, devemos seguir o que as nossas Leis dizem e prescrevem, sendo passivel de Justiça Maçônica, os casos que a elas forem apresentadas, "caso haja algum descumprimento". O reconhecimento mútuo em Loja se faz por Tratados Assinados e Garantidos pelos Soberanos Grãos Mestres de cada Oriente, sendo assim possivel a visitação entre ambos.
Não podemos aliciar interpretações errôneas de Lojas ou Orientes, que não sejam reconhecidas por por uma ou mais Potências.
Não podemos explorar e exigir modificações de Leis maçônicas, a não ser pelas Grandes Secretarias ou Assembléias Legislativas Fed. ou Estad. Sendo somente através delas, que possam fazer modificações e atribuidos os Grandes Mestres Gerais, para a devida execução.
Se um Oriente ou Potência, não tem reconhecimento entre ambos, os membros da cada Loja, devem ter o equilíbrio, Temperância e Humildade, de não se frequentarem, para que não seja dado início a desagradáveis contestações de ferimentos as Leis de cada Oriente envolvido.
Infelizmente é assim, até que algum dia, possamos a se visitar de forma fraternal, devidamente amparado Maçônicamente através de Leis.
Mesmo assim, não há necessidade de confrontamento e debates incontestáveis, quanto a ser um Oriente melhor ou pior. Todos nós somos Maçons e temos os mesmos conhecimentos sobre esta Ordem. Somente dessa forma, em algum dia próximo, possamos ter esse ato devidamente legal.
" O silêncio nada mais é as vêzes, do que uma Poesia recitada ao vento "
Ir.'. José Reis
Fraternalmente Ir.'. José Reis.
Devemos refletir a respeito desta tal regularidade e reconhecimento, pois ninguem é dono da maçonaria e ela é UNIVERSAL. Existe um entendimento equivocado por grande parte dos Irs.'. no sentido deste reconhecimento e é preciso coragem para se rever conceitos. Esperamos que a LUZ E SABEDORIA adquirida possa efetivamente promover a mudança destes conceitos e valores para que a MAÇONARIA UNIVERSAL seja composta de perfeita UNIÃ0. Que o DEUS de seu coração possa lhe permitir ter o entendimento necessario para que sejamos a cada dia mais fortes e praticantes da solidariedade e fraternidade proposta nos principios maçonicos.
ResponderExcluirSenhor Nelson, Sou um estudioso da matéria e me permita aqui parabenizá-lo pelo seu elegante posicionamento a respeito do tema. Pessoalmente tenho a convicção de que essa grandiosa Instituição nasceu na Escócia e na França... Reconhecimentos: A UGLE reconhece o GOB. perfeito? A UGLE não reconhece as Gr Lojas Brasileiras, exceto 1 ou 2, perfeito? Ou seja, As Grandes Lojas no Brasil prestam obediência a Londres, e Londres por sua vez não reconhece as Gr Lojas do Brasil como maçonaria regular e legítima. Por sua vez ela detém o reconhecimento de uma grande fatia de Grandes Lojas de U.S.A., e alguns reconhecimentos na Europa. Os Estados Unidos em aproximadamente 1/3 de suas Grandes Lojas reconhem o GOB e alguns corpos da Europa também, sendo que na Europa, também reconhem em parte o GOB e GL do Brasil. E a COMAB? Não possue estes reconhecimentos, alguns poucos com America do Sul e Europa (França). A Grande Loja de Nova York não se encontra com a mesma ascensão dos anos 70 e 80, por que será? Com relação às Lojas cognominadas por alguns maçons brasileiros de escória, espúria, ilegal, independente, não reconhecida, estão com tratados de reconhecimento, em sua maioria dessas ditas espúrias, com mais de 60 países do planeta, isto é fato! Correto? Somente a Maçonaria da França, somados, cerca de 120.000,00 membros, incluindo a GLF, Grande Orient de France, entres outros que NÃO são reconhecidos pelo GOB ou Grandes Lojas daquí do Brasil. Foi fechado algum tratado com uma recém criada Grande Loja na França? A resposta é pura e simples: Não. A maçonaria da Alemanha não renovou tratados de reconhecimento com a Maçonaria Brasileira, acompanhada da Bélgica, da Turquia, do Congo, da Austria, da Dinamarca, da China, da Coreia, da Espanha, da Eslovaquia, entre outros que se encontram em "LIST OF LODGES" editado por Phantagrah, U.S.A. onde contém os tratados atualizados oficiais entre a Maçonaria do Mundo. Finalmente, a Grande Loja da Escocia, berço da Maçonaria, do mundo, receberia hoje em suas reuniões algum Maçom Brasileiro, mesmo de posse de seus passaportes maçônicos? Vamos perguntar para os respectivos Grandes Secretários das Relações Exteriores, ou viajar para àquele país e fazer o teste. Com relação a discriminação da mulher, penso que é um tema polêmico... Esta exclusão da mulher está em desacordo com as leis magnas da maioria dos países civilizados do mundo, contudo, neste espaço, não seria conveniente tratar deste tema. Voltando então às ditas e poderosas "regulares", deixando de lado as ditas "espúrias", perguntaria como anda o comportamento de cada um desses afiliados em suas respectivas Lojas? Bem, tenho quase certeza de que estão numa condição excelente para com suas respectivas famílias, estão praticando a verdadeira fraternidade, visitando e auxiliando seus IIr. em tudo que é necessário e justo, visitando e auxiliando seus IIr. enfermos, promovendo grandiosos projetos sociais em suas comunidades, votando nos políticos honestos, e o melhor de tudo, os Deputados Maçons estão 100% fora de toda essa lama de corrupção que assola o nosso país, creio ainda que nenhuma maçom por este interior do país, esteja apoiando candidatos a Prefeito com fixas maculadas pelas falcatruas... Continua na próxima página
ExcluirAmados irmãos
ResponderExcluirE chegado momentos de refletirmos profundamente sobre o futuro da nossa Ordem. Devemos analisar o passado, aprendermos com nossos erros, e buscarmos novos horizontes. Creio, e me permitam dizer, que vivemos um momento de transição. Este modelo que praticamos nao mais se aplica aos nossos tempos. Um novo modelo urge aos nossos mais profundos sentimentos pela maçonaria. Que o GADU possa nos iluminar neste momento de profundas reflexões.
