SINDICÂNCIA! - UMA AFRONTA A NOSSA INSTITUIÇÃO



As sindicâncias em nossa Ordem têm mostrado, em uma análise profunda, sérios perigos à Maçonaria.
Além da existência de um ponto vulnerável, o APRENDIZ, que é assim considerado por se tornar presa fácil aos chamados GOTEIRAS, surge, sem que o percebamos, outro tão mais perigoso que é o IRMÃO IRREGULAR.
Isso sim, nos preocupa, porque em alguns casos são uma ameaça à Ordem. Mesmo sabendo que muitos não oferecem nenhum risco aos nossos mistérios, devemos ter uma atenção cuidadosa, pois correm sérios riscos de serem divulgados vulgarmente por alguém ou mesmo por sua família, que participava conosco das atividades maçônicas.
Como exemplo, podemos citar Cunhadas e Sobrinhos, a quem nunca foram dadas explicações, porque o seu “MARIDO / PAI” foi excluído da Maçonaria e passaram a ter verdadeira aversão, que acaba sendo gratuita, pela Maçonaria.
Esses são ameaças, ou porque praticaram algo contra os princípios da Ordem (ou contra aos seus próprios), ou porque apenas, certificaram-se de que aqui não é o lugar que pensavam ser e foram desligados ou placetados.
Se forem excluídos por questões de ordem moral, ou de desrespeito às Leis da Maçonaria e são inconformados com a decisão da Loja, muito embora tenham o amplo direito, assegurado por lei, de defesa e não o fizeram, esses é uma temeridade para a Ordem; se a exclusão aconteceu, apenas por fatos simples, como a indolência a inadimplência, esses são inofensivos.
Agora, há outros que realmente não são confiáveis no aspecto de informações, de divulgação dos nossos mistérios, da falta de respeito para conosco, para com nossas Cunhadas, enfim, para com a família maçônica geralmente trata-se de ser imoral, de vida profissional e particular duvidosas.
Esse, não só preocupa como deve ser vigiado. Principalmente, se estiver ingerindo bebidas alcoólicas.
O interessante - se é que podemos assim dizer, é que, muitas vezes, quem mais usufrui quem mais tira proveito é esse a quem chamamos de “MAU MAÇOM” (termo que nem deveria existir entre nós), porque está sempre envolvido em problemas e sempre que recorre à Maçonaria é prontamente atendido. Resolvido seu problema, retorna a vida de antes, sem ligar para a ajuda recebida.
E, SUSTENTADO NESTE RELATO, DESCREVO DOIS TÓPICOS ESSENCIAIS SOBRE SINDICÂNCIA.
1. A SITUAÇÃO, DESAGRADÁVEL DE IRREGULARIDADE DE VÁRIOS IRMÃOS, QUE, POR MOTIVO IGNORADO, ESTÃO FORA DOS QUADROS DAS LOJAS.
Precisamos afinal, se não acabarmos pelo menos diminuirmos essas condições que se tornam para os ativos, vergonha quando não temos como explicar, convincentemente, aos que aqui chegarem sobre o que levaram esses Irmãos a estarem na irregularidade, se aqui lhes ensina que só há…
“UM CULTO DE SINDICÂNCIA AMOR AO PRÓXIMO, UMA CONSTANTE PRÁTICA DE FRATERNIDADE, TODA LOJA DEVE SER UM REINO DE HARMONIA, DEVEMOS TER CONFIANÇA CEGA E ABSOLUTA NO IRMÃO, O MODELO DE UM FUTURO MUNDO DE PAZ, JUSTIÇA E IGUALDADE UNIVERSAL”.
É DIFÍCIL!!!
Á luz do conhecimento, porém, quero aqui enfatizar (3) três perguntas que se faz necessário conhecer:
1 - Os Irmãos irregulares, o que acham da Maçonaria, ou dos Irmãos que a administram?
2 – Como emitem a sua opinião, em público, sobre a Maçonaria?
