DEUS E A MAÇONARIA


Não se pode atingir o conhecimento de Deus de forma alguma, nem pela razão e nem pela fé. Mas se alguém tiver necessidade de ter em sua vida uma religião e um Deus para guiá-lo, não procure pela razão que não o achará e nem o justificará, mas o aceite apenas pela fé.

Faça como no amor de um homem por uma mulher, ou vice-versa: abandone-se simplesmente a ato de amar sem procurar saber se o objeto do seu amor é a pessoa certa; ame apenas. No mesmo instante em que acionar a razão para analisar a pessoa do seu amor, já não haverá mais amor. Da mesma forma, se você se puser a analisar se o seu Deus é verdadeiro ou não, sua fé já se foi ao vento.

A fé sincera é um lago tranqüilo e agradável, mas sem abandoná-lo nunca se chegará ao mar agitado que é o livre pensamento, aquele mar onde os aventureiros da liberdade buscam o seu próprio destino. É mil vezes mais prazeroso buscar livremente sua verdade do que receber de mão- beijada uma verdade de quem também não buscou.

Como os aventureiros do mar que descobriram novas terras e alargaram a visão do mundo, assim são os livres-pensadores, os aventureiros do saber, que ampliaram, século após século, os horizontes do conhecimento. Pararam apenas diante do último limite, o Big Bang por enquanto.

A grandeza da Maçonaria está na sua capacidade de reunir, sob o signo da fraternidade, navegadores do lago tranqüilo da fé e aventureiros do mar agitado do livre-pensamento, para vê-los todos irmanados dizendo como o Salmista: "Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. É como o óleo fino sobre a cabeça, descendo pela barba, a barba de Aarão, descendo sobre a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon descendo sobre os montes de Sião, porque ali manda Javé a sua benção e a vida para sempre".

Fonte: Irm,’, Ambrósio Peters - Samauma Portal Maçônico

2 comentários:

  1. A fé, meu caro, pode ser explicada, mesmo sendo complexa.

    ResponderExcluir
  2. A fé é uma manifestaçao do espirito em uniao a sua essencia primordial que se encontra com seu Criador (G:.A.:D.:U:.)

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...