Fraternalmente
Leonardo
Eu só não entendo uma coisa: Se já existe duas,não uma mas duas potências maçônicas regulares no Brasil, dá até para escolher, e se todos nós somos irmãos da mesma ordem, porque que algumas pessoas insistem em fundar novas potências, desagregando a confraria? Se não é por vaidade, por restrições de conduta moral, ou por debilidade mental só pode ser por dinheiro.(Alexandre G.'.O.'.B.'.).
ResponderExcluirLi todos os posts com atenção e vou fazer um resumão.
ResponderExcluirExiste em alguns estados a tal "Maçonaria Unida" que compreende que a palavra semestral seja a mesma entre as 3 potencias para que o Ir.'. possa visitar se nao tiver o CIM ou acesso ao site das mesmas.. Tem até decreto dos grão mestrados assinado, mas nao sao cumpridos.. Primeiro erro.
Maçonaria feminina, nem vale a pena comentar, pois é ilegítima e os iir.'. sabem a que me refiro, a maçonaria nao é união e tolerância? a mulher não é SEMPRE motivo de briga e dissoluções? já pensou se um irmão se apaixona por uma mulher em "loja" e esta é namorada de outro irmao? segundo erro.
No Brasil nossa lei maior a constituição, nos permite tudo, livre associação vedado o anonimato, todo mundo pode filiar-se, ter um CNPJ, portanto, se tem 30, 40 potências maçônicas, estão dentro da lei da livre associação, mais o direito a livre manifestação religiosa etc.
Por mais que se discuta, fora as potencias regulares e reconhecidas (3) GOB, COMAB E CMSB, porque as membros das outras potencias nao frequentam as lojas das 3 potencias regulares? porque se escondem? sabem que se procurassem as 3 potencias ou seguissem as leis corretamente da ordem, poderiam frequentar sim as outras lojas, nao as fazem, pois sabe-se lá o que fazem nestas lojas de potencias cujas a regularidades sáo questionadas.
Detalhe, a GLUI nao determina e autoriza nada, ela apenas tem o efeito de FISCALIZAÇÃO, é como se fosse um conselho de classe profissional que fiscaliza o exercicio da profissao, nao manda nada!
Outro problema nestas potencias que surgem emergente, é na sua grande maioria aparecem graos mestres que foram de lojas regulares como aprendizes no maximo companheiros, que pediram seu quite ou foram excluidos e de birra montaram potencias e se intitularam grao mestres sequer passaram por graus capitulares etc....
Ninguem é contra o surgimento de potencia maçonica nova, se for para o bem, para combater a tirania, que venham e sejam bem vindas, mas acontece que quase em sua totalidade, sao malandros que leram a vida toda sobre misticismo, sociedades etc, montam potencias para auto enaltecerem, cobrarem fortunas (para sobreviverem as custas dos outros) e acharem que sao os tais, enganam as pessoas de bem
As lojas de cidades pequenas ainda mantem uma uniao e nao vivem so de sessoes mecanicas e agapes onde iir.'. tomam porres, vejo muito isso em cidades grandes..
Na minha cidade ha uma loja de potencia nao reconhecida, pois um vivaldino que estuda a vida toda misticismo, montou uma e ja enganou quase uma centena de homens e mulheres, mas do que adianta isso? se escondem, nao frequentam as lojas regulares, só ficam se expondo muito mas muito mesmo em redes sociais, isso é maçonaria? nao né.
Peço cordialmente a quem dirige estas potencias nao reconhecidas, que procurem as 3 tradicionais, tentem filiação, uniao, visitaçao livre entre todas, na humildade, nao fiquem com o peito estufado se achando melhor que qualquer outro é chato isso, pois deturpa a maçonaria e é como sempre digo, maçons de verdade entre irmaos nao se escondem, visitam, frequentam, se conhecem, pois aqueles que se ocultam entre os seus pares, é porque sabem que maçons nao os são!
Prezados IIr.'.
ResponderExcluirPrimeiramente eu gostaria de citar o Salmo 133!
SALMO 133
Ecce quam bonum et Quam iucundumhabitare fratres in unum
Sicut unguentum in capite Quod descendit in barbam barbam Aaron
Quod descendit in ora vestimenti eius Sicut rosHermon quod descendit Iin montem Sion quoniam illic mandavit Dominus Benedictionem et vitam usque in saeculum
-
SALMO 133
“OH! QUÃO BOM E SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO.
É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA. QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARÃO,E QUE DESCE À ORLA DOS SEUS VESTIDOS.
É COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE SIAO; PORQUE ALI
O SENHOR ORDENOU A BÊNÇAO E A VIDA PARA SEMPRE.”
-
Acredito que seria uma boa meditar nestas palavras!
Pois o verdadeiro "Filho da Viúva" às conhece e as pratica.
E sendo assim, este ajudará aos seus IIr.'. a encontrar a verdadeira Luz!
Ir.'. Fabiano P. Hott.'.
Estou de acordo com o TRABALHO MAÇÔNICA, apesar de não ser maçom. Mulher na Maçonaria não existe. Meu pai e meu avô foram maçons, fizeram a passagem. Tenho pretensões de continuar a caminhada. Grato, Alexandre Figueiredo Noia Correia
ResponderExcluirMulher presidente...Mulher no exército...Mulher pastora...Mulher bombeiro...Mulher médica...Mulher nas Nações Unidas...Mulher astronauta...Mulher cientista...DEUS colocou uma no paraíso... Uma mulher foi mãe de Jesus Cristo...Uma mulher foi mãe de todos vocês... Uma mulher é mãe dos vossos filhos... Se pode ser tanta coisa mais importante, porque não pode ser maçom ?...Sou trabalhador, cumpridor de meus deveres e respeito a constituição. Para mim, no Brasil é a lei maior. Lá não diz que todos são iguais?...Esse negócio de mulher não entra é igual a quando o negros não podiam entrar ou os judeus ou os asiáticos, etc...Vivemos numa democracia. Clube do Bolinha só na revista em quadrinhos. Já estou em dúvida se quero ser maçom...Não sou anônimo. Meu nome é Marcio Luiz(marciolcsilva@ig.com.br)
ExcluirEu já li tanta coisa em razão desta lista "bem intencionada" que quase me perco no tema; então vamos lá meus IIr.´. que tenho uma pergunta á fazer-lhes: QUEM ENSINOU MAÇONARIA PARA OS PARTIDOS DO CRIME, TAIS COMO PCC, CV ETC ETC...OS PILANTRAS FAZEM UM PROCESSO DE INICIAÇÃO, O INICIADO É SEMPRE INDICADO POR UM OUTRO IRMÃO, SE TRATAM COMO "IRMÃOS" SUAS ESPOSAS SÃO "CUNHADAS" E OS FILHOS SÃO "SOBRINHOS" O CÓDIGO DE HONRA É CUMPRIDO A RISCA E QUANDO UM IRMÃO FALHA PODE PERDER LITERALMNTE A CABEÇA, SENDO QUE NÃO FAZEM USO DA ESPADA RETA TEMPLÁRIA MAS O SABRE DE SAMAURAI, TALVEZ AÍ UMA ADAPTAÇÃO SISTEMA DA YAKUZA. ENTÃO QUEM ENSINOU MAÇONARIA AOS BÁRBAROS????????? NÃO SE ASSUSTEM SE CONSTATAREM QUE OS MESTRES DESSA SACANAGEM RODEIAM BRASÍLIA COMO ABELHAS NO EL.
