PORQUE A LOJA TEM TRÊS JANELAS?



A resposta poderia ser dada de forma objetiva, e encerrar o assunto. Mas, se tratando de uma Loja Simbólica, devemos ser objetivos e concretos.
O simbolismo é um sistema destinado a memorar fatos, exprimir crenças e muitas vezes instruir veladamente através de figuras, sinais ou quaisquer objetos físicos, que ultrapassam sua significação convencional. Então, o três e seu valor numérico é insignificante perante a quantidade de conhecimentos / instruções, com os quais convivemos: três PPont.’., três GGr.’., três LLuz..’., três BBat..’., três TToq.’., três VVirt.’., três IId.’., três CCol.’. e, as Três Janelas, que na maioria das vezes, não as encontramos nas LLoj.’., mas, que não podem faltar no quadro da “Loj.’. de Apr.’.” (REAA).
Elas fazem parte das Instruções dadas aos AAp.’.. É importante ressaltar, que não podemos confundir “Pain.’. da Loj.’. de Apr.’.,” com um quadro que simboliza a “Loj.’. de Apr.’.”. O primeiro, demonstra em qual Grau, a Loja esta funcionando, o segundo é uma peça de arquitetura, usada nas instruções. Devemos lembrar, que janelas são aberturas para a entrada de ar e LUZ! E a LUZ, vem do Oriente, onde nasce o Sol (a Sabedoria), que ao iniciar sua carreira, dissipa as trevas da ignorância, esclarecendo-nos, e, nos dirigindo em nossos trabalhos. Portanto, quando o Ir.’. for construir sua casa, não se esqueça de colocar uma janela voltada para o Leste. Uma segunda janela deve receber a luz do “meio-dia”, pois, o sol com toda sua luz e calor estará no ápice de sua carreira, e não tenderá a sombra, nem para o Sul, nem para o Norte, e o labor caminhará com ordem e exatidão.
Nada mais reconfortante que ao término do dia, observemos a Luz do “Pôr do Sol”, gratificados, contentes, satisfeitos e antes do encerramento dos nossos trabalhos, lembremo-nos do Palácio de Salomão, onde haviam três fileiras de janelas, quarenta e cinco ao todo; quinze em cada fileira, uma em frente à outra, de três em três. Todas as portas e janelas tinham enquadramento retangular (90 graus). Um detalhe importante há ser observado, é que as janelas devem ser gradeadas, pois, assim, elas o eram no Primeiro Grande Templo.
Meus IIr.’., o objetivo deste pequeno artigo, é para despertar a vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, fazer uma pesquisa e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.
Lembre-se que todos nós, independente do grau ou de cargos, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.
Ir.’.Sérgio Quirino Guimarães
ARLS Presidente Roosevelt 025 – GLMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...