SERÁ QUE ESTOU SENDO ENGANADO?



O artigo mais visualizado nesse blog, tem sido “Grupos Maçônicos não Reconhecidos no Brasil”. Por conseguinte o que tem recebido o maior número de comentários.

Quando somos convidados a ingressar na Ordem, na maioria dos casos, não prestadas às informações sobre ritos e Potências. Aí que mora o perigo!

Após Iniciado que é passado esses dados.

Será que nas Potências tidas como não reconhecidas, é passada a informação que o iniciado não pode frequentar uma Loja tida como regular? Tenho lá minhas dúvidas!

Ocorre que muitas vezes esses Irmãos, ao mudar de Oriente, procuram se filiar a Lojas Regulares e, lá são informados sobre a impossibilidade de tal ato.

O ingresso só será admitido mediante Iniciação!

Como assim, terei que ser iniciado de novo? A resposta é sim! Na maioria dos casos vão se sentir ludibriados, com toda razão.

Sei que em muitos casos novas Potências podem ser criadas com boas intenções. Mas, na maioria dos casos, creio eu, serem fundadas por pessoas que não conseguiram impor sua maneira de pensar e acham que a Maçonaria deve se desenvolver a seu modo.

A Maçonaria tradicional é regida pelos Landamark's, e qualquer instituição que deixe de cumprir a qualquer de um de seus artigos, não pode ser chamada de Maçonaria!

Novas mentes imbuídas da nefasta vaidade irão adentrar em nossos Templos. Contrariados com a falta de espaço, partirão para novos rumos!

Cabe aos futuros indicados para a Ordem buscarem informações sobre onde estão se metendo e, evitar assim, futuros aborrecimentos.

Paulo Edgar Melo MI
Membro da ARLS Cedros do Líbano, 1688 – GOB-RJ


4 comentários:

  1. Prezado Ir.'.

    Concordo quando diz que nem todas as potências são fundadas por ideiais nobres.

    Porém isso não é exclusividade das novas potências. Basta pesquisarmos um pouco sobre a história da nossa maçonaria regular que iremos ver que algumas das potências mais tradicionais do nosso pais foram fundadas por meio de traição, conspiração, joguetes políticos e etc.

    TODAS AS POTÊNCIAS estão sujeitas a erros e desvios de conduta por parte dos seus membros (as vezes até grão-mestres). E o irmão deve saber muito bem sobre certos erros, desmandos e coisas piores que ocorrem na maçonaria regular brasileira.

    O mais importante, é caminharmos rumo ao futuro, e no meu ponto de vista, o futuro está na união.

    TFA
    Rafael Ferreira

    ResponderExcluir
  2. boa noite, meu nome é Marcelo Soares, queria saber se possui algum trabalho sobre "eternidade" pois estou estudando sobre o tema... desculpe usar este espaço mas foi o meio que achei para entrar em contato... desde já agradeço e parabenizo pelo blog... TFA

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amado IIr.´. eu passei por isso e passei por muita vergonha fui iniciado por uma loja que tinha seu rito próprio quando fui fazer uma visita em uma loja regular aqui no amazonas fui proibido de entra pois a mesma não e reconhecida quando me perguntavam sobre minha potencia eu não sabia informa gastei mais de tres mil reais só para se iniciado no estado do paraná com mais de dois mil só de passagens e de hotel sei que tudo gastei quase seis mil reais ao todo esta sendo a maior decepção deixo meu aló tome cuidado com lojas e anúncios pela internet alguma são fraude essa tem até lugar próprio mais não e reconhecida hoje graças a Deus fui convidado por uma loja regular e reconhecida goisp essa e reconhecida e regular

    ResponderExcluir
  4. Eu mesmo fui uma vítima dessa fraude.
    Em 2012, recebi um email de convite para maçonaria, me dando um telefone para contato... liguei e marcamos uma entrevista em local público (primeiro indicio de fraude), o representante era muito simpático, conversamos muito, ele não foi com muita cede ao pote para não me afugentar.
    Marcamos outras 2 ou 3 reuniões, ele me questionava muito, me deu questionários para responder e etc, tudo mais ou menos bem montado para enganar, digo mais ou menos pois não era tão perfeito assim, olhando agora vejo que teve vários indícios de fraude, eu é que deixei acontecer.
    Por fim, entrou na questão de valores, que no caso foi 3 mil reais que poderiam ser divididos em 3 vezes se eu quisesse.
    Pediu umas cópias de documentos, levei, mais os questionários e pediu para que eu aguardasse retorno se fui aprovado ou não. Segundo ele é de praxe fazer consultas criminais, financeiras e etc.
    Meu deu o seu cartão, ele era secretario da GLB, entrei no site, pesquisei o nome dele e achei fotos e o nome dele como secretario de fato, isso de certa forma me deu mais segurança.
    Por fim, marcaram minha iniciação, fui iniciado em uma loja perto do batalhão de policia militar no bairro Tiradentes.
    Recebi avental e etc, passei a frequentar as reuniões no primeiro grau.
    Achei que as pessoas de lá passavam segurança, pareciam confiáveis.
    Pesquisando depois, vi que não era uma loja regular aceita pelas demais lojas oficiais, mandei email para secretaria da GLB que me filiei, nunca obtive retorno algum. Já o secretario que me fez o convite para me filiar sumiu, desapareceu, nunca mais respondeu meus emails, como se não existisse.
    Voltei para o meu estado o ES, me despedi da loja até com interesse em buscar outra loja no meu estado para continuar na ordem, mas diante desses fatos desisti.
    O argumento das lojas oficiais de que qualquer um pode usar o nome Maçonaria e enganar muita gente não os libera totalmente de responsabilidade, pois as lojas oficiais e aceitas deveriam ter em seus sites,ou até caberia até um site exclusivo para isso, onde alertassem para esses enganos e essas falsas lojas. Se não o fazem de modo mais explicito, é porque preferem deixar muitos incautos a sortes desses aproveitares.
    Uma pena, sou muito sério no que faço, sempre pesquisei muito sobre a maçonaria não apenas por curiosidade, e por isso quando recebi o convite achei oportuno, não me surpreendi com a possibilidade.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...