ResponderExcluirPedrito C. S. Jr.´. M.´. Apr.´.
Sobre a discussão das potências:
ResponderExcluirFui iniciado em uma loja independente, que está em processo de filiação a uma das três grandes potências. Na visão deste site, ainda é considerada espúria.
Pois bem... participou do meu ritual de iniciação meu pai, mestre maçom de grau 32 do GOB-SC.
Transcrevo aqui as palavras dele:
"Nunca,em todos os meus anos de maçonaria, participei de uma iniciação como esta. É impressionante a perfeição com a qual a ritualística é executada nesta loja. Voltarei à minha loja dizendo que agora sei o que é uma iniciação de verdade."
Pois é meus caros. Acho importante pertencer a uma potência, porém pertencer a uma potência não é sinônimo de maçonaria bem praticada.
Alguns "espúrios" podem dar aulas...
Gostei muito de ler tudo que aqui foi postado, nesse meu momento de reflexão ao receber um primeiro sinal de aceitação em uma ordem que até então não conhecia. A principio até me assustei, ao ver muita soberba e vaidade por parte de alguns que outrora admiraria. Sinto-me feliz após a leitura em ter certeza que independentemente de Ordem, Potência, etc, a evolução é pessoal e os meus princípios sempre me nortearão. Em minha cidade e região até onde conheço somente se pratica o REAA e por mais que vc manifeste sua intenção de ser ao menos analizado, se vc não pertencer a uma certa elite social não tem lugar para vc. Além de ver que se sobressai o caráter politico muito mais que o filosófico. Estou feliz pela escolha que fortaleci aqui.
ResponderExcluir28/06/13
ResponderExcluirPrezados amigos ilustres Maçons. Primeiramente quero esclarecer que não sou Maçom.
Mas sou um estudioso de grupos sociais e de comportamento humano.
Apresento-me com um pseudônimo, pois por razões profissionais não posso revelar meu nome. Perdoem-me por isso mas, por favor, não me desconsiderem.
Sou estudioso sobre Maçonaria e possuo uma invejável biblioteca sobre o assunto, bem como de muitas outras organizações sociais, místicas e iniciáticas. Não quero entrar em debates nem em oposição a qualquer idéia ou conceito, de quem quer que seja. Apenas, humildemente e se me permitem, quero fazer um considerando sobre o que tenho acompanhado neste interessante blog.
Grupos sociais são formados por indivíduos com interesses comuns. Entre si estabelecem regras de conduta, interna e externa, e interações de comportamento quando se reúnem, criando uma liturgia ou um ritual de agremiação.
A razão de grupos sociais está na existência de interesses e objetivos pessoais. Todavia nunca sobrepujam o valor do potencial da individualidade humana. Ou seja, um grupo social pode reunir várias personalidades em torno de um objetivo comum mas nunca será suficiente para alterar a individualidade de um membro, a não ser por ele mesmo e por sua própria vontade.
A Maçonaria é uma instituição muito importante, e sua criação como ordem iniciática foi inspirada por grandes iluministas alguns séculos atrás. Creio que na Maçonaria Operativa, aquela dos grandes construtores, as confrarias tinham objetivos mais práticos e condizentes com suas necessidades de ofício. Práticos no sentido de praticar e preservar a arte e o conhecimento que dispunham. Tantas outras confrarias de outros ofícios foram criadas. Desde a criação da Maçonaria Especulativa, creio que foi a partir de 1717 se não me engano, muita coisa tem sido agregada na instituição.
Neste interessante blog, o que mais me chamaram a atenção foram várias considerações sobre os temas “tradição” e “regularidade”. Noto que há muita diversidade de opiniões a respeito. É muito saudável o debate, com respeito à dignidade de cada um. E sobre tais, me permitam, deixo minha consideração a seguir.
(sem espaço- fica para próxima página. Obrigado) - 1/2
28/06/13 (continuando... - 2/2)
ResponderExcluirTradição: para haver tradição é necessário haver uma continuidade de culturas e práticas entre gerações, em um período de tempo considerável e secular. Na Maçonaria, a transformação de operativa para especulativa e a criação de diferentes Ritos, bem como de diferentes números de Graus em cada Rito, a criação de diferentes organizações maçônicas, ditas Potências, os diferentes paramentos e alfaias em cores e ornamentos do mais variados, não seria uma nítida prova de que tradição maçônica já foi “quebrada” ??
Regularidade: regularidade é um conjunto de regras e normas estabelecidas por um grupo ou comunidade para reger sua conduta e comportamento. Significa que instituições sociais diferentes podem ter sua própria “regularidade”. A princípio, a nenhuma instituição social adquire o “poder” de definir a regularidade para outras instituições. Como comparativo, seria como um ser humano tivesse o poder de estabelecer normas e regras para outros, além e acima daquele estabelecido pelo Supremo Criador, o Pai de Todos, a Divindade Maior, Deus, ou o Grande Arquiteto do Universo. Como coloquei anteriormente, nenhuma organização social supera a individualidade humana, pois afinal, são os indivíduos que se “agrupam” em grupos sociais.
A Maçonaria, por ser uma instituição filosófica e progressista, e me permitam acreditar, é uma instituição que busca evolução ! Aperfeiçoamento é evolução ! Nada mais evolucionária que a Natureza. E como mudou desde sua criação ! Mas aos nossos olhos mortais parecem haver uma tradição entre os seres viventes. E a regra da evolução é que nada é permanente, tudo é relativo e sempre precário.
É lindo o Salmo 133 ! Pena que nem todos ritos maçônicos citem este salmo. É inspiradora a trilogia “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” , conceitos da Revolução Francesa adotados pela Maçonaria. Oxalá todos preguem e pratiquem: liberdade de pensamento, igualdade de direitos (de deveres também) e respeito e tolerância para com o próximo, com amplo sentido de amor ao próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas.
