MAÇONARIA - MITOS DA IGNORÂNCIA



No Brasil, praticamente o início da maçonaria se deu com a vinda da família Real em 1808, sendo D.Pedro I o seu primeiro grão mestre.

A falta de conhecimento e de disposição para buscar os fundamentos de determinados fatos fazem com que muitas pessoas se deixem influenciar por opiniões completamente deturpadas à cerca desses fatos. É o que acontece em relação à maçonaria. 
Algumas religiões não aprovam os princípios maçônicos e alegam, inclusive, que a maçonaria é de origem satânica, e que os maçons pertencem ao demônio.
 Infelizmente muitos cristãos fazem coro com isso, pregando a mesma coisa, distribuindo materiais suspeitos com declarações suspeitas, promovendo com isso a intolerância e a desinformação. Não vou aqui falar sobre os fundamentos da maçonaria, pois qualquer um pode acessar o google e conhecer essa história. Mas tenho ouvido tantos absurdos serem disseminados que resolvi escrever este artigo. Estou ciente de que, como membro de uma igreja evangélica, corro o risco de ser rotulada de seguidora do demo, mas resolvi pagar o ônus pelo que aqui vou expor.

Não entendo que a maçonaria seja uma sociedade secreta, pois tem loja em local conhecido de todos e não oculta sua existência. O tal segredo está nas cerimônias empregadas na admissão dos seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem. É aqui que a imaginação é prodigiosa.

Pessoas vindas dos Estados Unidos que se estabeleceram em Santa Bárbara-SP, fundaram em 10 de setembro de 1871 a Igreja Batista de Santa Bárbara, aprimeira Igreja Batista estabelecida em solo brasileiro, com o Pastor RichardRatcliff. Na mesma localidade, em 1874, foi fundada a loja maçônica George Washington, e pelo menos cinco fundadores da loja também foram fundadores da Primeira Igreja, entre eles o Pastor Robert Porter Thomas.

O Pastor Thomas foi interino por diversas vezes tanto na Primeira Igreja quanto na Igreja da Estação (Segunda), fundada em 02 de novembro de 1879. Seu pastorado nas duas igrejas durou cerca de 25 anos de profícuo trabalho.

O primeiro pastor batista brasileiro, Antonio Teixeira de Albuquerque, foi batizado pelo Pr.Thomas, que era maçom, e consagrado ao Ministério da Palavra no salão da loja maçônica.

O missionário Salomão Luiz Ginsburg, maçom, membro de diversas lojas maçônicas na Bahia, Pernambuco, Rio e Espírito Santo, editor do Cantor Cristão, fundou a Primeira Igreja Batista na cidade de São Fidelis-RJ e, em 1902, o Seminário Teológico Batista do Norte.

Pastor José Souza Marques, presidente da Convenção Batista Carioca e da Convenção Batista Brasileira, cujos frutos todos conhecem, exerceu diversos cargos na maçonaria e foi, por muito tempo, presidente do supremo tribunal de justiça maçônica.

Bento Gonçalves, Isaac Newton,José Bonifácio, Duque de Caxias, Pastor Martin Luther King Júnior, Rui Barbosa, Thomas Edison, Mozart e Voltaire foram maçons, você sabia?

Em Marataízes, vou citar o nome de dois maçons que conheci ainda criança e que posso testemunhar do incansável trabalho de divulgar o Evangelho de Jesus: Demétrio Machado, farmacêutico que residia próximo a minha casa, e o Reverendo José Gomes Coelho, da Primeira Igreja Presbiteriana da Barra, de quem por várias vezes ouvi da Palavra. Foram homens que deixaram um legado incontestável de serviço e obediência aos ensinamentos de Deus. Alguém que os tenha conhecido, em sã consciência, pode contestar o que aqui estou falando?

Portanto, quando ouvir historinhas que maçom corta a cabeça de bode e bebe o sangue, que usam uma capa preta ou uma armadura de metal para duelar com o capeta, procure, no mínimo, informar-se melhor. Você pode ou não ser maçom, a escolha é sua. O que você não pode é sucumbir a declarações de pessoas que nada conhecem ou que se deixam impregnar por opiniões alheias. E lembre-se: Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus.

Livros que foram pesquisados para este texto:
- A História dos Batistas no Brasil – JUERP
- A Maçonaria e a Igreja Cristã – Carlos Eduardo Pereira
- História dos Batistas Fluminenses- Ebenezer Soares Ferreira
- Um Judeu Errante no Brasil- Salomão Luiz Ginsburg
De Marataíses Brazil

5 comentários:

  1. Infelismente, são muitos os que permanecem em estado de cegueira, até pouco tempo eu era um desses,mas a história mudou quando em meio as minhas dúvidas e estado de ignorância,tive uma inspiração de pesquisar sobre a maçonaria, no inicio foi difícil o medo ocasionado pela ignorância era muito grande.Hoje através das pesquisas vejo a maçonaria como uma grande escola de aperfeiçoamento dos costumes e um verdadeiro meio de se aproximar do G.A.D.U que é Deus.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo!
    Ficamos muito felizes com sua atitude. A Maçonaria é linda e desprovida de preconceitos.
    Seja bem vindo aos quadros dos nossos admiradores!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde não sou maçônico, mas a muito tempo não sei por que me sinto atraido peo essa Organização, ignorando as fantasiosas e folclóricas histórias sobre vcs.

    Tenho intúito de entrar, pois estou sendo observado por um amigo meu que é maçom e a pouco tempo me convidou para uma reunião (pequena) na casa de um maçom, ao qual assisti e gostei totalmente.

    Em 1º de Semtembro fui a uma festa para membros e convidados desses no salão de festas do Palácio Maçõnico na Rua Mariz e Barros para a comemoração do 27º aniversário da Loja Maçônica Mestre Perfeito de Nº 102 desse mesmo condomínio maçonico da Tijuca.

    Achei as pessoas de uma educação e nível de cultura excelentes. E quando digo cultura, não me refiro a posição social, mas comportamento e tratamentos pessoais e humanos.

    Espero que em breve ou no tempo devido possa ser chamado para ser conhecido pelos membros dessa Loja e quem sabe um dia fazer parte do eu penso ser o caminho para eu encontrar o que sempre busquei em toda a minha vida: O SENTIDO DELA!!

    Atenciosamente,

    Edson T. Silva Jr.

    ResponderExcluir
  4. Muito cuidado quando se tenta identificar personalidades maçônicas. Isaac Newton NUNCA foi Maçom... Sabe-se que ele se envolveu com os Rosa Cruzes, mas Maçom, INFELIZMENTE, nunca foi.

    O mesmo se diz de Luther King Jr., nunca foi Maçom!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...