CARGOS DE LOJA - CHANCELER


A Jóia do Chanceler é um Timbre, também chamado Chancela; simboliza que ele é o Guarda do Selo, responsável pela documentação da Loja e sua guarda. Suas atribuições são:

- Anunciar os aniversários e cumprimentar os obreiros e seus familiares. O Chanceler deve manter um fichário atualizado com o máximo de informações sobre a família maçônica.

- Zelar pelos Livros de Presenças dos Irmãos da Loja e o dos Visitantes, quando houver, O Livro deve­rá ser disponibilizado para coleta das assinaturas antes da entrada no Templo e inicio da Sessão. Toda­via se algum Ir\ não lançar sua assinatura nesta hora deverá faze-lo no interior do Templo, quando a circulação do Livro estará a cargo do Mestre de Cerimônias.

- Manter em dia um Registro Geral dos obreiros para poder fornecer a qualquer momento, e especial­mente nas Sessões de Eleição, uma relação dos habilitados, pela freqüência, a votar.

- O Ir\ Chanceler deverá também informar da assiduidade do obreiro quanto ao número de sessões freqüentadas, se este for candidato a elevação de Grau.

- O Ir\ Chanceler deve ter um livro onde sejam registrados os documentos nos quais aplicou o selo, timbre, e tenha assinado. Todos os papéis da Secretaria enviados à Grande Loja e todos os papéis desti­nados ao expediente da Loja devem conter estes elementos. Não deverá todavia proceder desta forma com os documentos que devam sair da Loja quando sujeitos a pagamento de emolumentos sem que estes estejam devidamente assinados pelo Ir.`. Tesoureiro ou mediante apresentação do recibo de pa­gamento.

- Deve possuir um Livro Negro para registro dos nomes que tenham sido recusados pela Loja, por mo­tivo de ordem Moral, ou outros, insanáveis. Deve possuir um outro Livro onde sejam lançados os no­mes dos que foram recusados por motivos menos graves, os quais, uma vez esclarecidos, deixarão de ser impeditivos para o ingresso em nossas colunas, obedecidos os prazos fixados para reapresentação das Propostas. Nestes dois livros agora citados, devem ser lançados também os nomes daqueles que te­nham sido recusados por outras Lojas, e que constam dos Boletins da Grande Loja.

- É dever do Chanceler comunicar ao Venerável, baseado nos registros de presenças, os nomes dos membros da Administração que deverão ter seus cargos considerados vagos, em virtude das ausências não justificadas. Esta comunicação deverá ser feita em Loja. Cabe portanto ao Ir.. Chanceler, antes de tomar as providências descritas, providenciar o envio de Pranchas a estes llr\ faltosos, alertando-os para as conseqüências de suas ausências. Prancha como esta deverá ser enviada aos Obreiros regulares da Loja quando na iminência de serem eliminados do Quadro da Loja por falta de freqüência aos traba­lhos.

- Deveria ser de competência do Ir.. Chanceler comunicar ao Venerável se há ou não número legal de obreiros para que uma Sessão pudesse ser iniciada legalmente, uma vez que o Livro de Presenças está sob sua responsabilidade e guarda. Esta informação, contudo é prestada pelo Secretário, segundo o Ri­tual, no momento em que é interpelado pelo Venerável.

Ao Ir\ Chanceler compete ainda “marcar”, com o Timbre da Loja, o peito dos Neófitos no dia de sua Iniciação. Freqüentemente o Timbre é substituído por um objeto aquecido (uma lâmpada por exemplo), que tem efeito mais notável na mente do Neófito ainda vendado, e deve explicar-lhe que aquele sinal, gravado sobre seu coração é indelével, ainda que invisível.

Após as Iniciações, os Novos Irmãos são conduzidos ao seu “triângulo” para assinarem, pela primeira vez, o Livro de Presenças da Loja. Finalmente, compete ao Ir.. Chanceler preencher mensalmente o Quadro de Obreiros da Loja indicando os llr\ que recolhem à Grande Loja pela nossa Oficina.

TFA
\do Cristos Dócolas +
Loja Obreiros de São João Nr.42
REAA - GLMERS, Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...