Agradeço a atenção e me desculpem pela minha intervenção.
Um pouco de mim, sou Psicólogo, com Mestrado em Comportamento Social, PhD em Psicologia do Comportamento, mas nada mais que apenas um estudioso e buscador de conhecimento. Como pseudônimo podem se referir a mim como Pensator .
Obrigado. Um T:.F:.A:. a todos.
luftlagt@hotmail.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirP.´.P.´. SEJA SEMPRE EM TODOS VÓS QUERIDOS IIR.´.(REGULARES E NÃO REGULARES)rsrs...
ResponderExcluirsou Comp.´.Maç.´. de uma dessas potencias acima descrita na LISTA,
e venho oor meio desta, apenas felicitar o nobre Ir.´. que teve esse árduo trabalho em "pesquisar", e redigir a mesma.
e também, eu vejo um dia, em que todos os Maçons do Orbe terrestre,não se importarão com quem é ou não reconhecido( visto que uma GRANDE LOJA, RECONHECIDA, tem link de filiação pela Internet),
mas não me oponho a isso,
visto que Reconheço meus iir.´. pela nobreza dos atos praticados, e pal fraternidade exposta, ou até mesmo por um sinal praticado em solidariedade ao Próximo.
quero deixar aqui, votos sempre de PP.´.VL.´.Pr.´. ,a todos meus iir.´., sobrinhos(as) e cunhadas, familiares e todos os seus.
que o S.´.A.´.D.´.M.´. proteja sempre e guarde a todos.
um forte e saudoso T.´.F.´.A.´.
Arcenio(paapbr@yahoo.com)
OS TEMPOS MUDARAM E APENAS DUAS DENOMINAÇÕES QUEREM SER DONOS É POR ISTO QUE O DEBANDE ESTA SENDO GRANDE E AUMENTA CADA VEZ MAIS, AS INDEPENDENTES EM MUITO BREVE SERÃO A GRANDE MAIORIA.
ResponderExcluirISTO É PREOCUPANTE PARA AS DUAS QUE SE DIZEM DONA DE TUDO O MOTIVO É QUE OS REPASSES ESTÃO DIMINUINDO, E COMO FICARÃO OS GABINETES DAS ARROGANTES POTENCIAS.
O MUDO MUDO MUDA DIA A DIA.
T.'.F.'.A.'.
Meus Amados IIr.·.
ResponderExcluirTodos que estão lendo este artigo e deixando vossos respectivos comentários, alguns sábios, outros indelicados.
Vamos unir todas essas FORÇAS de todas as Potências e Irmãos da Superfície Brasileira e marchar de mãos dadas lutando contra os seguintes pontos:
VAIDADES;
CORRUPÇÃO;
LUXÚRIA;
PROPINAS;
ESQUEMAS;
POLÍTICOS BANDIDOS;
FALTA DE DEMOCRACIA;
FALTA DE EDUCAÇÃO;
FALTA DE SAÚDE;
FALTA DE SEGURANÇA;
FALTA DE INFRA-ESTRUTURA;
FALTA DE VERGONHA NA CARA...
Nosso País precisa que lutemos para a melhoria "dele", e não lutemos um contra o outro para falar que a potência A, B, ou C estão corretas.
Em qualquer instituição encontraremos pessoas que não tem o perfil adequado, Igrejas, Templos, Clubes, Rotary´s e porque não na Maçonaria...
Infelizmente somos imperfeitos e existem ainda, Graças ao G.·.A.·.D.·., alguns IIr.·. que lutam pela Verdade, Justiça, Liberdade, Fraternidade e Igualdade.
Eu procuro praticar todos os ensinamentos da maçonaria no meu dia-a-dia e penso que todos aqui neste campo de trocas de ideias e experiências devam fazer o mesmo, afinal, todos nós estamos, todos os dias, lapidando nossa pedra bruta.
T.·.F.·.A.·.
Ir.·. Adriano R. Alves
M.·.M.·.
T.·.V.·.P.·.M.·.
Londrina - PR
Apesar da lista ser em parte verdadeira eu digo que mesmo eu não sendo maçom entendo que a maçonaria é uma fraternidade de pessoas que tem o objetivo em comum da evolução individual e coletiva.Algumas instituições listadas como a GLADA costumam desenvolver um trabalho muito sério até que me conste e conheço vários maçons ditos regulares que manifestam simpatia pela mesma mas não posso dizer muito sobre.Creio que devemos usar o crivo da razão e do coração para saber se uma potência é "regular" ou "irregular" pois isso vai além da matéria e é algo que fala também ao espírito.
ResponderExcluirAtenciosa e Fraternalmente
Julio Reinazul Festa Junior
Saudações Ir.’.
ResponderExcluirQue a Glória do Grande Arquiteto do Universo esteja em vós!
Estou fazendo estudo pela IPEP Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas, e esperando um convite para a inicição, Gostaria de saber e estou no caminho certo e se a I.:P.:E.:P.: é reconhecida e se poderei me iniciar, Recebi o convite pela GLOB Grande Loja do Brasil, e estou vendo no blog que não é reconhecida, Conheço um Grao Mestre 33 da Grande Loja de Minas Gerais.
Gostaria de mais informações e saber se poderei me iniciar corretamente.
Fraternalmente
Ir.’. Pedro Costa
Ao contrário da maioria eu CONCORDO com o rol apresentado pelo Ir.'.
ResponderExcluirEntendo alguns IIr.'. que defendem essas LLoj.'. pois muitas vezes foram iniciados nelas ou as fundaram com um propósito honesto. A esses IIr.'. sugiro que continuem com os trabalhos, contudo procurem a regularização perante as potências maçônicas mundialmente reconhecidas para que possam compartilhar conosco essas idéias salutares. Lógico que essa é a minha opinião e longe de mim achar que é a verdade absoluta.
Eu nunca verei com bons olhos uma oficina que faz suas iniciações pela internet, isso é absolutamente ridículo e incompatível com os landmarks.
Estou muito satisfeito e plenamente realizado em ser Maçon da GLEB (Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia) oficina REGULAR e PURA.
Gleriston Estrela sgtestrela@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu nome é Carlos Mello - 30 de setembro de 2013
ResponderExcluirBoa noite.
