POR QUE SAÍ DA MAÇONARIA?


Sai da Maçonaria porque era curioso em saber o que se passava lá dentro, quando eu estava fora, e depois de iniciado vi que não tinha graça nenhuma.

Sai da Maçonaria porque muitas vezes via os irmãos com mais tempo de Ordem do que eu se auto-vangloriar porque tinham mais tempo de casa.

Sai da Maçonaria porque me irritava ver irmãos chegando atrasados à Sessão.

Sai da Maçonaria porque via irmãos disputando qual o rito era mais bonito e importante.

Sai da Maçonaria porque via os irmãos reparando nos outros, que vinham para a sessão com o terno amassado, sapato sujo ou de balandrau.

Sai da Maçonaria porque os irmãos faltam demais as Sessões.

Sai da Maçonaria porque via os irmãos muito mais preocupados com o “segundo tempo” do que com a Sessão.

Sai da Maçonaria porque ela vive de passado, e não de presente e futuro.

Sai da Maçonaria porque a culpa de todas as falhas é do Grão-Mestre e do Venerável.

Sai da Maçonaria porque via muitas fofocas entre irmãos.

Sai da Maçonaria porque irmãos vão as Sessões para satisfazerem suas vontades, e nunca se oferecem à ajudar ninguém.   

PENSANDO BEM:
Não vou sair da Maçonaria, porque a Ordem é iniciática e os passos seguintes devem ser dados por mim, e para ela não ficar sem graça eu também devo ser motivo de inspiração para meus irmãos.

Não vou sair da Maçonaria porque eu também fui incrédulo quando me vangloriei por ter mais tempo que alguém na Ordem, e devo parar de ser orgulhoso.

Não vou sair da Maçonaria porque quando chego atrasado á Sessão quero que todos entendam o meu motivo, e por ignorante que sou não sou capaz de entender o motivo do outro.

Não vou sair da Maçonaria porque percebi que ela é muito mais importante que seus ritos, e não existem ritos melhores ou piores.

Não vou sair da Maçonaria porque devo parar de reparar nos irmãos que chegam de terno amassado, e devo ficar feliz porque mesmo de balandrau meu irmão veio à Sessão.

Não vou sair da Maçonaria porque eu também falto as Sessões e muitos irmãos me ligam perguntando por que faltei, e eu alguma vez já fiz isso?

Não vou sair da Maçonaria porque tenho que parar de criticar meus irmãos que estão ali preocupados com o “segundo Tempo”, pois eu também participo. Devo recusar os convites já que acho que é tão errado nos outros, e mesmo que eu não vá participar, jamais criticá-los.

 Não vou sair da Maçonaria porque eu também sou responsável pelo presente, objetivando o futuro e devo fazer a diferença onde estou.

 Não vou sair da Maçonaria porque não estou ali por causa de seus dirigentes, e se os mesmos falham devo ajudá-los com sugestões e apontamentos de saída dos problemas e não apenas criticá-los.

Não vou sair da Maçonaria porque não devo fazer fofocas de irmãos ou não participar delas.

Não vou sair da Maçonaria porque devo ajudar meus irmãos e estar sempre à disposição e a serviço do outro, e não apenas esperar que os outros façam por mim.

Pensando bem eu acreditava que o problema estava nos outros, mas eu cometia todos os vícios que pensava não tê-los, e por isso não vou sair da Maçonaria, porque eu devo sentir em mim ser objetivo de mudança, nunca desistir, quantas vezes queremos tiras os ciscos dos olhos dos outros e não vemos a trave nos nossos olhos.

Os problemas muitas vezes estão na gente e não nos outros, às vezes a mudança parte de nós, eu era o culpado e não os outros.

Por isso não vou sair da Maçonaria, vou trabalhar a Pedra Bruta que atrapalha meu coração de ser paciente, tolerante, prestativo e compreensivo com meus irmãos, para servir a sociedade de maneira Justa e Perfeita, para que ela seja, também, um reflexo meu, e se ela precisar de mudanças é sinal que eu também preciso, e já que o Grande Arquiteto Do Universo é Deus, devo acreditar mais Nele para que sejamos cada vez melhores e mais fraternos.

Um Tríplice e Fraternal abraço!

Ir.’. Vitor Andrade
ARLS Universitária Verdade e Evolução, 3492
GOB-GOB/DF – Rito Moderno

10 comentários:

  1. PARABÉNS,Ir.´. Vitor Andrade. MUITO INSPIRADOR E EDIFICANTE.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ir.'. Vitor. Porque ao invés de criticarmos, não nos auto-avaliamos e vemos o que podemos fazer para melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ir.'. Vitor Andrade.
    Este trabalho sintetizou de forma perfeita o grande objetivo da Ordem, que e o aperfeiçoamento do ser humano.

    kim ( kimcostar@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ir.'. Seu texto me fez refletir e tenho certeza que ao adotarmos esssa postura de verdadeiro maçom, temos a grande chance de tornar esse mundo melhor

    T.'. F.'. A.'.

    Sharles

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, execelente mesmo, meus parabens.
    T.'.F.'.A.'.
    Oswaldo

    ResponderExcluir
  6. Aplausos Ir.'. Vitor!!!


    Ir.'. Sylvio Galvão
    Or.'. de Sorocaba

    ResponderExcluir
  7. Só quem esta dentro pode falar o que acontece de verdade.Parabens pela visão lógica e realista do que se passa dentro da ordem e nossa missão é fazermos valer o convite que nos foi feito e que aceitamos... tá com medo, por que veio...!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom meu Ir.'. aviso que vou divulga-lo em minha loja!

    Ir.'. Murilo Pedreira
    Or.'. Feira de Santana-BA

    ResponderExcluir
  9. Não Sou maçon ainda, porem fui convidado a adentrar à querida e fraterna ordem.
    Adorei o texto, muito edificante, gostaria que todos os meus futuros Ir.'. tivessem acesso a tais palavras e seu efeito moral.
    Como disse ainda serei um MM.'. um dia e espero basear minha conduta dentro da minha Loj.'. como suas palavras caro Frater.
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...