3 - Se, se sentem injustiçados pela Maçonaria ou pelos Irmãos que a compõem, em que se baseiam para tal?
São, pois questionamentos que inquietam; que preocupam. Um comentário inconveniente e tendencioso de UM MAÇOM, sobre a Maçonaria em público, causa prejuízos irreparáveis e irremediáveis.
Aí vem uma grande pergunta: Como atingir os princípios morais e os objetivos da Maçonaria, se os integrantes não são suficientemente selecionados para tal?
ATENÇÃO
É por tudo isso, que ficamos entre o dever de indicar e indicar bem, sob pena de vermos a Ordem em decadência.
É que em alguns casos, nem os nossos Irmãos consangüíneos servem para serem nossos Irmãos Maçons!
2. O PONTO IDEAL PARA EVITAR O PROCESSO DE IRREGULARIDADES, BROTA DA
EXCELÊNCIA DA “SINDICÂNCIA” COM RIGOR.
Questões simples e fáceis, no entanto, partem da importância de sermos criteriosos e voluntários. Apropriando-se de minúcias corretamente, em curto prazo, teremos eliminado em torno de 75% (setenta e cinco) por cento da debandada Maçônica e / ou da admissão de pessoas que nada têm a ver com a Ordem em seus princípios, ou que vieram, apenas, matar a curiosidade.
Para isso, precisamos entender que para averiguarmos bem, não é necessário passarmos muito tempo com a sindicância em nossas mãos ou vigiarmos o suposto candidato, e sim aproximarmo-nos, conversarmos com o mesmo em família, em seu trabalho, buscando informações dos seus superiores, com seus amigos, vizinhos e possíveis inimigos, SPC, cartórios de protestos de letras, etc.
Aliás, para tudo isto prover eficácia, é preciso que tenha o seu padrinho feito uma pré- sindicância detalhando os seus vícios, virtudes, defeitos, generosidade, atividades (sombrio e embriagado, caso tome bebidas alcoólicas), personalidade (se arrogante, nervoso e irascível), do seu apego com valores materiais, da sua coerência e hostilidade etc.
Ainda aconselha-se que se faça um trabalho consciente, com responsabilidade, honestidade e, sobretudo com hombridade, deixando o julgamento para a LOJA.
Também precisamos fixar em nossas mentes que estamos buscando um “cidadão”, que após ser iniciado será nosso Irmão e de outros milhares espalhados pela superfície da Terra.
CONCLUSÃO
É importante que conheçamos atentamente os “candidatos” que ora propomos iniciar em nossa Ordem. Necessário é também que sejamos fortes e conscientes na decisão da escolha de um suposto profano, ainda mais, se um dentre esses for um parente ou amigo (bem próximo) e que em sua sã consciência de sindicante, reconheça que o escolhido, não satisfatoriamente, reenche os quesitos que a Ordem nos exige.
Então, decido aqui afirmar que se fugirmos aos parâmetros supra mencionado estaremos decidindo pelo lado emocional, deixando o fundamental. E, pondo certamente em risco a
Maçonaria Universal, sujeitando-se ainda, a trazer para o seu meio uma“OVELHA NEGRA”.
SÁBIA SUGESTÃO
O ideal seria buscarmos soluções na formação de Grupos de Irmãos, treinados para tais fins em cada LOJA. E conseqüentemente manter um ativo intercâmbio, promovendo reuniões, debates e seminários.
OBSERVAÇÃO:
SINDICÂNCIA, segundo o Dicionário Aurélio – significa:
– (1) - s.f. – inquérito, sindicação;
– (2) - Bras. A função do síndico, sindicato;
– (3) - Bras. O exercício dessa função; sindicato.
BIBLIOGRAFIA: Revistas Maçônicas “A TROLHA”.
ARLS ESTRELA DE DAVI II Nº 242
JURISDICIONADA A GLMMG
BELO HORIZONTE / MG
Revisor: Irmão Antônio Emílio Gonçalves
Autor: Irmão José Amâncio de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...