Fui convidado para a GLOMEB, e acabo de ler que não é reconhecida pelas tres grandes Potencias. Significa que se aceitar o convite não poderei participar dos seus rituais? ou o Maçon é aceito como tal em qualquer loja? Se aceitar o convite da Glomeb posso me filiar a alguma loja dessas 3 Potencias?
carlos.mello.2013@ig.com.br
Israel Nardi - São Paulo
ResponderExcluirLema maçônico:
IGUALDADE:
Quando uma Potência Maçônica não reconhecem outra Potência que pratica a mesma coisa que ela, então esta Potência não Pratica a IGUALDADE e sim o EGOISMO.
LIBERDADE:
Quando uma Potência Maçônica não permite que seus afiliados reconheçam outra Potência maçônica, então esta Potência não pratica a LIBERDADE e sim o APRISIONAMENTO.
FRATERNICADE:
Quando uma Potência Maçônica não reconhece seus irmãos, só porque estão em outra Potência, então esta não pratica a FRATERNIDADE e sim o CORPORATIVISMO.
GOB, CMSB e COMAB... Eu tenho vergonha de vocês.
Israel2010@ig.com.br
Caro Senhores:
ResponderExcluirSaudações.'.
Como pode, todos os Ir.'., se de gladiar em um blog.
Todos somos e sempre seremos maçons se por ventura seguirmos os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sei que tem como já foi dito por vários Irmãos que tem bons e maus em todos os seguimentos desta sociedade, mas para que ficar julgando esta ou aquela loja?
Fico muito triste e sei que por estar iniciando ( ainda como postulante) não sei muito: Mas o que me motiva é saber que estarei sempre como aprendiz até quem sabe quando chegar a ser um Venerável desbastando a minha PEDRA BRUTA.
Saúde e Paz a todos.
T.'.F.'.A.'.
Flávio Santos
flaviosantos304@gmail.com
O problema das loja espúrias ou potências espúrias é que se tornaram assim devido não concordarem com as leis e normas das potências regulares, assim iniciam os profanos cobrando jóias de valor absurdo, elevam e exaltam cobrando mais valores irregulares e depois não sai disso, ficam apenas nos três primeiros graus, só batendo malhete e fazendo ágapes, fui iniciado em loja regular, depois ela se tornou irregular, devido o dirigente, venerável que não descia do trono (estou colocando assim devido alguns goteiras no blog) ter sido julgado pelo supremo tribunal maçônico da Grande Loja de conduta inconveniente (além de meter a mão no caixa, em uma confraternização cantou a esposa de outro Irm se prevalecendo do cargo, mas a casa caiu, começou a trabalhar irregular, teve seus direitos maçônicos cassados, e iniciava de dez profanos de uma vez, cobrando lógico mais de dois salários mínimos para entrar, saí rapidinho, fui na Grande Loja peguei meu placet e me regularizei numa Loja Justa e Perfeita, sendo assim algumas das lojas e potências se tornam irregular devido a má administradores, profanos de avental que têm nome sujo ou com passado criminoso, não posso afirmar se todos são assim, mas foi minha experiência numa dessas "lojas". Não se esqueçam, para ser um bom maçom, tem que respeitar as leis e normas internas e profanas sem contar que para evoluir dentro da maçonaria (ir para os altos graus) só as potências regulares de cada Estado é conferido pelo Supremo Grau 33.
ExcluirVou falar uma única palavra A.'.G.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'. está entre colunas baseados em nossos mais puros Landmarks, e escrito nunca quebrar o seu juramento.... Então quem não é participante de uma Loja Regular e realmente reconhecida é simplesmente um espúria que não merece nosso apoio de Ir.'. - Reina Silêncio em Ambas as Colunas..............
ResponderExcluirBelo exemplo de conduta maçônica. Preconceituoso e arrogante.
ExcluirDeve ser um "maçom" daqueles que não sabem nem fazer um giro ritualístico...
Boa noite prezados, gostaria "se me permitem" expor algumas coisas:
ResponderExcluir1º Onde anda o tolerância entre os maç.'. ?
2º Entendo a questão da regularidade imposta pela Loj.'. da Inglaterra, porém existe grandes personalidades do mundo prof.'., que não se enquadram na exposta regularidade citada acima e que muitos Maç.'. ditos regulares admiram e os dão como exemplos. Não sei como está hoje, más até alguns anos atrás a Loj.'. Prince Hall não era regular segundo estes preceitos ... por "chover" neste site não mencionarei nomes ok?
3º Friso que não adianta nada ser de uma Loj.'. "x"ou "y", a busca do conhecimento é individual; a estes dias mesmo presenciei uma atitude de um 33º lamentável, e pensei comigo mesmo "está atitude não é digna nem de um ignorante, como pode ter partido de um Maç.'. que deveria ser tão estudado".
4º Hipocrisia à parte, um Maç do G.'.O.'.B.'. (que me parece a Pot.'. onde saem os mais defensores da tal regularidade exposta acima), bom se este Maç.'. se encontrar numa Rio-Santos da vida (uma estrada perigosa tanto de acidente quanto de assalto) com sua família e seu carro quebrado, e ao pedir Socorro da maneira que conhecemos se ver sendo abordado por um espúrio, este Maç.'. negaria o Socorro a lhe ser prestado da mesma maneira que não reconhece o Ir.'. ??? ... se este mesmo Maç.'. ao comprar um casa se depara com um proprietário espúrio que lhe oferece um desconto fraternal, este Maç.'. recusaria o desconto e pagaria como se fosse entre PProf.'. ???
Por favor senhores, ser J.'. é um dos princípios da Ord.'. ... menos hipocrisia.
Ficaria feliz demais, se notasse que os atributos que faltam no mundo Prof.'. fossem completados com as nossas virtudes e não ver nossas virtudes sendo perdidas ou igualadas aos maus costumes pprof.'. (ignorância, injustiça, soberba, etc ...).
Desejo as pessoas que estão lendo este post uma boa noite ... e aos livres e de bom costume desejo um abr.'. da nossa maneira. .'.
Quer dizer que um maçom que participou da mesma iniciação que você, que um maçom que compartilha do mesmo conhecimento e sabedoria que você (salvo graus, etc), de repente, não é mais um maçom? Landmarks foram alterados pelo passar do tempo e já está na hora de ser de novo, caso seja essa a desculpa. Um maçom será SEMPRE um maçom, independente do tamanho da loja que ele frequenta e se há alguns IIr.'. respondendo por grandes orientes dizendo o contrário.
ResponderExcluirIlustres, boa tarde!
