DISCIPLINA



Não é no medo que assenta a disciplina:
É no sentimento do dever.
RUI BARBOSA
SEGUNDO O DICIONÁRIO KOOGAN LAROUSSE:
DISCIPLINA s.f.
O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos: a disciplina militar. / Submissão ou respeito a um regulamento. / Cada uma das matérias ensinadas nas escolas: é professor de duas disciplinas.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO:
DISCIPLINA s.f.
1. Regime de ordem imposta ou mesmo consentida.
2. Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização.
3. Relações de subordinação do aluno ao mestre.
4. Submissão a um regulamento.
5. Qualquer ramo do conhecimento.
6. Matéria de ensino.
É uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “DISCÍPULO”, que significa aquele que segue;
Em filosofia significa conjunto de conhecimentos metódicos ou regra de conduta (a disciplina dos costumes) e é aplicada às organizações e as pessoas.
Na Maçonaria significa uma rigorosa e irrestrita observância às normas, às constituições, aos Landmarks, aos regulamentos, às obediências e às autoridades.
Sem disciplina nenhuma organização ou entidade domina seus interesses. Porque a indisciplina gera um grave mal, a exemplo da anarquia a qual combatemos, por produzir o caos. A indisciplina anda em voga no meio político: “quanto pior melhor” porque atende a seus méritos.
A disciplina é irmã gêmea da liberdade, quando a usamos como direito, ou seja, o direito agindo para que a manifestação de liberdade seja garantia de todos. Porémessa afirmativa produz efeito quando se consegue respeitar os direitos alheios; que é diferente da liberdade pessoal, conseguida pela deferência espontânea das normas previamente estabelecidas e da obediência às autoridades constituídas.
O cidadão que pretende viver em sociedade, leva para seu convívio um dos deveres essenciais. A disciplina; sinalizada por juramentos, estudos, posturas, segurança nas determinações e ações; sob pena de, não o fazendo, gerar no grupo: dissabores,desentendimentos, egoísmo, divisões e não conseguir transmitir a paz nem a harmonia, tornando-se assim, um cidadão que não inspira segurança a seus companheiros.
Tomemos para nossas vidas, um exemplo de autodisciplina, a do artista. Sua arte se expressa pelo rígido método de disciplina, que espontaneamente impõe a si próprio, dentre outros; o de dormir, de meditar, de buscar inspiração e no tratar com a natureza, completado pelos instrumentos que utiliza: o pincel, a caneta, as chuteiras e os dedos.
Pois, sem este cuidado disciplinar ele nunca passará de um artista
mediano, de um péssimo sonhador.
Na sociedade em geral, quando aceitamos o convite para ser iniciado na Ordem Maçônica imaginamos uma gama de normas próprias a que seremos submetidos a cumprir; e quando aceitos, prometemos cumprir, através de juramentos, e preceitos outros que formarão o caráter e a moral do cidadão/irmão.
Portanto, sem a disciplina maçônica, a busca da perfeição correrá por trilhos difíceisde se alcançar.
A Maçonaria praticada nos dias atuais, não estabelece atração por conhecimento além dos nossos Rituais – deixado então uma lacuna para o desenvolvimento da desmotivação, que geram, às vezes, na consciência dos Irmãos a vontade latente de deixar a Ordem, por não ver mais, sólidos compromissos, morais e éticos (ensinamentos que norteiam a nossa Instituição).
Assim, no trote da carruagem, quando se falar em Maçonaria, dir-se-á “FOI UMA SOCIEDADE DISCIPLINADA QUE EXISTIU ATÉ OS IDOS DE…”
Enfim, o que devemos e podemos fazer para estagnar este quadro?
PARA REFLEXÃO – Não nos cabe exigir que outrem faça ou pense como faríamos ou pensamos.
Colaboração do Ir.’. José Amancio de Lima

REVISOR: Antônio Emílio Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...