ResponderExcluirVenho pesquisando os ensinamentos maçom e me identificando com os mesmos, fui convidado a participar da Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim, em Curitiba-PR, no entanto, vejo que a mesma encontra-se na relação de grupos maçônicos não reconhecidos pelo GOB, CMSB e COMAB.
Penso em continuar minha busca individual, para que num futuro esperado possa ingressar à irmandade.
Caros irmãos da família,
ResponderExcluirNão sou maçom mas gosto muito da filosofia maçônica. Neste sentido penso será que não há uma possibilidade de somar força, unir e dialogar? Imagino que muitas deste que não são reconhecidas só querem ser ou não ( não sei pois conheço cada uma). Penso também o que precisa para que mesma sejam reconhecidas ? Não é só um tratado, mas dialogo . Será que não possa se fazer um coloquia com um representante de todas ? E juntas tentarem dialogar ? ZAQUEU email : zaqueu_21@hotmail.com
Meus ir.'. infelizmente estão deturpando a verdadeira Maçonaria,criando-se Lojas como se fosse Igreja,pensando apenas no vil metal, muitas Lojas não reconhecidas fazem convites pela internet, email, propaganda no Facebook , ou seja pague a Jóia e seja um Maçom.........
ResponderExcluirA CMS - Masonic Lodge # 101 (Confraria Maçônica Santista), é uma loja regular aceita?
ResponderExcluirMais uma novidade no ar. Não amigo. Não é uma loja considerada como regular
ExcluirQuerido amigo, embora a CMS, não seja reconhecida e aceita pelas demais organizações Maçônicas, ela é Regular sim. A CMS é uma instituição legalmente constituída segundo as leis de nosso pais, por isso toalmente regular em seu funcionamento como istituição filosófica e filantrópica. Por isso peço cautela ao questionar a regularidade de nossa instituição. Deixo claro que não nos interessa o Reconhecimento das demais instituições Maçônicas.
Excluir1 - Nossa organização não convida ninguém.
2 - Ela não é aberta p/ visitação de membros de outra organização Maçônicas.
3 - Não é interessante p/ nossa instituição o contato com qualquer outra instituição Maçônica.
Obrigado pela compreensão.
Sem mais,
F.Figher - Presidente da CMS- Masonic Lodge
Mas no final de tudo sempre somos iir. Pois e Maçom sabe reconhecer um irmão até mesmo no mundo profano... Um maçom será SEMPRE um maçom, independente do tamanho da loja que ele frequenta. Charlles Bueno Goiânia
ResponderExcluirBoa Tarde! Sou simplesmente um simpatizante e estudo algumas literaturas a mim indicadas por pessoas ligadas a este meio maçônico, hoje estava navegando em uma rede social quando me chamou a atenção um símbolo enorme da maçonaria, cliquei nesse site https://www.granderito.com/ O que os ilustres poderiam me dizer a este respeito. Fabrício. fabriciopoa_rs@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria de saber se Grande Oriente Independente de São Paulo, seria uma loja regular?
ResponderExcluirsim totalmente regular ,tendo a mesma carta patente do GOB ou seja da grande loja da italia.
ExcluirÉ TRISTE , VENDO TANTOS COITADOS SENDO ENGANADOS, PARA RESUMIR COM SINGELAS PALAVRAS, A MAÇONARIA NUNCA CONVIDOU, E NEM NUNCA IRÁ CONVIDAR NINGUÉM VIA INTERNET, PARA SER CONVIDADO É PRECISO CONHECER O CANDIDATO E SUAS QUALIDADES A ALGUNS ANOS...E PASSAR POR UMA RIGOROSA INVESTIGAÇÃO. PORTANTO VOCÊ QUE FOI CONVIDADO VIA INTERNET ! SAI DESSA ENQUANTO É TEMPO, ESTE GRUPO NÃO TEM NADA DE MAÇONS , ESTÃO APENAS EXPLORANDO...
ResponderExcluirMinha simples e clara análise é que: Quem não foi convidado a entrar na Maçonaria Regular, "pede e entra nestas citadas e irregulares"...
ResponderExcluirpra mim é GOB, COMAB e CMSB o resto é palhaçada...
ResponderExcluirMaçonaria de nada tem a ver com grupos ou sociedades, não descarto sua importância é claro, sou gnóstico e praticamos um rito baseado na maçonaria francesa, aqui em nossa loja o serviço é pesado e todos os membros dedicados aos trabalhos litúrgicos, não temos politicas pois nosso grupo é uma ordem iniciática e somos preocupados com o externo, Pessoal se preocupem de fato com os três fatores, pois independente de ser ou não ser de algum lugar isso será indiferente diante do verdadeiro trabalho interior, Não desmereçam os outros grupos, pois quem estuda realmente a cabala sabe que tudo é interligado e a coisa mais importante é o trabalho da arte real, fraternalmente Alan.
ResponderExcluirA tal Grande Loja dos Maçons Antigos do Rito Schroder e suas três lojas não existem mais. Foram regularizadas pelo GOB-RS.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA MAÇONARIA é uma instituição de domínio publico gostaria de saber quem deu procuração a quem para determinar esta ou aquela maçonaria e legal ou ilegal. Um grupo de pessoas interessadas podem criar uma Loja Maçônico quando bem quiser sem precisar de reconhecimento de quem quer que seja.
ResponderExcluirÉ por causa desse tipo de pensamento que existem, verdadeiros picaretas, iludindo incautos por ai! Me desculpe, a Maçonaria não é nenhuma esculhambação para alguns fiquem por ai, abrindo lojas em qualquer esquina.
ExcluirEla possui normas rígidas a serem seguidas, quem não se enquadra, está fora!
Criam clubinhos e ficam brincando de Maçonaria!
Otimo, então que não procurem reconhecimento. simples assim...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão vejo qualquer desclassificação maçônica ao ¨rejeitar¨ certas Obediências ou Potencias que não estão " de acordo" com as " cartas" da obediência que o maçom esta filiado. é um direito de qualquer pessoa ou entidade escolher com quem se relacionar oficialmente. O Irmão acima relacionou as Obediências e Potencias que não tem relação oficial com a sua Obediência, só isso. qual o problema? Veja bem, eu saio da minha obediência por não concordar com suas leis, fundo uma outra e quero ser reconhecido por ala. sou no minimo um "Cara de Pau". tenha Paciência...vaí viver sua vida " Maçônica¨como vc escolheu.
ResponderExcluirQue tal as grandes e mais antigas Obediências preocuparem-se com o fato de termos uma porção de ministros maçons, deputados, prefeitos, etc... envolvidos em corrupção de todas as maneiras, que tal preocuparem-se em não termos uma bancada maçônica no congresso, já que ate os evangélicos, as mulheres, etc já tem? preocupam-se em classificar as outras obediências menores, muitas delas criadas por dissidentes das "reconhecidas" formadas homens valorosos que não aturaram em sua caminhada assistir a troca de favores, a politicagem assim saindo pela "porta da frente" para poder praticar a virtude a que lhe sugere a Maçonaria e confesso, não quero que minha obediência seja reconhecida por homens, e sim pelo G.A.D.U. que me galardeia em todas as sessões com paz, certeza de que o Bem é sempre maior. Fraternal Abraço a todos os irmãos espalhados por todos os recantos da terra, os quais eu jurei proteger em minha iniciação sendo dessa ou daquela obediência.
ResponderExcluirA.'.Q.'.I.'.
ResponderExcluirUm maravilhoso dia e fluidos do G.'.A.'.D.'.U.'. infinitamente.
Bem não sou nem nunca vou ser dono da razão aos demais meu respeito para todos irmãos de coração trago paz e muito respeito em cada opinião.
Não quero deixar nenhum constrangimento nem muito menos ofender aos irmãos que gastam seu precioso tempo e muitas vezes se comprometem e juram de mais nobre coração buscar a verdade e conhecimento, por tanto maçons são uma família que busca as virtudes.
Eu não posso falar por que x, ou y ou z são ou não reconhecidos maçons por que da mesma forma que eu julgar serei julgado e até mesmo o total direito de que a pessoa se defenda com um julgamento pois não existe dono das leis, nem dos julgamentos se ser maçom reconhecido é julgar os que não são isso para mim é pre conceito.
Uma sociedade onde necessariamente é ter honrarias e méritos de nobres e da alta classe logicamente só pode estar fora da realidade isto é orgulho disfarçado em poder, eu estou dizendo o seguinte GLUI ou GOB ou todas as que tem o poder de julgar quem é maçom, maçom são só os nobres e nenhum pobre.
Ultima coisa esse negocio de reconhecimento é para quem quer ser reconhecido mas a maçonaria não é isso, antigamente só era maçom reis e a alta nobreza com condes e marqueses, filósofos e arquitetos, agora a verdade é que a maçonaria deixou de ser secreta para ser reconhecida.
TFASFU.'.
Pessoas podem se congregar em qualquer lugar,cultuar qualquer coisa e assim, encontram a felicidade,você pode chamar a qualquer um que lhe agrade de irmão se esse compactuar...e não por isso,você será um maçom,maçom este que se faz reconhecer pelos atos e também pelo toque,sinal e palavra,se você não é reconhecido,não sabe a palavra,como então ser reconhecido? o espirito maçônico pode existir em sua essência,mas mesmo assim, se você não foi iniciado na ordem,se não é reconhecido como tal pelas potências que regem nossos estatutos, você não é um irmão maçom! pode ser um irmão de sua religião, um irmão ''brother'' um irmão biológico...mas não é maçom e nem por isso é uma pessoa ruim,só não é um maçom!Não tentem criar regras no que não lhes pertence,se querem criar suas próprias regras,criem novos nomes para suas instituições...faço um apelo,sejamos tolerantes e fraternos,livres e hajamos com fraternidade,independente de sermos maçons ou não...agora sejamos alertas quanto aos que usam o nome da nossa sublime ordem para profanar nossos landmarks e ideais,EXPONDO CONTEÚDOS MAÇÔNICOS a profanos,levando assuntos maçônicos para fora das colunas , por isso temos todo cuidado ao tornar alguém um iniciado nos A.'.M.'. pois este leva consigo a responsabilidade de zelar por esse titulo tão nobre que nos é concedido, MAÇOM !!!
ResponderExcluirum T.'.F.'.A a todos!!!
Felipe Testai
(felipetestai@gmail.com)
Se já existem 3 potências maçônicas no Brasil pra que fundar mais uma? chega de separação.
ResponderExcluirDesculpe Pedro, mas existem cerca de 3000 Potências Maçônicas no Brasil... T.'.F.'.A.'.
Excluirbom dia irmãos
ResponderExcluirdepois de ler um pouco o comentario de cada um, selecionei o texto inteiro do irmao João Herrera.
que todos nos possamo focar no verdadeiro sentido do nosso trabalho, somos todos "errantes em busca de acertos", devemos olhar mais a frente e deixarmos certas discussoes em segundo plano, pois temos um caminho a frente onde devemos nos questionar QUAL FUTURO NÓS MAÇONS (regulares ou nao) VAMOS DEIXAR PARA AS GERAÇOES FUTURAS?
o que estamos fazendo para mudar isso...qual reforma intima esta sendo feita para vencermos o circulo vicioso das vaidades e titulos..
abaixo o texto copiado....
um TFA a todos!!
JOÃO HERRERA21 de junho de 2012 20:57
INFELIZMENTE ESTA PREOCUPAÇÃO COM TRATADO E NÃO TER TRATADO DE AMIZADE NÃO LEVA EM NADA POIS TANTO O GOB, CMSB, COMAB, E AS OUTRAS POTÊNCIAS DO BRASIL ESTÃO ESQUECENDO DO PRINCIPAL QUE É PRATICAR MAÇONARIA, COMO POR EXEMPLO UNIR EM FAVOR AO BRASIL PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO, FOME, MISÉRIAS E TENTAR PROMOVER O BEM ESTAR DA HUMANIDADE MAS INFELIZMENTE HOJE EM TODAS COM TRATADO E SEM TRATADO OS AS PAIXÕES HUMANAS ESTÃO SOBREPONDO O ESPIRITO A VAIDADE DE ASSUMIR CARGOS PASSAM POR CIMA DE QUALQUER OUTRA SITUAÇÃO NÃO É DEVER DOS IRMÃOS FICAREM PREOCUPADOS COM REGULARIDADE E IRREGULARIDADE POIS A REGULARIDADE ESTA EM A INSTITUIÇÃO CUMPRA SEUS DEVERES COM A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL NA SUA CRIAÇÃO. TRATADOS PARA QUE SE QUE O PRINCIPAL JA FOI ESQUECIDO A MUITO TEMPO PROMOVER O BEM ESTAR DA HUMANIDADE SEM EGOISMO, INDIVIDUALISMO POIS O NOSSO BRASIL ESTA DESTA MANEIRA POR IRMÃOS QUE ESTÃO NO PODER E ADMINISTRAM POR INTERESSE PRÓPRIOS VAMOS REFLETIR.
TFA
IR.'. João Herrera - M.'.I.'.
Or.'. de Campo Grande - MS
O mais importante é podermos reunir para praticar a fraternidade, buscar o conhecimento dentro de nós mesmos independente da cor do Rito ou Loja. No passado a verdadeira Maçonaria era composta apenas de Lojas. Não existia as ditas Potências... Vamos tentar viver unidos e fraternos como verdadeiros Irmãos! Ricardo M Coelho
ResponderExcluirDeveria haver alguma providência Jurídica para impedir essas "ordens" e coibir futuras. Não é possível que seja permitido usar o nome maçonaria e sair espalhando por aí que é maçom, muitas das vezes nos expondo a ridículo. Para o mundo profano essas pessoas são maçons, e o que elas fazem de bom ou ruim é atribuído a nós.
ResponderExcluirBOA NOITE A TODA FAMILIA MAÇONICA SEJAM DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, SEJAM DAS GRANDES LOJAS, SEJAM DA GRANDE LOJA CARBONÁRIA DO BRASIL SEJAM DA UMSOI,SEJA DO GRANDE ORIENTE NACIONAL DO BRASIL GLORIA DO OCIDENTE. GONAB, ENFIM A TODOS OS NOSSO QUERIDOS E AMADOS IRMÃOS ESPLHADOS PELO GLOBO TERRESTRE,EU NÃO TENHO PRAXE EM FICAR DIZENDO BOBOZEIRAS PORQUE O MEU IDEAL É MUITO COESO E QUE DESEJO SEMPRE E SEMPRE QUE SENDA BRILHE CONTINUAMENTE A LUZ, A VIDA E O AMOR, REINE A VERDADEIRA HARMONIA, COMO ANTIGAMENTE,PEÇO A TODOS OS IRMÃOS MAÇONS INDEPENDENTE DESTA OU DAQUELA POTENCIA,VAMOS AMAR, MAIS PARAR CADA POTENCIA TENAHM SSAÚDE, TENHAM TRANSFORMAÇÃO INTERIOR.E ENFIM VAMOS ENTRELAÇAR-SE AS NOSSAS MÃOS COM AQUEL VERDADEIRO CALOR DE FRATERNIDADE E RECIPROCA IRMANDADE VERDADEIRA;. COMO ROSACRUZ AMORÇ, COMO MEMBRO DA ORDEM DOS CAVALEIROS MAÇONICOS DE EELUS COHEN DO UNIVERSO,(HOJE TRADICIONAL ORDEM MARTINISTAS).E TAMBEM COM MUITO AMOR DO MEU CORAÇÃO ME SINTO MUITO E FELIZ E SATISFEITO POR TER SIDO RECEBIDO NA POTENCIA DO GONAB. E QUE TODOS OS IRMÃOS NESTE QUADRANTES:. DO uNIVERSO:.ROGO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, QUE ILIMINE, AMPARE, PROTEGE, E ABENÇOE A TODOS OS IRMÃOS.
ResponderExcluirTodas a potências buscam o reconhecimento da Grande Loja da Inglaterra.
ResponderExcluirA mesma que agora orienta que se aceitem transgeneros em suas fileiras.
Ora pois a energia de transgeneros está dividida e pode causar o balanço energético de uma Loja maçonica. Talvez a feminina, energia ao menos decidida, fosse mais fácil de equalizar. No entanto por ser nosso rito(REAA) um rito solar, e acredito que todos os outros das portências brasileiras como GOB, Grandes Lojas e Grandes Orientes Estaduais, torna-se perigosos acrescentar outra forma de energia que não a masculina.
De outra forma no quis respeito aos landmarks a própria Loja da Inglaterra, essa com 300 anos, os vilipendia quando aceita em suas fileiras transgeneros. Pois se a mulher não pode ser aceita em nossas fileiras muito menos um ser humano cuja energia está inefinida.
de outra feita o juramento feito com a mão sobre o Livro da lei perde seu efeito e nos desobriga de cumpri-lo, pois que juramos sobre o livro que acreditamos ser a palavra do Grande Arquiteto Do Universo de acordo com a crença de cada um, seno no entanto condenado tal desvio de conduta no Livro da lei.
Desta forma desobrigados estamos do juramento.
Sendo assim, se a Grane Loja da Inglaterra descumpre os landmarks e nos desobriga desta forma e nosso juramento tanto faz a regularidade.
Como dia um amigo meu:" Se errei o prédio, qualquer andar serve!"
Penso que a vaidade humana acaba por vencer a verdade, pois muitos de lojas ditas regulares não possuem a dedicação de alguns que pertencem a ditas "irregulares”; temos que perguntar o que é irregular? Pois grande parte destas com algumas exceções praticam o mesmo rito, os templos são semelhantes, paramentos etc. Será que as regulares recebem "uma pedra profética" que os investem de poderes sobrenaturais? Ou realmente olham um lado material do candidato? Sei que para se chegar ao Real Segredo não necessariamente tenha de se passar por todos os graus; entretanto acredito que seja o mais prudente. Eu posso dizer que atalhei por outro caminho mas sofri muito até chegar no "podium”, pois o caminho do atalho e mais espinhoso. Mas agora não me vejo inferior a qualquer um que está no último degrau. Mas sei que perdi muita coisa, que pretendo continuar estudando com mais tranquilidade pois a ansiedade já foi quebrada. Quero juntar na verdade os fragmentos deixados pelo caminho os quais só para complemento porque sei onde se encontra a Pedra Oculta; infelizmente não posso ver seu resplendor com meus olhos físicos e toda a sua Gloria e tudo que está a sua volta. Mas estou livre pois a verdade me libertou das amarras deste mundo de superfície pelo menos posso dizer "virtualmente". >Lembro-me de uma passagem Bíblica em Eclesiastes, na qual Salomão diz: Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento. 17 E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão. 18 porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. Eclesiastes (1:16,18). Portanto atingi o cume do Pico, mas é difícil dividir o Real Segredo pois existem além dos incrédulos os "cães e porcos" sedentos por poder.
ResponderExcluirMuito mimimu... Geração que tudo quer mas nada faz, porém, deseja ser mesmo não sendo... Quebrar regras é status, fazer ser sem ser a qualquer custo mesmo sendo ilegítimo, tentam explicar que o ERRADO é CERTO , querem fazer suas regras e impo-las a quem nada sabe. Típico de comunistinhas filhinhos de papai.
ResponderExcluir